Como tirar cera de vela de roupa

Como tirar cera de vela de roupa

Não é incomum que uma gota de cera de vela derretida acabe em uma toalha de mesa ou roupa, por exemplo, após um jantar romântico à luz de velas ou depois de uma festa de aniversário. A cera esfria rapidamente e fica grudada no tecido, dificultando a remoção.

Pode ser que você perceba no momento em que a cera cai irremediavelmente ou que detecte sua presença depois de um tempo. Neste sentido, e como primeiro conselho, há que dizer que não é aconselhável tentar retirar a cera da roupa enquanto ainda está quente, primeiro porque pode queimar-se e segundo porque será sempre mais fácil livrar-se dela quando estiver fria e solidificada.

Com este ponto claro, se você quer saber como tirar cera de vela de roupa, continue lendo este artigo do umCOMO em que damos dicas e soluções práticas para conseguir isso facilmente.

1. Raspagem + máquina de lavar

Se você for lavar uma peça de roupa e vir aquele "pingo" de cera seca, é pouco provável que consiga removê-la colocando-a diretamente na máquina de lavar. Um dos métodos caseiros para remover a cera das roupas sem danificar o tecido, é seguir estes passos simples:

  1. Com uma espátula ou faca não muito afiada (por exemplo, uma faca de sobremesa) raspe suavemente sobre o tecido para tentar remover grande parte da cera presa. Faça sempre com movimentos de cima para baixo e superficialmente, sem penetrar fundo no tecido para não danificá-lo.
  2. Uma vez que grande parte da cera tenha sido removida, coloque algumas gotas de detergente na área, aquele que você usa para lavar a louça à mão.
  3. Com um pouco de água, embeba bem o tecido com o sabão líquido e deixe agir por alguns minutos.
  4. Enxague sem esfregar com água morna e proceda à lavagem na máquina de lavar.

2. Ferro de passar roupas

Além disso, o ferro de passar roupas pode ser uma excelente ferramenta quando você se pergunta como tirar vela de roupa:

  1. Raspe, como indicamos, para remover o máximo de cera possível.
  2. Aqueça o ferro em temperatura baixa - média e sem vapor.
  3. Na tábua de passar, coloque um guardanapo ou papel de cozinha levemente úmido, coloque o pano com a cera e cubra com outro guardanapo de papel.
  4. Passe o ferro sobre a área e você verá que o calor que ele libera faz com que os restos de cera se liquidifiquem e impregnem o papel, liberando a roupa da cera e da gordura que ela libera.
  5. Feito isso, lave normalmente.

3. Gelo ou freezer

Se você quer saber como tirar mancha de vela da roupa de forma rápida e fácil, este truque é o ideal para você. Agir rapidamente é importante para evitar que grude e deixe um anel de gordura difícil de remover.

Como dito antes, você não deve tocar na cera quente, mas se viu o que acabou de acontecer, espere a cera endurecer e, nesse momento, pegue um saco plástico com gelo e coloque-o sobre o tecido. Esse gesto acelerará o processo de solidificação, evitando que a cera penetre excessivamente nas fibras do tecido.

Após alguns minutos com o gelo aplicado, retire o saco e elimine a camada de cera com uma faca ou espátula. Você obterá o mesmo resultado se, em vez de aplicar gelo, deixar o tecido no freezer por alguns minutos.

4. Bicarbonato de sódio

Se você conseguiu tirar mancha de vela da roupa, mas um círculo de gordura permaneceu na roupa na forma de uma mancha "impossível", tente polvilhar algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio sobre ela. Deixe agir por pelo menos uma hora e depois sacuda a roupa. Além disso, passe uma escova macia sobre a área afetada para remover os restos de bicarbonato de sódio. Você verá que esse pó absorveu a gordura resistente.

Se foi útil para você, você pode se interessar por este outro artigo do umCOMO sobre Como limpar com bicarbonato de sódio.

5. Bicarbonato de sódio + água quente

Às vezes, remover a cera de vela da roupa sem colocar em risco o tecido em que ela caiu não é fácil. Se você já tentou raspar, mas a cera não sai, faça o seguinte:

  1. Ferva uma boa quantidade de água em um recipiente no qual você possa introduzir o tecido do qual deseja remover a cera.
  2. Adicione também duas ou três colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
  3. Quando a água estiver muito quente, insira o tecido com a cera (cuidado para não se queimar), espere um minuto e retire a roupa. Muito provavelmente, você terá conseguido remover a cera. (este truque não é adequado para roupas delicadas).

6. Álcool metílico

Se o que caiu na sua roupa for a cera de uma vela colorida, o problema é ainda mais complicado, pois você terá que retirar a cera sem que ela "perca a cor", ou seja, sem que sua coloração acabe alterando a cor da roupa.

O álcool metílico é muito útil quando se trata de tirar cera de vela de tecido colorido porque, uma vez removida a camada de cera, você pode aplicar algumas gotas sobre os restos que ficaram, deixar agir por alguns minutos, escovar suavemente e, imediatamente, enxaguar a roupa como um todo.

7. Secador de cabelo

Se você está se perguntando como tirar vela de roupa sem passar o ferro, mas aplicando calor, um secador de cabelo pode ser a solução para os restos de cera e a mancha que elas deixam na roupa. Se, por exemplo, caiu sobre uma blusa, ao detectá-lo, aja na hora.

  1. Raspe a cera da superfície.
  2. Coloque dois papéis absorventes na área da mancha, um para cada lado do tecido.
  3. Aplique diretamente o calor do secador por alguns minutos para que ele absorva a gordura.

Se você gostou deste artigo, recomendamos estes dois outros sobre Como tirar manchas de água sanitária das roupas e Como tirar manchas de roupas tingidas por outra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cera de vela de roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.