Como tirar cheiro de mofo do quarto

Como tirar cheiro de mofo do quarto

Após deixar um ambiente fechado por muito tempo, principalmente em épocas de muita umidade, é normal que quartos fiquem com um cheiro de mofo. Além do incômodo causado pelo odor, cheiro de mofo no quarto faz mal para a saúde e pode prejudicar principalmente pessoas com problemas respiratórios como asma e alergias.[1]Se você está com problemas e quer saber como tirar cheiro de mofo do quarto, te explicamos neste artigo do umCOMO!

Como tirar cheiro de mofo do quarto

Você deixou o ambiente fechado por muito tempo e precisa saber como tirar cheiro de mofo da parede? Não se preocupe pois há solução!

Como tirar cheiro de mofo do quarto com água sanitária

Para limpar ambientes, siga os passos abaixo:

  1. Em um balde, faça uma mistura de água e água sanitária numa mistura de 2 para 1;
  2. Com uma esponja ou borrifador, passe a mistura na parede e deixe agir por 30 minutos;
  3. Retorne e esfregue as paredes;
  4. Limpe a região utilizando apenas água;
  5. Com um pano seco e limpo, seque as paredes.

Se mesmo após o processo com água sanitária o mofo persistir, refaça-o.

Dica: a água sanitária pode ser prejudicial para a pele, além de irritar os olhos, sendo assim, utilize luvas e mantenha o ambiente aberto.

Leitura complementar: Como tirar cheiro de água sanitária das mãos

Caso o mofo esteja concentrado em uma parede ou local específico, confira para ter certeza de que não se trata de um problema de infiltração. Para limpar os móveis do quarto, veja abaixo como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa.

Como tirar cheiro de mofo das roupas

Por ficarem dentro do guarda-roupa ou de outros ambientes fechados, é muito comum que roupas acabem ficando com cheiro de mofo, principalmente aqueles casacos de inverno, que passam meses e meses guardados esperando o frio chegar. Ou seja, muitas vezes além de ter que tirar o cheiro de mofo do quarto, você também precisa fazer isso com as roupas.

Tirar cheiro de mofo das roupas com água e vinagre

Para higienizar as roupas e remover o cheiro de mofo, siga os seguintes passos:

  1. Coloque todas as roupas em um balde e o encha com água;
  2. Coloque um pouco de vinagre branco;
  3. Deixe que a mistura aja por 30 minutos;
  4. Lave a roupa normalmente utilizando sabão e amaciante.

Caso o cheiro continue muito forte e não saia após a secagem, será necessário repetir o processo utilizando vinagre.

Veja também: Como tirar mofo da máquina de lavar roupa.

Como tirar cheiro de mofo do colchão

Para tirar cheiro de mofo do quarto, assim como as roupas, por serem feito de tecido os colchões também podem adquirir mofo e serem prejudiciais para o uso, além de ficarem com um cheiro desagradável.

Como tirar cheiro de mofo com bicarbonato

Para tirar o cheiro de mofo de um colchão, siga os seguintes passos:

  1. Coloque o colchão para tomar um pouco de sol durante o pico de calor do caso (caso esteja fazendo sol);
  2. Polvilhe bicarbonato de sódio no colchão e deixe agir por 1 ou 2 dias, utilize uma quantidade razoável e esfregue;
  3. Com um aspirador de pó, remova o bicarbonato e coloque o colchão novamente para tomar sol.

Caso o colchão esteja muito prejudicado com mofo, será necessário jogá-lo fora pois não há soluções.

Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa

Assim como ambientes fechados, é muito comum que guarda-roupas fiquem com cheiro de mofo. Limpá-los é bem simples e ajudar a tirar o cheiro de mofo do quarto, basta um pouquinho de tempo e paciência.

Como tirar cheiro de mofo do armário com água e vinagre

Para limpar o armário e remover o cheiro de mofo, siga os seguintes passos:

  1. Remova todos os objetos de dentro do guarda-roupa, é necessário tê-lo livre para não deixar nenhum local sem a devida higienização;
  2. Caso não seja um guarda-roupa embutido, tire-o do local para higienizar também as costas do móvel;
  3. Em um balde, misture vinagre e água em proporção 1 para 1;
  4. Com um pano limpo, passe a msitura de vinagr em água em todo o guarda-roupas e deixe-o aberto até que seque completamente.

Mistura para tirar cheiro de tudo

Se você procura uma mistura para tirar cheiro de tudo, saiba que para tirar mofo de parede, vinagre também pode ser útil, além de removê-lo de tecidos e móveis. Para evitar mofo no futuro, é possível adquirir produtos anti-mofo em mercados ou então utilizar alternativas com materiais que absorvam água como é o caso do arroz.

Não se esqueça de checar acima como tirar cheiro de mofo de roupas, afinal, de pouco adianta limpar o móvel e guardas tecidos mofados em seu interior.

Veja mais em: Como tirar o cheiro de mofo dos armários.

Como evitar cheiro de mofo no quarto

Não adianta querer tirar o cheiro de mofo do quarto se isso vai continuar aparecendo, é importante saber como evitar o problema:

  • Resolva problemas de vazamento: os vazamentos de encanamento são um dos grandes causadores de mofo, afinal, é necessário um ambiente úmido para que se desenvolvam[2]e o acúmulo de água nas paredes pode não apenas possibilitar a criação de mofos como também apodrecer as paredes.
  • Mantenha os ambientes arejados: quarto fechado é o ambiente ideal para os mofos, caso vá viajar ou tenha um quarto de hóspedes que não costuma ser utilizado, lembre-se de sempre deixar as portas abertas. Caso for viajar por bastante tempo, deixe frestas abertas em portas ou janelas.
  • Não se esqueça da limpeza: manter os ambientes higienizados é ótimo não apenas para remover o cheiro de mofo mas também para evitar que o problema se repita. Use as dicas acima para manter a casa limpa.

Veja também: Como tirar mofo do banheiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cheiro de mofo do quarto, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências
  1. National Toxicology Program, Headquartered at the National Institute of Environmental Health Sciences NIH-HHS. Disponível em: https://www.niehs.nih.gov/health/materials/mold_508.pdf. Acesso em: 23/06/2019.
  2. Steps for Cleaning Mold, Michigan Department of Community Health. Disponível em: https://www.michigan.gov/documents/mdch/STEPS_FOR_CLEANING_MOLD_MDCH_312223_7.pdf. Acesso em: 23/06/2019.