Como tirar cheiro de móvel novo

Como tirar cheiro de móvel novo

Adquirir móveis novos é sempre bom para dar uma repaginada na casa, deixando os ambientes com uma aparência nova e fazendo com que a casa fique ainda mais a nossa cara com a presença de uma peça escolhida por nós. Apesar de ser um momento bastante legal, colocar uma peça nova de mobília em um ambiente pode trazer incômodo em razão do cheiro que peças que acabaram de sair da loja e das caixas podem ter, o que se acentua quando tratamos de móveis de madeira. O cheiro dos móveis novos vai saindo ao longo do tempo. Entretanto, não precisamos sofrer durante esse período e podemos simplesmente fazer uso de técnicas simples e baratas que irão remover o odor de nossas mesas, cadeiras, armários etc. Quer saber como tirar cheiro de móvel novo? Continue lendo este artigo do umCOMO.

Por que móveis novos têm cheiro?

Antes de aprendermos como tirar cheiro de móvel novo, é necessário que saibamos de onde vem o tal odor, assim, seremos capazes de identificá-lo e, então, conseguimos saber o que fazer para neutralizar o que nos incomoda. A verdade é que o odor de móveis dependerá do tipo de móvel, ou melhor, do material do qual é feito.

Se você comprou um móvel de madeira, o cheiro virá justamente da madeira, podendo também vir de algum produto especial para o material que é feito para deixar a madeira mais lisa e com brilho. Se for um móvel de MDF, o que se passa é que a laca, ou seja, camada envernizada que cobre o móvel, e que exala um odor bastante forte e químico.

Também é válido citar uma última possibilidade que envolve os móveis feitos com tecido. Caso você tenha adquirido um sofá, cadeira estofada ou qualquer outra peça que seja feita em tecido, é possível que o odor venha do material. Entretanto, ainda é possível que o tecido tenha passado bastante tempo em local fechado e por isso tenha adquirido um odor desagradável de mofo, como acontece com roupas que deixamos por meses e meses dentro de nossos armários e só tiramos quando chega o inverno, por exemplo.

Outro problema comum é que os móveis venham com cheiro de mofo por terem passado bastante tempo armazenados. Se você também estiver passando por isso, veja também como tirar o cheiro de mofo dos armários.

Se o seu móvel tiver sido adquirido em um antiquário, pode ser que ela também tenha cheiro de mofo por se tratar de uma peça antiga. Depois de descobrir como remover o mofo, pode ser que você queira dar uma repaginada nele. Descubra neste outro artigo como encerar um móvel antigo.

Agora que você já sabe o que causa o mau odor nos diferentes tipos de móveis, veja abaixo como tirar cheiro de móveis novos.

Como tirar cheiro de móvel de madeira

Comprou um móvel novo e quer saber como tirar cheiro de madeira fedida? Existem madeiras com os mais diversos aromas, podendo ir desde os adocicados até os balsâmicos e mais intensos[1], mas, seja como for, é bastante comum que sintamos incômodo quando estão fortemente presentes em nossas casas. Antes de tudo, pode relaxar, pois esse problema é mais comum do que você imagina e as formas de remover o odor forte dos móveis de madeira são diversas e bastante simples, podendo ser realizadas por vezes sem mesmo que seja necessário adquirir produtos.

A forma mais simples de remover esse tipo de cheiro é passar um pano úmido no móvel, em seu interior e exterior, contendo uma mistura de água, bicarbonato de sódio e vinagre. Após passar em todas as superfícies, deixe o móvel aberto (caso for um armário ou contiver gavetas) e esperar secar. Tome cuidado e garanta que o pano estará apenas umedecido, lembre-se de que se trata de um móvel de madeira e que o material não pode entrar em contato direto com água em abundância. Deixe secar por bastante tempo para evitar danificar o produto.

Como tirar cheiro de móvel de MDF

O MDF é um material muito utilizado para a fabricação de móveis. Ele é feito com um prensado de madeira coberto por uma resina sintética.[2] A composição do MDF é bastante vantajosa, pois permite que tenhamos algumas das possibilidades da madeira, como o uso parafusos na hora de montar móveis. Entretanto, também temos a impermeabilidade da resina a nosso favor, o que permite utilizar o material em ambientes mais úmidos.

Ainda que seja coberto por resina, o que calha na diminuição do cheiro da madeira no MDF, a própria resina também tem um odor próprio que pode ser bastante incômodo e por vezes até nos impedir de ficar no mesmo ambiente do móvel sem que o limpemos, mas como tirar cheiro forte de moveis novo feitos com MDF?

Para remover o odor dos móveis em MDF, você pode utilizar um pano com produtos de limpeza geral como é o caso do Veja. além disso, é uma opção utilizar álcool para a limpeza. Já que o MDF é impermeabilizado pela resina, você poderá utilizar maior quantidade, seja do produto, seja do álcool, do que na dica acima em relação aos móveis puramente de madeira. De qualquer forma, é sempre bom secá-lo ao final com um pano sem nenhum tipo de produto para evitar qualquer dano.

Agora que você já sabe como tirar cheiro de guarda-roupa novo, no caso dos feitos em MDF, veja também o que fazer em caso de móveis estofados.

Como tirar cheiro de móveis estofados

Assim como os móveis de madeira, os estofados também podem vir com um odor bastante desagradável, seja pelo material do qual é feito, seja pelo tempo que ficou guardado em estoque até chegar a sua casa. Para remover o cheiro de estofados, faça uma mistura com:

  • 250mL de água;
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato;
  • 1 colher (sopa) de amaciante;
  • 1/2 xícara de vinagre branco;
  • 1/2 xícara de álcool.

Coloque a mistura num borrifador, borrife no móvel e espere até que tenha secado. Evite colocar a mistura em grandes quantidades para evitar que entre nas profundezas do estofado e acabe dificultando a secagem.

Importante: ainda ajude a secar mais rápido, evite colocar o estofado no sol, pois os raios solares poderão fazer com que o tecido acabe manchado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cheiro de móvel novo, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências
  1. GONZAGA, A. L. Madeira: uso e conservação. Brasília: IPHAN/MONUMENTA, 2006. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/CadTec6_MadeiraUsoEConservacao.pdf. Acesso em: 26 de dezembro de 2020.
  2. ELEOTÉRIO, J. R. Propriedades físicas e mecânicas de painéis MDF de diferentes densidades e teores de resina. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência e tecnologia de Madeiras) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 122, 2000. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11149/tde-18102002-164850/publico/jackson.pdf. Acesso em: 26 de dezembro de 2020.