Como tirar cola quente de tecido

Como tirar cola quente de tecido

A cola quente é um produto muito útil para uma série de ocasiões, sendo o produto ideal para colar materiais como tecidos, plásticos, madeira e também um produto necessário para quem gosta de fazer artesanato. Apesar de muito útil, assim como toda cola, é preciso ter cuidado para não deixá-la cair em nossas roupas, pois a cola quente gruda para valer e pode acabar estragando tecidos, além de ser bastante perigosa em razão da sua temperatura, o que pode ocasionar em queimaduras na pele mesmo quando cai na roupa. Caso isso tenha acontecido e você esteja com medo de ter perdido uma peça de roupa, não se desespere por o umCOMO vai te ensinar a como tirar cola quente de tecido de forma simples e que poderá salvar a vestimenta.

Como tirar cola quente de tecido no freezer

Mais fácil do que se queimar com cola quente é deixar que ela grude na roupa, porém, com atenção e cuidado é possível evitar ambas as situações. No caso da roupa ficar manchada com o produto basta saber como tirar cola quente de tecido de uma forma simples que não danifique o mesmo. Mancha de cola quente é um problema mas algo que pode ser resolvido, existindo algumas formas de tirar cola quente de tecido.

  1. A primeira dica é esperar que a cola seque para então colocar a roupa ou outro tecido dentro do congelador;
  2. A peça deve permanecer dentro do local por uma hora, sendo que depois de retirar é possível remover a cola raspando com uma faca de mesa no tecido com cuidado;
  3. Para os resíduos menores que permanecerem na peça é possível usar uma escova de dentes. Não tente remover a cola se ela não estiver bem seca, caso contrário, grudará ainda mais na roupa.

Essa é uma boa dica de como tirar cola quente da roupa pois com a baixa temperatura a cola ficará dura e poderá ser mais facilmente removida. Se você quer saber como tirar cola quente de tecido tule essa pode ser uma dica ideal já que a cola fica entre os fios finos do tecido e uma técnica que usa alta temperatura não ajudará, entretanto, é necessário tomar cuidado extra quando tratamos de tules e outros tecidos delicados para evitar que o pano seja rasgado.

Imagem: fullhelp.ru

Como tirar cola quente de tecido com ferro de passar roupa

Como dito, existe mais de uma forma de remover cola quente da roupa, sendo uma delas remover cola quente de tecido com ferro.

  1. A dica eficaz de como tirar cola quente de tecido é usando um pedaço de pano de algodão limpo e branco e ferro de passar consiste em depositar o pano de algodão na tábua de passar e, por cima, a roupa com a cola grudada, sendo que essa parte deve ficar para baixo, encostada ao pano.
  2. Depois, é necessário pressionar o ferro sobre a mancha por 20 segundos. Isso pode ajudar a soltar a cola do tecido, sendo que o mais adequado é, após retirar o ferro de cima, com cuidado tirar a roupa de cima do pano.

Pode ser preciso repetir a operação mais de uma vez para que a cola se solte com sucesso. Além disso, não se esqueça de que é melhor não usar o vapor do ferro, o que pode prejudicar a remoção da mancha. Vale dizer que quanto mais cola cair no tecido mais difícil poderá ser de remover totalmente o produto.

Se você quer saber como tirar cola de silicone da roupa, essa dica também é ideal pois o algodão irá absorver a cola do tecido.

Para uma dica similar, veja como tirar chiclete da roupa com ferro.

Imagem: zoom.com.br

Como tirar cola quente de tecido fino com acetona

Outra dica de para tirar cola quente de tecido consiste em utilizar algodão e acetona:

  1. Para isso, você deverá umedecer um chumaço de algodão com o líquido, pressioná-lo contra a mancha de cola quente.
  2. O objetivo é que a acetona dissolva a cola quente e, dando certo, basta depois usar um pano para limpar a área do tecido da onde saiu a cola.
  3. Para esse procedimento obter sucesso pode ser preciso repetir os passos até que toda a cola saia da roupa.

⚠ Também vale fazer um teste para se certificar que a acetona não vai manchar o tecido, sendo um processo mais recomendado para tecidos claros e não tanto para os escuros, já que a acetona poderá estragar a tintura. Para saber se a acetona será compatível com a tinta do tecido, coloque um pouco de acetona no algodão e em um cantinho escondido e dê uma leve batidinha. Se não manchar e nem desbotar, é possível usar essa dica de para tirar cola quente de tecido.

Caso tenhas gostado dessas dicas de como tirar cola quente de tecido e caso um de seus artigos de couro também tenha sido atingidos pela cola, veja também como remover cola do couro e resolva seu problema.

Como tirar cola quente de tecido com secador

Outra maneira de tirar cola quente de roupa é utilizando o calor de um secador de cabelo.

  1. Para isso, ligue o secador em temperatura mínima e vá gradualmente amolecendo a cola, sendo que, caso você perceba que o calor não está sendo suficiente, é possível aumentar a temperatura.
  2. Assim que a cola quente começar amolecer, vá removendo vagarosamente com um cotonete ou algo outro objeto pequeno e delicado, tomando cuidado para não espalhar ainda mais a cola.

A técnica é recomendada para roupas grossas, sendo assim, evita utilizá-la caso queria saber como tirar cola quente de tecido de cetim, mas não tenha receio de usar o secador na hora de como tirar cola quente de tecido jeans. O problema de utilizar o secador em tecidos finos é que poderão ser prejudicados e queimados com o secador, enquanto tecidos grossos são mais resistentes.

Se você quer saber como tirar cola de silicone de tecido, essa dica também poderá ser útil pois a cola de silicone também amolece em contato com o calor.

Outras dicas importantes

  • Não lave a roupa antes de remover a cola. O esfregar do tecido que ocorre quando lavamos roupa poderá fazer com que a cola grude ainda mais em sua roupa e tornará o processo de remoção ainda mais difícil, principalmente se você usa água quente para realizar suas lavagens.
  • Tente remover a cola o quanto antes, preferencialmente antes da cola secar. Quando a cola ainda está quente, está maleável e irá entrar cada vez mais entre as fibras do tecido, por isso, o ideal é que tentemos removê-la assim que o tecido foi atingido, tornando assim o processo de remoção mais fácil.
  • Cuidado para não espalhar a cola, o que é muito comum de ocorrer quanto tentamos remover colas e tintas de roupas. Na hora da remoção, faça movimentos no sentido internos da mancha e não para fora, evitando que novas áreas sejam atingidas.
  • Olhe a etiqueta da roupa, afinal, existem tecidos que não podem entrar em contato com o calor, o que te impedirá de utilizar a técnica com o secador de cabelo, por exemplo. As etiquetas nas roupas são bastantes úteis não apenas por isso mas de forma geral quanto lavamos a peça, nos indicando suas restrições e como deverão ser tratadas.

Além das dicas de como remover cola quente de roupa, também é válido dizer que, ao mexer com materiais que podem manchar tecidos, o ideal é que utilizemos roupas velhas que não nos causarão preocupação caso seja prejudicadas. Sendo assim, se for ter um dia de artesanato no qual mexerá com colas e tintas, separe uma roupa velha ou um pijama e mãos à obra!

Leia também: Como tirar cola de roupa

Já quer dar um trato na peça inteira? Sugerimos essas dicas de como tirar mancha de desodorante da roupa:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cola quente de tecido, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.