Como tirar durepoxi das mãos

Como tirar durepoxi das mãos

Durepoxi é um tipo de massa epoxi usada para soldar, fixar, vedar e reparar superfícies porosas, lisas ou irregulares. Funciona com vários materiais, podendo ser usado com ferro, madeira, gesso, pedra, azulejo, vidro, metais e ainda alguns tipos de plástico. Dado o seu sucesso, muitas pessoas estão usando durepoxi para fazer esculturas bonitas e elaboradas. Esse material extremamente moldável pode ser trabalhado debaixo de água sem colar. Quando seca, o adesivo bicomponente solidifica e se torna resistente à água. O durepoxi está fazendo o maior sucesso como massa de reparação ou escultura, mas muitas pessoas possuem dúvidas quanto ao seu manuseamento. Embora seja fácil remover durepoxi das mãos enquanto a massa está fresca, depois se secar essa tarefa pode ficar bem complicada. Se é tarde demais e você já tem suas mãos cheias desse produto, o umComo dá uma ajuda e explica como tirar durepoxi das mãos.

Passos a seguir:
1

Antes de explicar como tirar durepoxi das mãos, recomendo que você verifique se está usando a massa de forma correta.

A massa deve ser moldada com as mãos úmidas, o que facilita todo o processo pois fica bem pegajosa. É nesse momento que deve dar o formato que pretende para reparar ou vedar algo, ou até esculpir qualquer formato.

Dica: Confira como usar durepoxi sem errar, acessando esse artigo informativo.

2

Se você reparou, vedou, fixou ou esculpiu qualquer coisa com durepoxi, é provável que tenha ficado com um pouco da massa nas suas mãos.

Assim que acabe de trabalhar com o produto, é essencial lavar as mãos com álcool e remover qualquer resíduo de durepoxi com papel. Contudo, essa dica apenas é válida caso o durepoxi ainda esteja fresco, ou seja, caso ainda não tenha chegado à fase de solidificação.

A massa demora cerca de três horas a secar, mas essa regra é válida apenas para objetos. Podendo ser mais rápido no caso da pele, recomendamos que limpe suas mãos assim que terminar de manipular o produto.

3

Caso seja demasiado tarde para remover durepoxi fresco e o produto já tenha solidificado, não entre em pânico. O composto químico não prejudica a saúde, sendo inerte e não apresentando qualquer tipo de reação depois de secar.

O único problema dessa situação é o desconforto e a estética de ter essa espécie de cimento químico nas suas mãos.

4

Para tirar durepoxi das mãos depois de seco, use água e sabonete e esfregue bem. Esfregar com uma escovinha pode ajudar a remover os resíduos da massa.

5

Se o passo anterior não funcionar, a dica é usar matérias gordurosas que ajudam a remover durepoxi da sua pele. Um creme bem gorduroso, óleo de fritura e até azeite de oliva podem ajudar a eliminar qualquer resto de massa da sua pele.

Desse modo, passe a gordura quantas vezes forem necessárias e continue esfregando com uma escovinha.

6

Caso o durepoxi continue grudado em suas mãos após essas técnicas, pode demorar alguns dias para sair. A sua pele produz uma gordura natural que permite que solte o produto, mas recomendamos que continue lavando as mãos e passando gordura se pretende acelerar o processo.

7

Depois de tirar durepoxi da pele, recomendamos que tenha alguns cuidados redobrados com a pele da mãos. O processo de escovagem pode deixar suas mãos ressecadas ou irritadas, pelo que você deve apostar em uma hidratação da pele afetada. Acesse esse artigo para saber como hidratar as mãos secas.

Caso você conheça outras formas de tirar durepoxi das mãos, partilhe suas sugestões nos comentários e ajude a completar esse artigo.

8

Agora que já sabe como tirar durepoxi das mãos, acesse outros artigos que podem ser do seu interesse:

Como fazer sugru caseiro

Como secar uma escultura de argila

Como fazer cola com arroz

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar durepoxi das mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.