Como tirar estampa de camiseta

Como tirar estampa de camiseta

Blusas estampadas são ótimas opções de roupas estilosas e confortáveis para usar no dia a dia. Apesar disso, muitas pessoas podem acabar enjoando da estampa de uma camiseta com o passar do tempo. Sabe aquela blusa com estampa de super-herói que você sempre gostou de usar, mas que, de repente, não combina mais com seu estilo? Ou uma blusa que foi tão usada que acabou ficando com a estampa desbotada e gasta?

Se você quiser revitalizar a peça para não ter que jogá-la fora, saiba que existem algumas formas de fazer isso. Mas então, como tirar estampa de camiseta sem danificar o material? Neste artigo do umCOMO te mostramos algumas dicas para retirar a estampa e o passo a passo de como fazer isso do jeito certo. Continue lendo para descobrir!

Como tirar estampa de camiseta: o que considerar antes de tentar

Antes mesmo de entender as formas de tirar estampa de camiseta, é muito importante levar em consideração alguns fatores. Existem vários métodos que você pode utilizar para remover estampa de camiseta, mas aquele que você vai escolher depende do tipo de tecido da camisa, o tamanho da estampa que você quer limpar e quanto tempo você está disposto(a) a gastar nesse processo.

Um conselho geral antes de seguir o passo a passo abaixo é sempre colocar a segurança em primeiro lugar na hora de remover uma estampa. Como várias técnicas descritas a seguir envolvem o uso de produtos químicos, a dica é sempre usar luvas e máscaras ao manusear os produtos.

Além disso, abra uma janela para ventilar o ambiente e deixar o cheiro forte se dissipar e proteja a mesa ou superfície que você vai usar para apoiar a camiseta com uma camada de plástico-filme para evitar danos. Ao usar solventes, leia sempre as instruções do fabricante e deixe-os fora do alcance de crianças ou animais de estimação.

Como tirar estampa de camiseta com solvente

Uma das respostas mais populares à pergunta "como tirar estampa de camiseta" é um produto simples e barato que muita gente tem em casa: acetona! Usada para retirar esmalte das unhas, a acetona é um composto químico orgânico que pode ser encontrado com facilidade em farmácias e lojas de produtos de beleza. Outro solvente que pode ser usado no lugar da acetona é o álcool isopropílico, outro item que você com certeza deve ter em casa.

Esse método é de longe um dos mais efetivos quando o assunto é retirar estampas. Por isso, confira a seguir o passo a passo.

Passo 1

Em primeiro lugar, verifique a etiqueta da camiseta para saber de que tipo de tecido ela é feita. Se o tecido é principalmente algodão ou até 50% poliéster, esse é um método seguro para experimentar. Não use acetona ou outro solvente se a roupa for feita de seda ou lã.

Passo 2

Teste despejar um pouco de solvente em uma área pequena da camiseta para verificar se o químico danifica o tecido ou deixa sua cor desbotada. Uma ou duas gotas são suficientes. Se nada disso acontecer, então você pode prosseguir para o próximo passo.

Passo 3

Vire a camiseta do avesso e estenda a roupa sobre uma superfície lisa, de forma que a parte de trás da estampa esteja na sua frente.

Passo 4

Despeje o solvente na parte da camiseta em que está a estampa. Aqui, a dica é pingar uma quantidade suficiente de produto que cubra toda a extensão da estampa. Você pode tentar esticar a blusa para que o solvente espalhe melhor, mas tenha cuidado para não esticar tanto a ponto de distorcer ou danificar o tecido.

Passo 5

Vire a camiseta de volta para o lado correto e tente tirar a estampa com uma faca ou com as unhas. Se não quiser ter contato direto com o solvente, use luvas de proteção nesta etapa.

Passo 6

Repita o processo até que consiga tirar toda a estampa da camiseta. Tente tirar a maior parte com a faca ou os dedos, mas se for necessário reaplique o solvente para que a estampa descole com mais facilidade.

Passo 7

Lave a camiseta normalmente para retirar o excesso de solvente e resíduos de tinta. Pronto! A roupa estará limpa, cheirosa e pronta para uso.

Também pode lhe interessar: Como retirar chiclete da roupa com acetona

Como tirar estampa de camiseta com ferro de passar

Outro método eficaz para remover estampa de camiseta é usar o ferro de passar roupa. Para esse método, além do próprio ferro, você também vai precisar de: toalha de banho, tábua de passar, pano e faca. Confira o passo a passo a seguir.

Passo 1

Posicione a camiseta em uma superfície plana, como uma tábua de passar roupa. Lembre-se que esse método funciona melhor para roupas que foram estampadas através de processos que envolvem calor.

Passo 2

Coloque uma toalha seca por dentro da camiseta, embaixo da estampa que você quer retirar. Dobre a toalha quantas vezes forem necessárias para que ela caiba por inteiro dentro da camisa. Essa etapa é necessária porque a toalha vai proteger o outro lado da blusa do calor do ferro de passar.

Passo 3

Molhe um pano limpo com água gelada, torça-o para tirar o excesso de água e coloque-o em cima da estampa. Esse pano cria uma camada de proteção extra entre o ferro e a estampa, evitando que a estampa derreta e grude na chapa do ferro.

Passo 4

Coloque o ferro quente em cima do pano molhado e passe o ferro contra o pano na altura em que está a estampa. Faça uma pressão com o ferro sobre a toalha para garantir que o calor chegue até a estampa.

Passo 5

Remova o ferro assim que o tecido embaixo da chapa estiver seco. Quando você não ouvir mais o som da água borbulhando, é porque o tecido está seco. Levante o ferro nesse momento, já que usá-lo por tempo demais pode acabar queimando a roupa.

Passo 6

Com a ajuda de uma faca, comece a soltar a estampa, que estará mais mole e fácil de retirar por causa do calor do ferro. Depois, use seus dedos para descascar o restante dos resíduos da estampa, tomando cuidado para não danificar o tecido.

Passo 7

Repita o passo a passo acima até que toda a estampa desgrude da camiseta e chegue ao resultado que você quer.

Como tirar estampa de camiseta de poliéster

Se você quer tirar estampa de uma camiseta cuja composição seja de mais de 50% poliéster, é preciso usar um método diferente daqueles que já descrevemos anteriormente. Isso porque tipo de tecido é sintético e reage de forma diferente aos solventes e ao calor, já que é feito principalmente de plástico.

Por isso, nesse caso a dica é lavar a peça com água quente e depois pingar gotas de detergente enquanto ela ainda estiver úmida. Em seguida, use uma esponja de lavar louças ou uma escova para esfregar a estampa e tentar retirá-la.

Dicas finais para remover estampa de camiseta

Seguindo algum dos métodos acima, é muito provável que você consiga tirar a estampa da camiseta. Mas se por acaso algum deles não funcionar, você pode procurar um profissional para fazer o procedimento no seu lugar. Nesse caso, vale avaliar o quanto você quer ou precisa remover a estampa, já que esse serviço pode não ser barato.

Além disso, antes de tentar algum dos métodos, verifique você tem tudo que precisa em mãos, já que o custo de comprar algum produto pode ser equivalente - ou mesmo mais caro - do que simplesmente comprar uma camiseta nova.

Se você gostou do nosso artigo sobre como tirar estampa de camiseta, leia também Como customizar camisetas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar estampa de camiseta, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Bibliografia
  • SILVER BOBBIN. How to remove screen printing from clothes. Disponível em: <https://silverbobbin.com/how-to-remove-screen-printing> Acesso em: 23 de janeiro de 2022.
  • WIKI HOW. How to remove prints from clothes. Disponível em: <https://www.wikihow.com/Remove-Prints-from-Clothes> Acesso em: 23 de janeiro de 2022.
  • PRINT TO PEER. How to remove screen printing from a shirt easily. Disponível em: <https://www.printtopeer.com/how-to-remove-screen-printing-from-a-shirt/> Acesso em: 23 de janeiro 2022.