Como tirar ferrugem de metal

Como tirar ferrugem de metal

O metal é um dos materiais mais usados para a fabricação de ferramentas e peças básicas nos setores de automotivo e de faça-você-mesmo. Trata-se de um composto muito presente e com o qual se trabalha habitualmente na sociedade, além de que em casa temos muitos objetos feitos de metal. Apesar de sua resistência, o metal pode se deteriorar de diferentes formas, entre elas pela ferrugem, que é causada pelo próprio passar do tempo. O ideal é manter em bom estado todas as suas peças de metal, mas às vezes a ferrugem é inevitável. Caso isso esteja acontecendo com você, fique tranquilo(a) porque a situação é reversível. É possível reverter a deterioração do material e continuar usando as ferramentas e outros objetos metálicos que tenham sofrido os efeitos do enferrujamento.

Se você quer saber como tirar ferrugem de metal, quais são os produtos mais eficazes e os métodos para conseguir obter esse resultado, continue lendo este artigo do umCOMO!

Como tirar ferrugem de metal com vinagre

O vinagre de maçã é um produto que, se utilizado corretamente, elimina a ferrugem do metal. Seu componente ácido age e acaba com as partes enferrujadas nas ferramentas metálicas. Nesse sentido, o vinagre branco também pode ser utilizado, já que também possui a acidez necessária para remover a ferrugem. Siga esse simples passo a passo para descobrir como tirar ferrugem de metal com vinagre:

  1. Despeje em um recipiente o vinagre de maçã ou o branco.
  2. Coloque a peça enferrujada no recipiente.
  3. Deixe o vinagre atuando na peça durante uma noite.
  4. Na manhã seguinte, esfregue com uma esponja ou com uma escova as partes enferrujadas da peça.
  5. Se a peça permanecer enferrujada, deixe de molho no vinagre novamente, mas dessa vez por duas noites consecutivas.
  6. Esfregue novamente com uma esponja para garantir a eliminação total da ferrugem.

Saiba mais sobre Como limpar com vinagre lendo este outro artigo do umCOMO.

Como tirar ferrugem de metal com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um produto natural e eficaz para remover a ferrugem do metal. Além de ser um produto natural, um bônus é que o bicarbonato é seguro para a saúde e pode ser adquirido por um baixo preço. Para descobrir como tirar ferrugem de metal com bicarbonato, umCOMO recomenda que você siga este passo a passo:

  1. Coloque um pouco de bicarbonato em um recipiente e o umedeça com água.
  2. Aplique o bicarbonato nas peças de metal enferrujadas.
  3. Com a ajuda de uma escova ou esponja, esfregue a peça com cuidado para não causar dano.
  4. Enxague a peça com água para remover o bicarbonato e os resquícios de ferrugem.

Nós do umCOMO recomendamos a leitura do artigo Como limpar com bicarbonato para conhecer melhor as propriedades dessa substância.

Como tirar ferrugem de metal com papel alumínio

O papel alumínio é um recurso caseiro que pode ser útil para tirar ferrugem de um metal. Com esse material em mãos, você poderá conseguir seu objetivo quase instantaneamente. Para conhecer detalhadamente como tirar ferrugem de metal com papel alumínio, siga esses simples passos:

  1. Corte o papel alumínio em pedaços pequenos (aproximadamente 3cm²);
  2. Submerja os pedaços em água;
  3. Remova os pedaços de papel alumínio da água e esfregue-os sobre as peças de metal enferrujadas;
  4. Vá trocando de pedaços de papel a medida que for necessário.

Você poderá notar desde o primeiro instante como a ferrugem começa a desaparecer e o metal vai recuperando seu brilho natural.

Como tirar ferrugem de metal com limão

Entre os métodos úteis sobre como tirar ferrugem de metal, é importante que você conheça também o efeito do suco de limão contra a ferrugem. A acidez do suco é um produto excelente para alcançar o objetivo em questão, além de outras finalidades, como a eliminação de manchas nas roupas. No umCOMO recomendamos este breve passo a passo para saber como tirar ferrugem de metal com limão:

  1. Coloque a peça enferrujada em um recipiente grande;
  2. Ponha sal na parte enferrujada;
  3. Despeje suco de limão sobre a peça;
  4. Esfregue a ferramenta com uma esponja até que a ferrugem seja completamente removida. Você pode ir adicionando mais limão e mais sal a medida que achar necessário.

Neste outro post do umCOMO você pode saber mais sobre Como limpar com limão.

Como tirar ferrugem de metal com Coca-Cola

Os refrigerante, sobretudo os de cola, são de grande ajuda para tirar ferrugem de metal. Junto com um papel lixa, você conseguirá eliminar toda a parte enferrujada de qualquer peça metálica. Esses são os passos sobre como tirar ferrugem de metal com Coca-Cola:

  1. Molhe a peça de metal com o refrigerante de cola;
  2. Deixe agir por entre 2 a 5 minutos;
  3. Esfregue a peça com o papel lixa durante o tempo que considerar necessário, até que tenha saído toda a ferrugem. Dessa maneira, você conseguirá voltar para o estado original da peça.

Outra possibilidade é deixar a peça submersa no refrigerante durante vários minutos ou até horas, a depender do tamanho da peça e da quantidade de ferrugem.

Como tirar ferrugem de metal com eletricidade

A eletricidade é o último dos métodos que nós do umCOMO recomendamos e que também é importante na hora de saber como tirar ferrugem de metal. Dado ao fato de ser um processo complexo, é de especial relevância que você cumpra os seguintes passos e os faça sempre em um ambiente seguro e longe de crianças - não deixe que elas participem!

  1. Para elaborar uma solução eletrolítica, encha de água quente um recipiente de plástico e para cada 4 litros de água, adicione uma colherada de bicarbonato;
  2. Misture o bicarbonato na água até dissolvê-lo;
  3. Use um pedaço de aço como metal de sacrifício, isso é, para que a ferrugem da peça que você deseja limpar saia dela e vá para o aço;
  4. Conecte a parte não-enferrujada da peça de metal com o polo negativo de uma bateria (como a de carros, por exemplo);
  5. Coloque a parte enferrujada dentro da solução de água e bicarbonato, tomando cuidado para não molhar o cabo da bateria;
  6. Conecte a peça de aço no polo positivo do carregador da bateria;
  7. Desconecte e volte a ligar o carregador da bateria para iniciar o processo. Nesse ponto a eletrólise começará a atuar sobre a ferrugem, durante um intervalo que vai de 12 a 20 horas;
  8. Passado esse tempo, você poderá desconectar o carregador da bateria e dos polos de cada objeto. Verifique se a ferrugem da sua peça de metal passou para a peça de aço;
  9. Lave com uma esponja ou uma escova de dentes a peça de metal para eliminar os restos de sujeira que estejam sua superfície.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar ferrugem de metal, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.