Como tirar graxa da roupa

Como tirar graxa da roupa

Ninguém gosta de roupa manchada e, para piorar a situação, algumas marcas parecem mais difíceis de sair, embora sempre haja uma solução caseira para resolver o problema, inclusive, para quem prefere evitar os tira-manchas industrializados. A mancha de graxa é uma das mais temidas. No entanto, mesmo para ela existem dicas e se você quer saber como tirar graxa da roupa, veja o que o umCOMO tem para dizer a respeito do assunto.

Passos a seguir:
1

Todas as manchas de gordura, como é o caso da graxa, costumam ser mais difíceis de remover. Por outro lado, são bem comuns, ainda mais quando se troca um pneu ou óleo da moto, por exemplo, entre outras situações. Mas é possível evitar que a roupa fique marcada após entrar em contato com o produto. Para tanto, a primeira dica para tirar graxa da roupa é removendo o excesso, o que pode ser feito com um pedaço de papel toalha ou outro papel mais absorvente, como papel higiênico macio, que deve ser pressionado no local onde a substância na roupa se encontra.

2

Essa atitude não só vai tirar o excesso como também evitar que a mancha se expanda pelo tecido. Depois de pressionar várias vezes até que não saia mais nada, o passo seguinte consiste em colocar sobre a mancha amido de milho ou talco ou mesmo um pouco de álcool. O produto escolhido deve permanecer no tecido por 30 minutos. Enquanto isso é necessário colocar um pouco de água para esquentar, já que o próximo passo é enxaguar a peça manchada com a água quente.

3

Após o enxague, é possível aplicar sobre o local manchado um pouco de sabão líquido concentrado ou detergente neutro e deixar agir no tecido por mais 10 minutos. Depois desse tempo, vale a pena esfregar com delicadeza a região com a mancha e enxaguar mais uma vez. O procedimento pode ser repetido para remover por completo a marca de graxa da roupa. Essa dica funciona para quando a mancha ainda estiver fresca. Em roupas claras o procedimento pode ser mais trabalhoso.

4

Mesmo quando a mancha estiver seca é possível removê-la. No entanto, é preciso agir de forma diferente, sendo o primeiro passo colocar um pouco de margarina ou manteiga em cima do local manchado. Em seguida, é preciso esfregar a mancha com uma escova de dentes, que pode ser velha, mas deve estar limpa. A ideia com essa dica é que a gordura existente no alimento se una à graxa da mancha, umedecendo-a e, assim, tornando possível a sua remoção. Por isso, os próximos passos podem ser os mesmos da dica anterior. Ou seja, enxaguar a roupa com água quente, aplicar amido e, por fim, detergente neutro de louça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar graxa da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.