Como tirar mancha de maionese da roupa

Como tirar mancha de maionese da roupa

Devorar um sanduíche ou uma salada com maionese pode ser delicioso, o que não é nada prazeroso é ter a roupa suja pelo condimento. Como os principais ingredientes que a compõe são ovo e óleo, esse tipo de mancha com gordura é bem feio e pode assustar. Algumas das dicas para remover mancha de maionese da roupa são as mesmas que para tirar mancha de óleo da roupa ou manteiga. Na pressa, se você já sabe tirar mancha de óleo, aquelas técnicas devem funcionar. Mas existem alguns truquezinhos exclusivos para acabar com a sujeira de maionese.

Portanto, não precisa se preocupar. Com as dicas do umCOMO você vai aprender como tirar mancha de maionese da roupa.

Passos a seguir:
1

Antes de tudo, é bom saber que quanto antes a mancha for removida, menos trabalhoso será o processo para tirar mancha de maionese da roupa. Se você não tem como limpar a mancha na hora, tirar o excesso já ajuda. Com o auxílio de um papel toalha, pano limpo ou esponja limpa, absorva o excesso da sujeira.

2

Já nesse pré-procedimento é importante tomar cuidado para não transferir a mancha de maionese para outras partes do tecido. Assim como quando estiver lavando, proteja o avesso com alguma superfície para que a sujeira não manche outras partes da roupa.

3

As manchas secas também têm um um pré-procedimento que pode ajudar bastante na hora de tirar a mancha de maionese da roupa. Utilize uma colher de plástico, espátula ou raspadeira para remover o excesso. Apenas passe sobre a mancha de forma suave.

4

Seja nos pré-procedimentos, ou enquanto remove as manchas, lembre-se sempre de fazer os movimentos de fora para dentro. Assim você evita que a mancha se espalhe ou fique maior.

5

Em manchas recentes aplique talco sobre a sujeira, deixe agir por alguns minutos e então retire o talco. Lave normalmente.

Se a mancha de maionese não tiver saído por completo assim, repita a operação.

6

No caso de uma mancha de maionese na gola da roupa experimente preparar uma solução que leva uma proporção de uma colher (sopa) de amoníaco para um copo de água. Aplique a solução sobre a mancha com o auxílio de um pano e esfregue até a mancha sair.

Quando tiver certeza de que conseguiu tirar a mancha de maionese por completo, lave a roupa normalmente.

7

Para tecidos delicados, como seda, por exemplo, experimente esfregar com álcool e depois enxaguar normalmente.

8

Em manchas secas, sabonete branco (sim,tem que ser branco) pode resolver o problema. Basta esfregar o sabonete sobre a área manchada até cobrir a sujeira pelo branco do sabonete. Esfregue mais um pouco e enxague com água fria.

Se a mancha não saiu completamente, repita o processo.

Imagem: bodystore.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de maionese da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Utilize luvas para manipular o amoníaco.
  • Antes de aplicar as misturas nas manchas, faça um teste em uma parte mais pequena e escondida da roupa para que possa ver como esse tipo de tecido reage à mistura. Isso pode evitar manchas piores que podem surgir ao utilizar certos produtos e tecidos.
  • Nunca lave a roupa com água quente ou passe a ferro se você não tem certeza que as manchas saíram por completo, isso pode fazer com que elas impregnem de forma permanente no tecido.