Como tirar mancha de Nescau da roupa

Como tirar mancha de Nescau da roupa
Imagem: mixvale.com.br

Uma das manchas mais comuns do dia-a-dia é mancha de Nescau, ou achocolatado. É aquele tipo de mancha que costuma acontecer quando estamos com pressa ou sonolentos demais e uma das sujeiras mais comuns em pijamas, uniformes e roupas de crianças.

A mistura de leite e chocolate pode parecer muito simples, mas a mancha que ela faz nas roupas não tão simples assim. Sua composição lembra muito a da mancha de chocolate, que exige alguns cuidados especiais.

Mas, como tudo nessa vida, mancha de achocolatado também tem solução. Se você quer saber como tirar mancha de Nescau da roupa é só prestar atenção nas dicas que o umCOMO reuniu.

Passos a seguir:
1

Como acontece na maioria dos casos, se você viu a mancha acontecer o melhor a se fazer é tentar removê-la o quanto antes. No caso de você saber que não vai dar tempo na hora, utilize um papel toalha ou uma esponja limpa para absorver o excesso do leite com chocolate.

2

Um cuidado simples que pode evitar que essa mancha de Nescau se torne permanente é não lavar a roupa normalmente quando ela está manchada. A água quente pode fazer com que a sujeira penetre no tecido e então fique impossível de sair. Portanto, sempre remova a mancha de Nescau antes de colocar a roupa para lavar normalmente.

3

Manchas de Nescau recentes podem ser removidas com sal e água morna. Para que essa técnica funcione você deve entrar em ação assim que a mancha ocorreu. Primeiramente, esfregue a sujeira de chocolate com água morna.

É bem provável que ela não saia por completo nessa tentativa, então, na segunda vez, repita o procedimento mas ao esfregar com água morna acrescente sal também. Depois lave normalmente.

4

A maneira mais comum para tentar tirar mancha de Nescau da roupa é com o uso de detergente de louças. Pense: se o produto remove a sujeira de leite com chocolate dos copos e taças, também deve limpar as roupas.

O procedimento consiste em primeiramente umedecer a região da mancha com água fria e então pingar algumas gostas de detergente (preferencialmente transparente ou branco) sobre a área afetada.

5

Esfregue a mancha com os dedos até que a mancha desapareça. Quando você tiver certeza de que a mancha não está mais lá, lave a roupa normalmente.

6

Outra solução caseira é com a aplicação de vinagre branco. Essa técnica é indicada para ser utilizada no caso de a mancha não sair completamente com detergente, como sugeria a tentativa anterior.

Pingue algumas gotas de vinagre branco sobre a mancha de Nescau. Encharque um pano com o mesmo vinagre branco e esfregue sobre a mancha com cuidado para não estragar o tecido.

Enxague normalmente.

7

O bicarbonato de sódio é um dos elementos coringas que ajudam na remoção de diferentes tipos de mancha. Ele também pode ser útil para tirar mancha de Nescau da roupa.

Comece deixando a roupa manchada de molho em água fria com bicarbonato por algumas horas em um recipiente separado de outras roupas.

8

Então retire o tecido da água e faça o procedimento do detergente (item 4). Enquanto esfrega a mancha, eventualmente mergulhe a roupa sobre a mistura de água e bicarbonato. Se sentir necessidade, utilize uma escova de dentes para esfregar a mancha.

Enxague e lave a roupa normalmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de Nescau da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Em qualquer um dos procedimentos escolhidos, proteja o outro lado do tecido com um pano ou alguma superfície para que a mancha não se transfira para outras áreas da roupa.
  • Só lave com água quente ou use secadora depois que tiver certeza que a mancha saiu, isso evita que ela impregne no tecido com o calor das altas temperaturas.
  • Faça os movimentos de esfregar sempre no sentido para dentro para não deixar a mancha ainda maior.