Como tirar mancha de óleo da roupa

Como tirar mancha de óleo da roupa

Cozinhar é uma arte, se sujar faz parte. Na hora de fritar ou cozinhar algum alimento as manchas de óleo podem surgir dos respingos da panela. Elas são comuns para todos: tanto para cozinheiros experientes quanto para os iniciantes.

O avental ajuda a proteger as roupas nessa hora, mas ele também precisar ser lavado. Certo? Seja na sua roupa preferida ou no avental, mancha de óleo tem solução sim. Se ligue no passo a passo do umCOMO e você vai aprender como tirar mancha de óleo da roupa.

Passos a seguir:
1

Quanto antes a mancha for removida, mais fácil será o processo. Se você viu ela acontecendo, busque o papel toalha, um pano limpo ou uma esponja e pressione sobre a mancha assim que possível. Assim o óleo não penetra tão a fundo no tecido.

2

Ainda vale friccionar uma faca de mesa ou colher sobre a mancha de óleo da roupa para remover o excesso de gordura. Isso também evita a penetração.

3

Enquanto a mancha é recente, se você não está no meio de um jantar ou tem compromisso logo em seguida já aproveite e aplique sabão em pó e um pouco de água sobre a sujeira. Esfregue e depois enxague com água quente.

Mesmo que a mancha de óleo da roupa não saia nesse procedimento, isso te poupará esforço no futuro.

4

Aplique talco, farinha de trigo ou sal sobre a mancha de óleo e deixe agir entre 5 e 10 minutos. Esse processo não remove as manchas de óleo da roupa, mas também ajuda na absorção da gordura.

Dica: evite o sal em tecidos muito delicados.

5

Com o auxílio de um paninho, escova de dentes ou papel toalha, remova o sal, talco ou farinha sobre a mancha.

6

Repita novamente o processo do passo 3. Esfregue com sabão em pó a roupa dos dois lados e então coloque para lavar normalmente.

7

Outra opção para remover mancha de óleo da roupa é com detergente de louça. Você pode seguir as instruções normalmente até o passo 4 e então aplicar uma pequena quantia de detergente (de preferência transparente) e água sobre a gordura. Esfregue ambos os lados com movimentos circulares, você pode utilizar um escova de dente como auxílio.

8

Enxague com uma mistura de uma parte de vinagre para duas de água, lave normalmente.

9

Mas se você prefere outra alternativa ao invés das anteriores, pode optar por tirar a mancha de óleo da roupa com alvejante e água quente. Aplique alvejante tipo Vanish, líquido ou pó, sobre a área manchada que deve estar levemente molhada e esfregue.

10

Deixe o removedor agir por alguns minutos e então, com cuidado, despeje água fervente sobre a roupa com foco nas manchas. Para evitar que a água quente respingue em você, ao fazer isso deixe a roupa sobre uma bacia, tanque ou pia.

Lave então normalmente a roupa.

11

No caso de você não ter visto a mancha assim que ela aconteceu e ter lavado a roupa normalmente, ela deve continuar lá. Para remover mancha de óleo da roupa já lavada você pode preparar uma mistura com meia parte de lustra-móveis (de preferência branco) e a outra metade de detergente (incolor ou branco).

Imagem: rionoticias.com.br
12

Aplique a solução sobre as manchas e deixe reagir por entre 30 e 40 minutos.

Imagem: donaperfeitinha.com
13

Enxague com água e aproveite para esfregar a área das manchas.

14

Independente do procedimento escolhido para tirar a mancha de óleo da roupa é recomendado que você não use secadora e ferro quente para finalizar. Isso pode fazer com que manchas que eventualmente não tenham saído por completo infiltrem no tecido e fiquem mais complicadas de serem removidas. Deixe secar naturalmente.

15

Deu certo? Você também pode se interessar em saber como tirar mancha de óleo das calças jeans.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de óleo da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Antes de realizar os procedimentos leia a etiqueta da roupa e faça um teste em uma parte pequena para observar como aquele tecido reage ao produto (principalmente se for com uso de produtos que não são exclusivos para roupa).