Como tirar mancha de rímel da roupa

Como tirar mancha de rímel da roupa

Rímel, ou máscara de cílios, é um daqueles itens da necessaire que pode fazer toda a diferença na produção. Se bem usado, faz maravilhas, destaca o olhar de forma natural e valoriza os cílios. Mas, basta uma distração na hora de se maquiar para ficar com a cara borrada e no pior dos casos manchar a roupa.

O borrão preto no tecido pode intimidar, ainda mais quando se trata de um rímel à prova d´água. Mas não existe motivo para pânico, com paciência, alguns elementos básicos da sua área de serviço e as instruções do umCOMO você vai saber como tirar mancha de rímel da roupa.

Passos a seguir:
1

Cada mancha tem sua particularidade. Isso porque apesar de se tratar de rímel e tecido, a composição de cada produto pode variar, de maneira a terem reações diferentes em cada tipo de roupa. Mas na maioria dos casos existe um pré-procedimento que pode ajudar muito na hora de tirar a mancha de rímel para valer.

Se você viu a mancha acontecer, não hesite em tirar o excesso na ali na hora. Com a ajuda de uma espátula, colher ou faca de mesa, remova o excesso com delicadeza. A suavidade é importante nessa hora para que a mancha não se impregne mais no tecido ao invés de se soltar.

2

No caso de a mancha estar "molhada" utiliza um papel toalha, uma esponja ou um pano limpo para absorver o que possível. Faça leves movimentos de pressão.

3

Uma das soluções mais práticas e básicas que na teorias deve funcionar para qualquer tipo de mancha de rímel é com o uso de detergente. Essa aplicação pode ser feita tanto na mancha seca quanto fresca.

4

Basta aplicar o detergente de louças, preferencialmente transparente, na área da mancha, deixar agir por poucos minutos e espalhar sobre o borrão com a ajuda de uma escovinha ou fazendo movimentos circulares com as próprias mãos. Repita os movimentos até que a mancha se dilua.

Se ela não se dissolver por completo, repita a ação. Finalize lavando a roupa normalmente.

Imagem: solucoeslucymizael.com.br
5

A técnica do detergente funciona em razão da glicerina que o compõe. Se por ventura você não tem detergente em casa mas tem glicerina, pode repetir o mesmo procedimento anterior substituindo o detergente por glicerina. Você pode misturar um pouco de álcool na água do enxágue.

6

Outra opção fácil com produtos que temos em casa é tirar a mancha de rímel com água oxigenada. Basta aplicar um pouco de água oxigenada, preferencialmente volume 20, sobre a área suja, deixar reagir por 5 minutos e então enxaguar normalmente. Utilize uma toalha seca para enxugar a região e então passe o ferro para finalizar.

7

Uma mistura de bicarbonato de sódio, água e limão é uma opção mais natural. Basta aplicar a mistura sobre a mancha, deixar reagir por um tempo, esfregar e enxaguar.

8

Amônia é uma opção mais forte que também funciona. Molhe um pedaço de algodão em amônia líquida e limpe a mancha até que ela desapareça.

9

No caso de peças de algodão, prefira o vinagre branco. Molhe a mancha de rímel no vinagre branco e esfregue até que o borrão saia por completo.

10

Os que não dispensam o uso de alvejante podem optar por remover a mancha de rímel com Vanish em barra ou algum outro removedor do tipo. Basta umedecer o tecido e a barra de sabão, aplicar a barra sobre a mancha, deixar reagir por alguns minutos, esfregar e enxaguar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de rímel da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Antes de aplicar as misturas às áreas das manchas, faça um teste sobre uma parte pequena e escondida da roupa para ver como esse tipo de tecido reage. Isso pode evitar manchas piores que podem surgir com certos produtos e tecidos.
  • No caso de a mancha de rímel não sair por completo na primeira tentativa, repita o procedimento.