Como tirar manchas de azeite da roupa

Como tirar manchas de azeite da roupa

As manchas de azeite são as manchas mais frequentes e ao mesmo tempo mais complicadas de eliminar por completo da roupa, mas não é impossível. Quem nunca manchou alguma vez uma peça de roupa com óleo ou azeite? Todos nós já deixamos uma batata frita, um pedaço de carne, etc, cair sobre a roupa o que fará aparecer uma mancha de azeite horrível. Com os produtos adequados é possível eliminar estas manchas e voltar a deixar suas roupas favoritas impecáveis. Neste artigo de umComo mostramos os truques caseiros mais eficazes para tirar manchas de azeite da roupa.

Passos a seguir:
1

No mercado, existem produtos específicos para tirar as manchas de óleo e azeite ou de gordura da roupa. São produtos desengordurantes que atuam diretamente sobre a mancha de azeite. Aplique um pouco de produto desengordurante sobre a mancha de azeite, deixe-o repousar uns minutos e lave a roupa normalmente.

2

Se a mancha de óleo não for muito grande, tente primeiro tirar a maior quantidade de gordura possível com um pano ou papel. Depois, devemos cobrir a mancha com um produto absorvente, como sal, pó de talco ou pó de amido de milho. Pressione um pouco o produto com uma colher para que absorva bem o óleo e deixe sobre a mancha para agir durante dois minutos.

Imagem: electrobitacora.mx
3

Passados os dois minutos, acrescente um pouco de sabão para roupa e água sobre o produto absorvente que tenha utilizado e esfregue suavemente até que faça espuma. Depois, esfregue a mancha com uma escova, fazendo movimentos circulares. Depois, lave a roupa manchada de azeite com sabão como você sempre faz normalmente.

4

Para manchas de azeite ou óleo maiores ou resistentes, se o truque anterior não funcionar, aplique sobre o tecido seco umas gotas de detergente e deixe repousar. Pode deixar toda a noite para que absorva bem a mancha de azeite. Depois, lave a roupa com sabão de forma normal. Este truque também pode ser usado com sabão em pó.

5

O álcool de 90 graus, ou mais, é outro dos remédios caseiros mais eficazes contra as manchas de azeite resistentes. Aplique umas gotas de álcool sobre a mancha e deixe repousar durante dois minutos. Passado este tempo, coloque a roupa de molho com água e sabão em pó ou detergente durante dez minutos. Depois, lave a roupa manchada de azeite à mão, esfregando suavemente e com água morna. Se a mancha continua, repita esse passo. Não esqueça de usar luvas de látex ou nitrilo.

6

Se a roupa manchada de azeite for de tecidos aveludados como a pele ou a camurça, aplique sal na mancha e deixe repousar entre duas a três horas. Depois, esfregue suavemente primeiro no sentido do pelo e depois no outro sentido. Depois lave a roupa normalmente.

7

As manchas de azeite são difíceis de tirar com uma lavagem a mão ou a máquina normal, mas se colocar em prática algum desses truques caseiros, seguramente a mancha de azeite ou óleo desaparece. Lembre-se que para lavar as roupas antes, deve ler com atenção a etiqueta para saber as condições de lavagem.

Imagem: minuevohogar.cl
8

Se o que manchou foram jeans, deve saber que existe um procedimento específico para tirar as manchas de azeite destes. Pode fazê-lo colocando as calças na máquina de lavar-louça, fazê-lo com a ajuda do talco, com sabão em barra, com limão ou com bicarbonato. Neste artigo de umComo damos-lhe todas as indicações para tirar as manchas de azeite nas calças jeans explicando cada uma destas opções.

9

Os sapatos também precisam de uma limpeza específica, sobretudo se estes forem de couro ou de pele. Para isso, deverá prestar atenção ao material com o qual estão feitos pois não é o mesmo limpar uns sapatos de pele, de pele sintética ou de couro escuro. Também precisam de uma atenção especial os que são de pano ou de camurça, por isso, em umComo explicamos-lhe como tirar manchas de azeite dos sapatos dependendo do tipo que forem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de azeite da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Antes de executar qualquer destes truques caseiros, teste a solução ou remédio em uma parte oculta de tecido para se assegurar que não a danificará.