Como tirar manchas de azeite dos sapatos

Como tirar manchas de azeite dos sapatos
Imagem: holagourmet.com

As manchas de azeite são as mais comuns, tanto na roupa como nos sapatos. Quem não passou pela situação de passar pela cozinha e uma gota de azeite cair sobre o calçado? Se for assim, não se preocupe porque existem alguns truques que podem ajudar você a se livrar dessas manchas tão desagradáveis e complicadas de tirar. Se quiser saber como tirar manchas de azeite dos sapatos, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra os remédios caseiros mais eficazes.

Passos a seguir:
1

Caso observe a mancha de azeite, a primeira coisa que deve ser feita é cobri-la com um produto absorvente, como talco, sal, farinha ou giz em pó. O melhor de todos eles é o talco. Cubra a mancha de azeite do sapato com pó e deixe algumas horas para que absorva toda a gordura. Se não tiver talco e for utilizar sal ou farinha, deixe-os atuar um dia inteiro. O truque é ideal para todos os tipos de sapatos.

2

Passado o tempo de repouso, retire o talco com uma escova de cerdas suaves, com muito cuidado. Depois, com um pano limpo e seco, retire os restos de pó que ficaram no sapato. Se a mancha não sair, você pode repetir o processo ou seguir os seguintes passos, em função do tipo de calçado.

3

Tirar manchas de azeite em sapatos de couro ou pele

Depois de aplicar o talco, há várias opções para eliminar as manchas de azeite de seus sapatos de couro ou pele.

  • Se forem de pele natural, dilua duas colheres de sopa de xampu para cavalos em 1/2 litro de água quente. Umedeça um pano limpo na mistura, retire o excesso de líquido, esfregando a mancha suavemente. Em seguida, com um pano úmido com água, retire o sabão excedente. O sabão de abóbora também é muito eficaz e pode ser encontrado em qualquer supermercado.
  • Se forem de pele ou couro sintético, você pode usar os produtos acima ou o detergente que utiliza normalmente para lavar a louça, porque é um poderoso desengordurante e remove manchas de azeite. Este truque é muito bom para sapatos de couro engraxado.
  • Se o couro é escuro, um truque muito eficaz para tirar manchas de azeite é esfregar com o interior de uma casca de banana, que absorverá a mancha e o deixará como novo.

Em todos os casos, use o secador de cabelo, um ventilador ou qualquer outro objeto que solte ar para secar bem os sapatos, uma vez que se ficarem úmidos, poderão estragar.

Imagem: ameliasdesalto.com
4

Tirar manchas de azeite em sapatos de camurça

Os sapatos de camurça são bem mais delicados do que os de couro, por isso, devemos ter um cuidado especial para tirar a mancha. Assim, a melhor opção para eliminar manchas de azeite deste tipo de calçado é o talco. Execute as etapas 1 e 2 e a mancha deverá desaparecer. Caso contrário, você pode preparar uma solução com água morna, sabão neutro e um pouco de amoníaco. Bata a mistura até que saia espuma, já que deverá limpar a mancha com a espuma, nunca com o líquido. Ponha um pouco de espuma em uma escova de cerdas de metal e esfregue a mancha com muito cuidado, na direção do pelo. Depois, com um pano limpo, retire os restos e seque bem o sapato com um secador de cabelo.

Imagem: milshoes.com.br
5

Tirar manchas de azeite em sapatos nobuk

O nobuk é um material extremamente idêntico à camurça, é por isso que às vezes os confundimos e, portanto, sua limpeza é muito parecida. Para tirar manchas deste tipo de sapato não é recomendável utilizar produtos líquidos, mas sendo que o azeite é líquido, mesmo que eliminemos a mancha ficará uma marca em nosso sapato. Assim, para evitar que isto aconteça, o mais recomendável é limpar todo o sapato. Depois de aplicar o talco, prepare uma solução com água quente e sabão em barra. Quando o sabão tiver sido dissolvido, umedeça uma escova de cerdas de metal e limpe todo o sapato, incidindo na mancha de azeite. Lembre-se que este tipo de material deve ser limpo sempre na direção do pelo.

6

Tirar manchas de azeite em sapatos de tecido

Os sapatos de tecido são os mais fáceis de limpar. Após usar o talco, prepare uma mistura com água morna, sabão neutro e um pouco de bicarbonato de sódio. Quando os ingredientes estiverem bem integrados, umedeça uma escova de cerdas suaves e esfregue a mancha. Em seguida, deixe secar em um lugar com sombra.

Imagem: seliganamake.blogspot.pt
7

Teste todos estes truques caseiros para tirar manchas de azeite de seus sapatos e se livre delas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de azeite dos sapatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.