Como tirar manchas de Betadine da roupa

Como tirar manchas de Betadine da roupa

Uma mancha difícil é um quebra cabeças para qualquer pessoa que tem de realizar as tarefas de casa. A de Betadine, ou iodo, é uma das manchas mais comuns, sobretudo em crianças, que costumam se machucar com muita frequência.

A Betadine costuma ser uma mancha difícil de tirar, mas com os conselhos que vamos dar para você de seguida, o que parecia impossível se converterá em algo fácil. Em umComo.com.br gostamos de apostar, como sempre, em soluções eficazes e econômicas para que saiba como tirar manchas de Betadine da roupa da forma mais simples, continue lendo!

Passos a seguir:
1

É importante que quando ocorrer uma mancha na roupa molhe rapidamente a peça com água fria. A água quente é contraproducente, já que pode aderir a mancha à roupa de forma permanente.

Se não tem acesso a uma fonte de água nesse momento, absorva o excesso de Betadine com um papel absorvente ou um lenço de papel, mas sem esfregar. Se o produto que se manchou é uma peça cuja limpeza se realiza na lavanderia, como tapetes, sobretudos ou edredons, leve-a o quanto antes ao local para que um profissional o aconselhe.

2

Uma forma de limpar uma mancha de Betadine é com água oxigenada. Deve agir rapidamente, antes da mancha secar, deve aplicar água oxigenada, sem esfregar. Pode fazê-lo diretamente da garrafa, se esta tiver dosador, ou com um pequeno algodão. Lembre-se que, independentemente de como o fizer, não deve esfregar. Deixe a água oxigenada agir uns minutos e lave de forma habitual.

A água oxigenada que deve usar é a mesma que utilizaria para curar e desinfetar feridas. Pode encontrá-la em qualquer drogaria ou supermercado e é muito econômica.

3

O amoníaco também nos pode ajudar a eliminar manchas de Betadine da roupa. O truque consiste em misturar em água morna um recipiente com um pouco de amoníaco. Deve evitar criar espuma. Introduza a peça manchada com Betadine e esfregue-a. Uma vez esfregada e escorrida, introduza-a na máquina de lavar e lave-a como normalmente.

O amoníaco que deve usar é o mesmo que costuma se vender em farmácias e supermercados para a limpeza de casa. Deve introduzir um pouco de amoníaco, não se exceda na quantidade, já que poderia estragar a roupa. Lembre-se de manipular a peça embebida nesta solução com luvas.

Neste outro artigo de umComo contamos para você como usar o amoníaco para limpar.

4

Uma solução que provavelmente não tinha imaginado é utilizar Voltaren, as cápsulas que costumam se usar para aliviar pancadas e dores musculares e articulares. Estas ampolas têm um componente muito eficaz para eliminar as manchas de Betadine.

Antes que a mancha seque, corra à farmácia mais próxima e peça uma caixa de Voltaren em cápsulas. Seu preço não é excessivamente elevado, e valerá a pena o gasto, dependendo da peça que manchou.

Aplique o líquido da cápsula sobre a mancha, também sem esfregar e deixe agir uns minutos. Passado esse tempo, lave peças de forma habitual.

5

Por último, apresentamos a vocês outra alternativa: produtos desengordurantes fortes. Deve se apressar em aplicar o produto na mancha, em nenhum caso deve deixar que a mancha seque. Pulverize o desengordurante sobre a mancha ainda úmida e deixe atuar 45 segundos. Depois, lave a peça como normalmente.

As manchas de Betadine são uma das mais complicadas de eliminar. É muito importante que não deixe secar a mancha, não aplique água quente e não esfregue com os elementos que indicamos, menos no caso do amoníaco. Deve agir rapidamente, mas se seguir estes conselhos poderá salvar sua roupa de uma mancha tão complexa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de Betadine da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.