Partilhar
Partilhar em:

Como tirar manchas de mofo da roupa - Truques eficazes

Fonte: hogartotal.imujer.com

O aparecimento de manchas de mofo na roupa pode ser resultado de vários fatores, entre eles a umidade no armário ou as paredes de nossa casa. Especialmente as roupas de algodão e outros materiais orgânicos, são uma fonte de alimentação perfeita para o aparecimento de mofo. De maneira que, deveremos ter especial cuidado com este tipo de roupa se queremos evitar que isso aconteça. Mas, se as suas roupas foram afetadas com a umidade e você deseja saber como tirar manchas de mofo da roupa, neste artigo do umCOMO nós slecionamos alguns truques bastante eficazes.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de chocolate da roupa

Como saber se a mancha é de mofo

As manchas de mofo, ou bolor, na roupa são muito prejudiciais, não só para suas roupas mas também para você. Podem causar erupções na sua pele, espirros e outros sintomas de alergia. Uma forma de reconhecer as manchas de mofo antes de vê-las é através do cheiro. Quando as manchas de mofo são bastante grandes, a roupa deita um forte cheiro de umidade quase insuportável. Por isso, é importante que você controle a umidade de sua casa e evite o aparecimento dessas manchas a começar por onde elas ficam guardadas, saiba como evitar a umidade nos armários.

As manchas de mofo são difíceis de tirar mas com estes remédios caseiros seguramente você não terá problemas e poderá eliminá-las. Tente algum desses processos e diga adeus às manchas de mofo de sua roupa.

Como tirar bolor da roupa com água sanitária

  1. Uma forma muito eficaz para tirar manchas de mofo da roupa é colocar a roupa de molho com água e água sanitária.
  2. Acrescente meia xícara de água sanitária para cada litro de água e deixe a roupa de molho durante uma ou duas horas, em função da dimensão da mancha.
  3. Passado este tempo, lave a roupa normalmente.

Como tirar bolor de roupa colorida com vinagre

O vinagre é outro produto muito eficaz para eliminar manchas de mofo da roupa, principalmente as coloridas. Além disso, é um forte remédio contra o mau cheiro produzido pelo mofo:

  1. Pegue num recipiente e acrescente uma xícara de vinagre branco por cada litro de água e coloque as roupas manchadas de molho durante uma ou duas horas.
  2. Após esse tempo, lave a roupa com sabão como costuma fazer.
  3. Se a mancha continua, repita o processo.

Truque para tirar mancha roupa com bórax

Se preferir experimentar outros remédios caseiros para tirar manchas de mofo da roupa com produtos mais naturais pode fazê-lo com bórax:

  1. Compre um sabão com bórax e lave sua roupa com ele em água quente ou compre bórax em pó.
  2. Acrescente meia xícara de bórax em pó para cada litro de água e deixe a roupa manchada de molho durante uma hora. É necessário que a água esteja muito quente.
  3. Após a hora estipulada, lave a roupa normalmente.

Como tirar mofo de roupa colorida com bicarbonato

  1. Para manchas de mofo pequenas faça uma mistura com vinagre e bicarbonato de sódio e estenda sobre a mancha de mofo da roupa.
  2. Deixe-a atuar durante dez minutos e esfregue-a com uma escova fazendo movimentos circulares suaves.
  3. Depois, lave a roupa normalmente.

Veja também: Como tirar mofo de roupa colorida com Vanish

Como tirar mancha de mofo com suco de limão

  1. Outra opção para as manchas de mofo não muito grandes, é misturar o suco de limão com um pouco de sal até formar uma massa e aplicar a solução sobre a mancha.
  2. Deixe secar e absorva as esporas de mofo.
  3. Depois, lave a roupa como normalmente.

Obs: Para tecidos como o algodão ou o poliéster este é um remédio muito eficaz, mas com fibras mais delicadas pode danificar a roupa.

Como tirar mofo de couro

  1. Para tirar manchas de mofo em roupa de couro primeiro esfregue a mancha com uma escova de cerdas suaves.
  2. Depois, deixe a roupa em um lugar onde penetre sol para secar.
  3. Depois, você já pode tirar a mancha de mofo com sabão bactericida e água ou com álcool.

Mofo em roupa de couro

  1. Para tirar manchas de mofo do couro com álcool, acrescente partes iguais de álcool desnaturalizado e água em um recipiente e mergulhe um pano.
  2. Esfregue suavemente a mancha com o pano molhado e deixe secar a roupa de couro.

Mofo em sapato de couro

  1. O aparecimento de manchas de mofo nos sapatos de couro também é muito frequente. Para combatê-las, misture vinagre e água em partes iguais.
  2. Umedeça um pano com a solução e esfregue suavemente as manchas de mofo.
  3. Para os sapatos de camurça utilize um produto especial para camurça e siga as instruções do produto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de mofo da roupa - Truques eficazes, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Leia atentamente as etiquetas das roupas manchadas de mofo para conhecer as condições de lavagem.
  • Lembre-se de utilizar luvas de látex ou nitrilo na hora de pôr em prática qualquer processo para maior segurança.
Comentários (71)

Escrever comentário sobre Como tirar manchas de mofo da roupa - Truques eficazes

71 comentários
DAIANA PEREIRA
Olá!!! gente adorei as dicas, a caba do bebe conforto da minha filha estava com uma marca envelhecida de bolor e era muito grande, então eu uni o vinagre branco, bicarbonato e duas tampinhas de cândida e borrifei sobre a mancha que estava muito resistente a só o vinagre e bicarbonato, por incrível que pareça a mancha sumiu instantaneamente. O meu medo era de manchar o tecido pois o tom dele é rosa bebe, não ficou nem a mancha do bolor e nem a mancha de cândida Usei 150 ml de vinagre branco, duas colherinhas das de café de bicarbonato de sódio e duas tampinhas pequenas de cândida aprox. 10 a 20 ml. Só não recomendo usar se houver a possibilidade de manchar a roupa no meu caso não manchou mas vai saber não é mesmo? Obrigada pelas dicas. Me salvou!!!!
Nídia do Carmo (Editor de umComo)
Oi Daiana! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando os nossos artigos ;)
maria angelica de oliveira
meu filho guardou uma camisa polo amarela umida e a manga manchou ou seja mofo o que eu faço para tirar essa mancha posso colocar agua fevendo em cima dela e um pouc co de agua sanitaria fazendo isso somente a agua e a sanitaria emseguida a camisa nao mancharia mais sendo que ela e amarela polo
Nídia do Carmo (Editor de umComo)
Oi Maria! Nesse caso, recomendo que você use a técnica do vinagre indicada no texto.
silvana
tenho toalhas de festa branca uma cliente deixou suja quando me entregou estava todas mofada me ajudem
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Silvana! Você já experimentou alguma das dicas que referimos acima? Elas são bem úteis para tirar manchas de mofo da roupa.
A sua avaliação:
Otávio
Várias camisetas minhas ficaram com pequenas manchas de mofo.... No entanto, uma delas é colorida e as outras são brancas com estampas. Em uma das brancas eu tentei tirar as manchas que estavam mais distabtes da estampa com agua sanitária e esvova de dente em movimentos circulares e suaves, funcionou! Agora, eu posso usar o método de molho em água e agua sanitária para essas camisetas estampadas? E para a colorida? Obrigado
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Otávio! Que bom saber que a dica funcionou. Para as peças coloridas e com estampas, talvez seja melhor experimentar outro método que não com água sanitária, como por exemplo o do vinagre. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
therezinha
como tirar mancha de mofo em roupa preta de seda
A sua avaliação:
Daisy
como tirar manchas de bolor pequenas, redondinhas, esbranquiçadas de uma saia de tecido chamalote ? agradeço sua atençao, Daisy
A sua avaliação:
Walcinea
Olá fiz a mistura do limão com bicarbonato não funcionou
Maria
Olá, preciso por favor, de orientação: tenho um casaco pesado, preto, de lã. Apareceram algumas pequenas manchas brancas (mofo) no mesmo. Como devo remover o mofo em casa, sem molhar o casaco de lã? Obrigada! Maria.
Jaqueline lyra
Coloquei uma toalha de mesa e um pano de prato, dentro de uma vasilha e dois dias depois fui tirar estavam com mofo.
Aline Sena
Tenho uma jaqueta preta de couro sintético que está cheia de manchas brancas de bolor. Já lavei e não saiu...será que essas manchas vão sair com vinagre ?
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Aline! Não custa tentar, experimente ;) Depois conte-nos se deu certo!

Fonte: hogartotal.imujer.com
1 de 3