Como tirar manchas do sofá

Como tirar manchas do sofá
Imagem: omo.com.br

Passamos uma grande parte do nosso tempo no sofá e, fazemos nele de tudo um pouco, desde comer, pintar as unhas e brincar com as crianças. Claro que, todas estas atividades trazem consequências negativas para o nosso sofá, como as terríveis manchas! E por mais pequena que seja, essa mancha vai ser sempre um incômodo e por mais que tente disfarçá-la com almofadas ou mantas, ela vai estar sempre ali. Por isso, em umComo vamos lhe explicar como tirar manchas do sofá e manter sempre o seu sofá impecável. Tome nota!

Passos a seguir:
1

Como é um local de grande movimentação é normal que ocorram manchas no sofá. Assim que isso acontecer, a primeira coisa que deve fazer é limpá-la, pois caso contrário será mais difícil de limpar e remover. Dependendo do tipo de mancha, o procedimento de remoção é diferente. Em umComo deixamos-lhe algumas dicas de limpeza consoante a mancha do seu sofá.

2

Para tirar manchas de tinta de caneta do seu sofá o vinagre branco pode ser o seu melhor aliado. Para isso, umedeça uma esponja da louça em vinagre branco e passe com a parte macia da esponja sobre a mancha de caneta, até que a mancha desapareça. Ao invés da esponja da louça, também pode utilizar um daqueles panos para limpar a bancada da cozinha. Se a mancha não sair assim, experimente passar com álcool ou removedor de maquiagem.

Imagem: muitox.com.br
3

No caso de manchas de gordura deverá fazer uma solução de água e amoníaco (ou sabão neutro), em partes iguais. Molhe uma escova na mistura e passe na mancha. Retire com um pano ou papel toalha e deixe secar. Outra opção para eliminar manchas de gordura do seu sofá é aplicar talco na mancha e deixar atuar durante algumas horas.

Imagem: houseupgafisa.com.br
4

Manchas de mofo também podem aparecer em nosso sofá e, para as eliminar deve fazer uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Por cada litro de água, coloque 4 colheres (chá) de bicarbonato de sódio. Embeba um pano no solução e passe na mancha. De seguida, embeba um pano em uma solução de água morna e vinagre e passe novamente na mancha.

5

As manchas de café e vinho são outras das mais comuns em nosso sofá. Assim que elas ocorrerem, deve usar um papel toalha para absorver o máximo de líquido possível, sempre de fora para dentro para não alastrar a mancha. Depois jogue um pouco de água com gás para fazer borbulhar a mancha e ela vir à superfície. Repita se necessário e limpe com um papel toalha.

Imagem: revista.penseimoveis.com.br
6

E se estava aplicando o seu batom no sofá e o deixou cair e ficou uma mancha, saiba que existe uma solução muito simples para eliminar a mancha de batom. Basta embeber um pano em álcool e passar na mancha. Depois tire com papel toalha e, se necessário repita.

7

E se seu sofá ficou manchado com molho de tomate, coloque água sobre a mancha e maizena. Deixe atuar durante algum tempo até secar e retire a maizena com uma escova.

8

Para manter sempre o seu sofá limpo e em bom estado, seja ele de tecido, couro ou outro material, faça sempre uma limpeza geral semanalmente para eliminar poeira e pelos.

Imagem: estilopink.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas do sofá, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Assim que manchas o sofá, passe um papel toalha para retirar o excesso e evitar que a mancha alastre.
  • Nunca deve esfregar o sofá, seja com um pano ou escova, com muita força, pois isso pode danificar o tecido e espalhar ainda mais a sujeira.
  • Para além destas receitas caseiras para eliminar manchas do sofá, também pode utilizar produtos específicos para eliminar manchas do estofado.
  • Para manter o seu sofá limpo por mais tempo, tente evitar comer nele.