Como tirar marca de adesivo

Como tirar marca de adesivo

As marcas de adesivo acontecem quando a cola que grudava o adesivo à superfície é removida apenas superficialmente. Esse tipo de marca pode aparecer em potes, paredes e objetos distintos. É importante remover esse resto de cola, pois além do aspecto feio, acaba grudando sujeira e poeira tornando-se então cada vez mais difícil de ser tirada. Um pouquinho de técnica e paciência vão deixar a superfície desejada com o aspecto de que nunca foi coberta por um adesivo antes. Quer saber como tirar marca de adesivo? Basta seguir as dicas do umCOMO.

Como tirar marca de adesivo de objetos de plástico e vidro

As marcas de adesivo em objetos de plástico e vidro são as mais comuns. Potes de conserva, brinquedos, garrafas e embalagens costumam ser os principais protagonistas dessa situação. Existem algumas maneiras bem simples de remover esse tipo de marca:

  • Com a unha: se a cola ainda é recente e a quantidade não é muito grande, em questão de minutos você pode tirar essa marca apenas esfregando a unha sobre o adesivo que resta.
  • Água quente: deixar o objeto por algumas horas mergulhado em água quente faz com que a cola saia com muita facilidade com a simples fricção dos dedos ou de uma esponja. Se você tem pressa, sob água morna corrente, esfregue uma bucha com detergente por cima da superfície com cola.
  • Óleo: tanto óleo de cozinha quanto óleos essenciais podem tirar marca de adesivo. Molhe um pano ou papel toalha com o óleo que você tiver em casa e esfregue sobre os resíduos. Para essa técnica é importante testar em uma região pequena do objeto antes para evitar manchas.
  • Álcool: embebede um pano limpo ou toalha de papel com álcool e cubra a área marcada com o mesmo. Deixe agir por pelo menos 1 minuto e finalize raspando os resíduos.

Se as marcas não saírem por completo, repita o procedimento que for mais fácil para você.

Como tirar marca de adesivo da parede

Marcas de adesivo em paredes podem ser provenientes de adesivos de vinil, fitas adesivas ou papéis de parede e requerem uma delicadeza especial para que a tinta não saia junto com a cola. Se ainda restam pedaços do adesivo, utilize um secador para amolecer a cola e conseguir retirar com mais facilidade e limpe com um pano ou esponja úmida sem forçar muito. Seque com um pano limpo e seco.

No caso dos papéis de parede, existem alguns truques para tirar papel de parede. Um deles é, após ter removido o papel, preparar uma mistura de água quente e detergente e aplicar sobre a cola com o auxílio de uma esponja. Enxágue com água e seque com um pano limpo.

Como tirar marca de adesivo da geladeira e outros eletrodomésticos

É comum grudar adesivos para decolar geladeiras e eletrodomésticos, o que parece difícil e livrar-se da marcas sem riscá-los. Para evitar riscos, o procedimento que indicamos a seguir pode ser usado em geladeiras e eletrodomésticos (inclusive os de inox):

  1. Molhe um pano limpo ou pedaço de papel higiênico com óleo de cozinha (de girassol, canola, ou algum de sua preferência)
  2. Com o auxílio do pano ou papel, aplique o óleo sobre a mancha
  3. Deixe agir por alguns minutos
  4. Com um pano seco ou um papel higiênico limpo faça movimentos circulares para que a cola saia
  5. Se a marca estiver muito grossa, utilize uma espátula de plástico para remover o excesso
  6. Finalize com um multiusos ou o produto de limpeza que você está acostumado a limpar os seus eletrodomésticos

Como tirar marca de adesivo de madeira

Mesas, cadeira e outros móveis podem ser vítimas dos adesivos. O procedimento para remover esse tipo de cola é muito parecido com o da parede. Comece com um secador quente para amolecer a cola e então utilize uma esponja macia molhada por água quente e detergente neutro. Seque com uma flanela e se sentir necessidade, finalize com um lustra móveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar marca de adesivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Faça sempre um teste em uma área pequena da superfície para saber como o material reage a aquele produto