Como tirar o cheiro a couro

Como tirar o cheiro a couro
Imagem: pequenocadernodedicas.blogspot.pt

Finalmente você comprou aquela peça ou objeto em couro de boa qualidade que tanto queria, mas infelizmente ela veio acompanhada de um cheiro ruim. Como fazer para se livrar dele? Por se tratar de um material sensível, feito de pele curtida de animais, que requer cuidados de limpeza seguidos com atenção (veja o caso das bolsas, dos sapatos ou dos assentos do carro), você não pode eliminar esse odor de qualquer maneira e usando qualquer coisa. Para aprender como tirar o cheiro a couro, continue lendo este artigo de umComo.com.br no qual lhe apresentamos dicas úteis, eficazes e que não irão danificar este material!

Passos a seguir:
1

O primeiro método a experimentar, que é também o menos invasivo, é colocar a peça a arejar ao ar livre durante cerca de 1 dia. Procure colocá-la à sombra, dado que o sol direto fará com que se danifique.

Imagem: canalmasculino.com.br
2

Você também pode limpar a peça como tentativa de eliminar parcialmente o odor forte a couro. Procure produtos específicos para a limpeza deste material e prefira os perfumados, que ajudarão a disfarçar o cheiro desagradável a couro. Se se tratar de uma jaqueta, veja neste artigo como lavar uma jaqueta de couro.

Imagem: talentdecor.com.br
3

Também pode criar uma solução de limpeza caseira, misturando 1 porção de vinagre para 5 porções de água. Umedeça uma esponja ou pano limpo, de preferência de microfibra, com a mistura e passe-o na peça, esfregando delicadamente sempre no mesmo sentido.

Imagem: xobagunca.com
4

Assim que a peça em questão estiver seca, e se for possível manuseá-la, envolva-a em papel de jornal durante 2 dias, em um local fechado (pode ser dentro de uma caixa de papelão). O jornal e cartão têm a capacidade de absorver odores, pelo que esta técnica poderá ajudar.

Imagem: brasilescola.com
5

Novamente, se a peça em questão poder ser manuseada, outra solução a experimentar está relacionada com grão de café, dado que este ingrediente também é bom na absorção de odores, utilizado sobretudo para tirar o cheiro a tinta de um cômodo. Coloque a peça dentro de uma caixa de papelão ou em um saco de plástico/tecido juntamente com grãos de café inteiros ou moídos. Retire o máximo de ar possível caso tenha optado pelo saco. Deixe ficar durante 2 dias e depois coloque a peça de couro a arejar.

Imagem: saison.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o cheiro a couro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.