Como tirar o cheiro a mofo das toalhas de banho

Como tirar o cheiro a mofo das toalhas de banho

Ninguém gosta do cheiro a mofo mas, infelizmente muitas das nossas roupas ficam impregnadas e cada vez fica mais difícil se livrar dessa horrível fragrância. As toalhas de banho são uma das peças de roupa mais propensas a sofrerem com este problema. O fato de estarem muito expostas à umidade e à água e passarem muito tempo fechadas no armário ou na gaveta favorece o aparecimento do cheiro a mofo nas toalhas. Seja como for, é possível eliminar o cheiro a mofo das toalhas de forma caseira, aplicando truques simples com ingredientes que todo mundo tem em casa. No seguinte artigo do umCOMO vamos explicar para você como tirar o cheiro a mofo das toalhas de banho.

Vai precisar de:
  • 250 ml de vinagre branco
  • 125 gramas de bicarbonato de sódio
Passos a seguir:
1

A próxima cena é comum em muitas casas do mundo inteiro: acaba de tomar um banho relaxante, com o perfume do xampu ainda em seu olfato, e quando vai pegar a toalha e começa a se secar, acontece o pior: você sente que cheira mal, a mofo.

O que pouca gente sabe é que com alguns passos simples podemos conseguir eliminar o cheiro a mofo das toalhas de banho, além de mantê-las sempre suaves, absorventes e úteis por muito mais tempo.

2

O fato de uma toalha de banho ter o cheiro a mofo não tem nada a ver com a qualidade do seu tecido ou das suas fibras, mas sim com a retenção da umidade e o aparecimento de bactérias nelas. Consequentemente, a solução não é comprar toalhas mais caras ou de melhor qualidade, mas sim seguir alguns dos truques simples que lhe vamos explicar de seguida.

3

O que vamos explicar pode servir para acabar com dois problemas diferentes: por um lado amaciar as toalhas antigas ou novas, cujas fibras tenham endurecido e não absorvam como deveriam e, por outro, acabar com o cheiro a mofo dessas toalhas.

O primeiro passo é diluir uma xícara de vinagre branco em um copo de água. Depois, deve colocar as toalhas na máquina de lavar e usar um programa de água quente. Dentro da máquina de lavar deverá colocar o copo de água com vinagre, preparado anteriormente, e esperar até que a máquina acabe o seu ciclo de lavagem.

4

Após a finalização do ciclo da máquina de lavar deverá voltar a iniciar o mesmo programa de água quente, mas agora, ao invés do vinagre deverá adicionar o bicarbonato. Deve fazer isso em 2 passos, pois o bicarbonato e o vinagre não podem ser misturados; se fizer deste modo o resultado será impecável.

5

Quando acabar o programa da máquina de lavar já pode retirar as toalhas e comprovar se secaram completamente antes de guardar no armário. O cheiro a mofo já terá desaparecido e, se voltar a aparecer em algum momento, já sabe a solução que deve seguir para acabar com ele.

É comum abusarmos com frequência de muitos produtos químicos que, longe de melhorar o aspecto e prestações das nossas roupas, o que fazem é acrescentar manchas que não resolvem o problema, mas sim pioram. No caso das toalhas, podemos observar que o uso de detergentes, amaciantes e outros produtos parecidos, a única coisa que conseguem é danificar as fibras dos tecidos fazendo com que não absorvam como gostaríamos.

Por um lado o vinagre branco contém ácido acético, um elemento muito bom para acabar com as bactérias e eliminar a umidade impregnada nos tecidos. Além disso, é capaz de amaciar a roupa. Se, além disso, somarmos a capacidade do bicarbonato de sódio para desinfetar, eliminar a gordura e acabar com o cheiro ruim graças à presença de um alcalino potente, o resultado final é incomparável ao de qualquer outro detergente.

6

Agora que já conseguiu eliminar o cheiro a mofo das toalhas de banho, é necessário que de agora em diante siga alguns pequenos passos para evitar que este problema volte em um futuro.

No umCOMO recomendamos substituir os amaciantes por vinagre branco, que além de ser um produto natural, é bem mais eficaz, amaciando as fibras dos tecidos sem provocar nenhum efeito negativo produzido pela química.

Recomendamos com mais insistência ainda se a toalha for de bebê ou de uma criança pequena, pois a pele deles é bem mais sensível ao tato e às substâncias mais fortes.

7

Outro aspecto a considerar é o uso do detergente. Não significa que não deva usar, mas tenha cuidado ao utilizar e limite as quantidades. Apesar de que a curto prazo possa parecer maravilhoso, com o tempo o que faz é ir se acumulando entre as fibras das toalhas, obstruindo os seus tecidos e provocando esse típico toque áspero que não absorve a água e que pode ter cheiro a mofo.

8

Um ambiente úmido é o melhor convite possível para que as bactérias colonizem as suas toalhas. Se considerar que o cheiro a mofo é consequência da presença de bactérias nesses tecidos, a melhor recomendação que podemos dar para evitar que esse cheiro desagradável volte no futuro é garantir que a toalha seque completamente cada vez que a usar.

Muitas pessoas têm o hábito de as deixar penduradas no banheiro, que com certeza é o local mais úmido da casa, quando a melhor opção seria pendurar ao ar livre ou em uma zona seca onde haja corrente de ar.

9

Se o cheiro de umidade não for um problema apenas das suas toalhas e se a pendurar em outros cantos da casa, nos seguintes artigos do umCOMO poderá descobrir como se livrar do cheiro a mofo nos móveis, na casa e nos seus casacos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o cheiro a mofo das toalhas de banho, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.