Como tirar o cheiro a vômito de um tapete

Como tirar o cheiro a vômito de um tapete

Há poucos odores tão repugnantes como o cheiro do vômito. Em superfícies duras, a limpeza se faz facilmente com uma esfregona ou pano úmido. Mas num tapete, o vômito cola-se às fibras e pede um pouco mais de trabalho a ser eliminado. Contudo, se você começar a limpá-lo imediatamente, o cheiro desaparecerá em pouco tempo. Se passou algum tempo e o vômito secou, continua a poder eliminar o odor sem ter de recorrer a um serviço de limpeza.

Vai precisar de:
  • Luvas de proteção
  • Toalhas de papel
  • Saco de lixo
  • Espuma para limpeza de tapetes
  • Esponja
  • Água
  • Bicarbonato de soda
Passos a seguir:
1

Calce umas luvas de plástico, tanto por questões higiênicas como para evitar contágios. Utilize toalhas de papel para eliminar os resíduos sólidos, estejam eles secos ou molhados.

2

Experimente o produto de limpeza do tapete numa área pequena, para se assegurar que não existe uma descoloração. Coloque a espuma para limpeza de tapetes sobre a área com vômito.

3

Introduza o produto de limpeza de tapetes com uma esponja úmida e deixe que assentar no tapete. Leia o rótulo do produto de limpeza para saber a quantidade exata de tempo que deve deixar a atuar. Por norma, serão uns 15 minutos, ou até secar.

4

Limpe com líquido de limpeza. Alguns odores devem ter sido eliminados. Depois, aplique bicarbonato de soda abundantemente sobre a área. Deve cobrir completamente a área vomitada com uma camada de bicarbonato de soda. A seguir, utilize uma esponja úmida para escovar o tapete. Coloque logo mais bicarbonato de soda na parte superior. Deixe assentar durante a noite.

5

Retire todo o bicarbonato de soda. O odor deve ter sido eliminado por completo. Se não sentir mais nenhum cheiro, volte a aplicar bicarbonato de soda em seco na área e deixe atuar durante a noite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o cheiro a vômito de um tapete, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Tenha a certeza de que está a utilizar bicarbonato de soda e não fermento em pó. O fermento em pó não fará muito bem. Para obter os melhores resultados, retire o vómito do tapete o mais rapidamente possível. Isto ajuda a evitar que o odor se impregne.
  • O vômito pode manchar os tapetes, especialmente se contém vinho, molho de tomate ou qualquer outra coisa que, geralmente, provoque manchas.