Retirar o mau cheiro da roupa

Como tirar cheiro de urina da roupa

Como tirar cheiro de urina da roupa

Acidentes acontecem e, por vezes, acabamos sujando roupas de forma que parece impossível remover as manchas e o cheiro que fica. A urina é um dos vilões na hora de limparmos tecidos, afinal, além da cor amarelada que deixa em nossas roupas, também tem como resquício um odor bastante forte, desagradável e peculiar que, além de tudo, é bastante difícil de remover apenas com uma lavagem comum, sendo necessário que façamos uso de outros métodos para recuperar a vestimenta. Para nossa sorte, existem várias formas de remover a urina das roupas, o que por vezes por ser feito com produtos simples que todos temos em casa.

Se o seu filho teve um pequeno acidente na cama, seu avô não pode se segurar ou seu pet é muito nervoso, relaxe! No umCOMO iremos te mostrar uma série de truques sobre como tirar cheiro de urina da roupa. Tome nota e coloque-os em prática!

Também lhe pode interessar: Como tirar cheiro de gasolina da roupa

Índice

  1. Vinagre
  2. Papel toalha
  3. Enxaguante bucal
  4. Limão
  5. Fermento

Vinagre

O vinagre é um produto com diversas utilidades e muito conhecido por sua capacidade de desinfecção, sendo bastante útil na hora de higienizarmos objetos, paredes e até mesmo para remover mofo de superfícies que se encontram em locais úmidos como banheiros e lavanderias. Além disso, o vinagre também pode servir na hora de limparmos tecidos que acabaram por entrar em contato com urina, ou seja, é uma luz no fim do túnel para você que precisa encontrar algum produto para tirar cheiro de urina humana.

Se você quer saber como tirar cheiro de urina da roupa, o primeiro e mais fácil truque será o seguinte: encha uma garrafa vazia, uma que tenha pulverizador, com dois terços de água quente e um terço de vinagre. A seguir, agite a garrafa para misturar ambas camadas e pulverize o líquido sobre a zona de urina da peça até umedecer. Depois, coloque na máquina de lavar a peça para lavá-la com seu sabão habitual. Depois de lavar e secar, a mancha terá desaparecido e o cheiro também.

Outra vantagem de utilizar esse método é que o vinagre desinfeta, eliminando todas as bactérias que possam ter ficado no tecido.

Como tirar cheiro de urina da roupa - Vinagre

Papel toalha

Outro método eficiente para tirar o cheiro de urina da roupa que propomos a você são os papéis toalha absorventes. Primeiro, compre um rolo desse tipo de papel, a seguir, coloque-os cobrindo a zona da urina, repetindo o processo até que as folhas saiam secas, ou seja, que não tenha mais nada que possa ser removido utilizando a técnica. Após, você pode utilizar lenços umedecidos, principalmente se for do tipo com aroma, sendo um ótimo método de como tirar cheiro de xixi da roupa.

Depois que tiver realizado os passo acima, enxágue a peça com água e esfregue a mancha com um pano ou esponja com vinagre branco. Quando a peça estiver limpa, coloque-a para secar ao natural e, uma vez seca, lave-a como faz normalmente, seja à mão ou na máquina de lavar.

Caso você não tiver papel toalha em casa, a melhor ideia é utilizar algum pano que não tenha grande serventia para realizar a higienização, afinal, quanto mais o tempo passar, mais seca a urina ficará e, consequentemente, mais difícil será remover tanto a mancha quanto o odor impregnado.

Como tirar cheiro de urina da roupa - Papel toalha

Enxaguante bucal

Recorrer ao enxaguante bucal pode salvar você desta situação. Em primeiro lugar, recomendamos a você que faça um teste para garantir que o truque funciona adequadamente, isso significa que você deve realizar o teste primeiro em um pano que não sirva mais para nada.

O procedimento consiste em espalhar enxaguante bucal por cima da mancha, em segundo lugar, coloque a peça para secar e depois lave-a de forma habitual. E agora esta peça só cheira a detergente! Essa pode parecer uma dica fora do comum, mas acredite, funciona.

Importante: evite a dica acima se você quiser saber como eliminar odor de urina humana e se tratar de uma peça muito clara ou branca, afinal, geralmente enxaguantes bucais são coloridos e a tintura do líquido poderá acabar por manchar a peça. Em casos do tipo, olhe outras de nossas dicas como as com bicarbonato, vinagre e limão, afinal, os produtos citados não têm coloração e poderão ser utilizado em qualquer peça.

Como tirar cheiro de urina da roupa - Enxaguante bucal

Limão

Assim como o vinagre e o bicarbonato de sódio, o limão é um poderoso agente de limpeza capaz de nos livrar de odores desagradáveis que possam ter sido causados por sujeiras e mofos. Para higienizar roupas que foram atingidas por urina, você precisará apenas misturar meio copo de suco de limão com 2 copos de água, adicionando também um pouco de bicarbonato de sódio se possível. Misture os elementos em um recipiente com borrifador e borrife em toda a região manchada pela urina.

Assim que a roupa estiver já em contato com a mistura de limão, água e bicarbonato de sódio, espere aproximadamente 10 minutos e lave a roupa como de costume.

Uma das vantagens de utilizar o limão para remover o cheiro de urina de peças de roupa é que, além de atingir o objetivo, você também conseguirá deixar as peças atingidas com um aroma agradável e cítrico que é típico dessa fruta.

Dica: essa pode ser uma ótima solução se você quiser saber como tirar cheiro de urina do colchão, entretanto, tome cuidado na hora de borrifar a mistura com suco de limão para evitar molhar o colchão excessivamente. Para melhores resultados, primeiramente seque o grosso do molhado com papel toalha, além disso, é importante correr atrás da higienização do colchão o quanto antes, evitando assim que a urina seque e impregne no tecido.

E se o que interessa a você é limpar manchas de urina da cama, não perca o artigo Como tirar urina de um colchão.

Como tirar cheiro de urina da roupa - Limão

Fermento

Por último, o seguinte método é completo e eficiente. Primeiro, coloque de molho a roupa durante meia hora, adicione sabão e espalhe fermento para neutralizar o cheiro de urina. Após esses minutos, coloque a roupa na máquina de lavar com meia xícara ou uma xícara de um dos seguintes produtos que removerão o cheiro:

  • Água sanitária;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre;
  • Amoníaco;
  • Suco de limão.

Antes de continuar, comprove que não é alérgico ao agente selecionado. A seguir, lave a roupa intensamente com água quente. Além disso, pode insistir na lavagem umas duas vezes se preferir para garantir a limpeza total das peças. Quando acabar a lavagem, coloque a roupa na máquina de secar com toalhas úmidas com bicarbonato de sódio. Desta forma, insistirá na eliminação do cheiro. Quando estiverem secas, estarão livres tanto do cheiro quanto de restos de urina.

Importante: se for utilizar água sanitária, certifique-se de que todo o tecido a ser higienizado será branco, afinal, a água sanitária é capaz de desbotar materiais e acabará por manchar suas roupas.

Além disso, aconselhamos você a colocar em prática os conselhos do artigo sobre como fazer que a roupa cheire bem para que todas suas peças tenham um bom cheiro sempre, independente da situação.

Como tirar cheiro de urina da roupa - Fermento

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cheiro de urina da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Roselaine
Como tira cheiro de cocô de pessoas com Alzheimer das roupas e das mãos do cuidador
1 de 6
Como tirar cheiro de urina da roupa