Como tirar o mofo das paredes

Como tirar o mofo das paredes

O mofo nas paredes da sua casa não é só antiestético e desagradável, como também pode ser muito perigoso para a saúde das pessoas que vivem em sua casa. Existem diferentes motivos pelos quais o mofo se forma nas paredes, pode ser devido a fugas de água, encanamentos quebrados, um isolamento deficiente ou a uma escassa ventilação. O mofo pode provocar problemas respiratórios graves, asma, e pode se tornar um problema para a saúde em cômodos pouco ventilados, com problemas de umidade graves. Em umComo.com.br somos conscientes de que a saúde da sua família e seres queridos é muito importante, por isso queremos ensinar você como tirar o mofo das paredes para que a sua casa fique livre deste desconfortável convidado.

Passos a seguir:
1

O mofo pode proliferar em qualquer parte de sua casa onde exista um contato constante e contínuo com água ou zonas úmidas. Geralmente, costuma aparecer em paredes, tetos e solos. Certos tipos de mofos podem chegar a ser extremamente tóxicos, principalmente para pessoas sensíveis, como crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias ou com sistemas imunológicos frágeis.

O mofo é um conjunto de fungos que prolifera em casa e existem múltiplas classes de fungos, alguns mais perigosos para a saúde que outros. Dependendo da toxicidade deles, a sua proliferação provocará mais ou menos doenças.

2

Segundo os especialistas, não é possível eliminar totalmente o mofo ou a possibilidade de aparecer em sua casa. Apesar disso, existem formas de controlar este problema seguindo os seguintes passos:

  • Resolva qualquer fuga de água. Extraia qualquer material que tenha sido afetado, limpe e seque para evitar que o mofo prolifere nele. Se não conseguir fazer isso você mesmo, contrate uma empresa especializada para que realize este trabalho de forma imediata.
  • Controle a umidade ambiental dentro de sua casa. Para saber com clareza se a sua casa é úmida, utilize um medidor para isso. Para desumidificar a sua casa, ventile-a diariamente, principalmente as zonas mais propensas como cozinhas, banheiros ou sótãos, e utilize desumidificadores para tornar o ambiente mais seco.
  • Isole corretamente as suas janelas, encanamentos, paredes e tetos para evitar que exista umidade de condensação em sua casa.
3

A primeira coisa que tem que fazer para tirar o mofo das paredes é preparar a zona a tratar. O mofo que começou a crescer pela parede também pode ter afetado outros materiais próximos como tapetes, quadros ou móveis. Pode tentar recuperar estes elementos limpando-os, mas alguns será melhor jogar fora. Retire todos estes elementos da zona para que o trabalho seja mais fácil.

Pode utilizar vários produtos para eliminar o mofo, mas a água sanitária é a mais adequada. Misture 1 parte de água sanitária com 3 partes de água em uma bacia e use uma esponja ou uma escova para esfregar. Deixe a mistura atuar por alguns segundos sobre a parede e depois esfregue com força. Use luvas para manipular o produto e roupa velha para fazer o trabalho, pois pode se manchar e estragá-la. É aconselhável que se proteja também com óculos de soldador (ou outros similares), para evitar que pequenos respingos entrem em seus olhos, e com uma máscara, para evitar que as partículas e as esporas do mofo que se desprendem penetrem em seu sistema respiratório.

4

Se a umidade que quer retirar for muito abundante, se estiver em áreas muito extensas ou for o conhecido mofo preto, muito denso, é preferível que seja retirado por um profissional, pois pode ser muito tóxico e resistente.

É normal que, após retirar a primeira camada de mofo, fique uma mancha escura na parede. Neste caso, terá que voltar a pintar para eliminá-la totalmente. Após resolver a fuga ou o problema de umidade e quando tiver retirado a primeira camada de mofo com água sanitária e água, deve preparar a parede para que ele não volte a surgir. Primeiro, passe pela parede um produto de imprimação e selador e, por último, pinte a parede com uma tinta especial anti mofo, tendo em consideração os conselhos que damos a você no artigo como pintar uma parede com umidade.

Lembre-se de seguir estes passos para eliminar o mofo das paredes e resolver o problema da umidade para sempre.

Veja mais em: Como tirar cheiro de mofo do quarto

5

Além disso, para impedir que a umidade seja um problema constante em sua casa, recomendamos que leia o artigo como evitar a umidade em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o mofo das paredes, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.