Como tirar os arranhões da madeira

Como tirar os arranhões da madeira

Se você tem um piso de parquet, já deve ter percebido que os arranhões estão na ordem do dia. Ainda que seja inevitável que eles ocorram, por mais cuidado que tenhamos, só a pressão de objetos pesados, os animais ou pequenas pedras ou areia que tenhamos na sola dos sapatos já podem deixar o chão marcado.

Se quiser manter bonito o seu piso ou algum outro objeto de madeira com um problema similar, tome nota. Em umComo.com.br vamos explicar como tirar os arranhões da madeira. Com estes truques simples você manterá o piso ou seus móveis de madeira bonitos e em perfeito estado, pelo que eles durarão muito mais tempo.

Passos a seguir:
1

Observe qual é a profundidade do arranhão antes de agir. Em geral, você vai encontrar arranhões superficiais na madeira, pelo que acabar com eles será bem mais fácil. Caso o risco seja profundo o mais conveniente é trocar a madeira danificada ou chamar um profissional para que solucione e conserte a fenda.

2

Quando tiver localizado as áreas danificadas da madeira, limpe-as. Recomendamos que você o faça com um pano embebido em álcool mineral ou com água morna. Depois, deixe que a zona seque em temperatura ambiente.

3

Para esconder os riscos ou arranhões, existem vários métodos. A saber:

  • Marcador permanente: procure da cor que se assemelhar à cor da sua madeira ou taco e tente colorir a marca suavemente, de modo que não fique evidente.
  • Marcador de tinta: selecione a cor que mais se parecer à sua madeira e aplique a tinta sobre o risco, conforme a indicação do produto. Você poderá encontrar um marcador em qualquer loja de ferragens.
  • Pano seco: tente eliminar o risco com papel de cozinha ou similar. Esfregue a madeira fazendo movimentos circulares. Deste modo você polirá a madeira.
  • Umedeça um cotonete de algodão com cera, especial para encerar madeira, e esfregue a área riscada da madeira. Talvez assim você consiga disfarçar o arranhão.
4

Se com os métodos anteriores para ocultar os arranhões, não tiver funcionado, é hora de consertar a madeira. Se você não se acha capaz, pode entrar em contato com o fabricante da madeira, a fim de que ele aconselhe você, dê instruções ou forneça um kit especial para consertar a madeira.

5

Em primeiro lugar, para consertar a madeira você deverá lixar a área danificada com lixa fina. Você pode fazê-lo através de movimentos circulares sobre a superfície, ou então com linhas retas, seguindo os veios naturais da madeira, onde tiver ocorrido o risco.

6

A seguir, passe sobre a zona lixada um pano embebido em álcool mineral e deixe secar ao ar livre. Assim, você eliminará a serragem produzida pelo atrito da lixa sobre a madeira.

7

Uma vez limpa, aplique sobre a zona arranhada da madeira, com cuidado extremo, um pouco da pintura original desta. Utilize um pincel fino para esta tarefa, assim você conseguirá maior precisão. Uma vez que tiver acabado com a pintura, passe um pano seco e esfregue sobre a superfície. Repita ambas a ações até observar que o risco ficou misturado com a pintura e foi perfeitamente disfarçado.

8

Se com estes truques você não conseguir fazer desaparecer os riscos da madeira, aconselhamos você a chamar um profissional ou trocar a madeira do piso, principalmente se o dano for extenso ou profundo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar os arranhões da madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.