Como tirar risco da madeira

Como tirar risco da madeira

Os móveis, as portas e os chãos de madeira sofrem um importante desgaste com o passar do tempo. O risco de arranhões e golpes na madeira é alto por conta do contato com objetos, quando eles caem sobre a superfície ou mesmo pelo contato dos nossos animais de estimação com móveis e o chão de casa. Se queremos manter um bom estados de nossos objetos de madeira, é importante encontrar uma solução e reparar essas imperfeições nos móveis elaborados neste material.

Tem móveis de madeira riscados? Não se preocupe, porque você pode repará-los usando alguns truques. Existem produtos que, bem aplicados sobre o material, ajudam a eliminar essas imperfeições e a restaurar os móveis. Para descobrir como tirar risco da madeira com os métodos mais efetivos e conselhos para evitá-los no umCOMO te recomendamos que siga lendo este artigo.

Como tirar risco da madeira com pasta de nozes

Pode-se reparar os riscos na madeira com uma pasta composta por nozes. As gorduras que este alimento e a polpa conseguem fundir-se facilmente com o material. Para aplicar a pasta de nozes para reparar arranhões na madeira corretamente, siga estes passos:

  1. Primeiro você deve moer as nozes para obter uma farinha ou pó fino.
  2. Umedeça esta farinha de nozes com um pouco de azeite de oliva ou água.
  3. Esfregue a mistura nos móveis de madeira.
  4. Deixe que seque para obter um efeito reparador.
  5. Elimine o excesso da pasta de nozes passando um pano sobre a superfície.
  6. Procure repetir o processo semanalmente para cuidar dos seus móveis e dos arranhões.

Azeite de fígado de bacalhau

Outro dos produtos para tirar risco da madeira muito efetivo é o azeite de fígado de bacalhau. Apesar de sua utilidade, é importante ter em conta seu grande inconveniente: o aroma desagradável. Por isso, é recomendável usar este óleo para reparar móveis de exterior ou que estejam no interior, mas em zonas que possam ser muito ventiladas. Aplique-o de maneira adequada com estes passos:

  1. Pegue uma cápsula de azeite de fígado de bacalhau e rompa-a.
  2. Aplique o líquido da cápsula esfregando sobre as zonas da madeira arranhas.
  3. Espere várias horas para o líquido penetre na madeira.
  4. Esfregue com um pano para dar brilho ao móvel.
  5. Repita o processo duas vezes por semana.

Como tirar risco de madeira escura com grãos de café

Os grãos de café servem para fazer uma pasta para preencher espaços e reparar os arranhões na madeira, ao mesmo tempo que pintam e ajudar a igualar o tom da madeira. Se você quer saber como tirar risco de madeira escura siga estes passos:

  1. Umedeça os grãos de café com um pouco de azeite de sementes de linho, de oliva ou girassol, ou somente com água.
  2. Aplique a mescla pastosa nas zonas afetadas e deixe que repouse por várias horas.
  3. Elimine os restos da mistura com uma escova.
  4. Repita o processo, pelo menos, uma vez por semana, até que não veja mais marcas na madeira que te desagradem.

Cera para reparar os arranhões nos móveis

A consistência e a maleabilidade da cera convertem esse material um dos melhores para reparar arranhões nos móveis de madeira. Se você optar por este truque para tirar os arranhões da madeira, use a cera para móveis, que poderá adquirir em serralherias e em lojas especializadas de produtos para o lar, seguindo estes passos:

  1. Pegue um pouco de cera com um pano enrolado no seu dedo ou uma esponja suave.
  2. Esfregue a cera no móvel com rachaduras ou preencha com esta cera para reparar a madeira somente nas marcas que você veja.
  3. Utilize uma esponja para polir o móvel com a cera.
  4. Já está pronto, não tem nem que retirar a cera ou passar um pano úmido.

Massa de modelar

A massa de modelar também pode ser uma solução para suas dúvidas de como tirar risco da madeira já que é um material moldável que se adapta muito bem para preencher os arranhões. Siga essas indicações para tirar risco da madeira com massa de modelar:

  1. Pegue a quantidade de massa que você considere necessária para preencher os orifícios que queira tampar no móvel. Aposte em uma cor marrom parecida com a madeira que você tem que reparar ou um tom claro que depois possa ser pintado.
  2. Aplique a massa até que veja que os riscos estão bem cobertos.
  3. Em seguida, aplique cola branca ou verniz com tinta da cor da madeira que você está reparando para que a massa de modelar fique bem fixa e disfarçada na madeira.

Se você não tem massa de modelar à mão, também pode fazer massa caseira igualmente efetiva. Confira neste post como fazer massinha caseira.

Azeite e vinagre

A mistura de azeite de oliva e vinagre forma um produto reparador que dá brilho e dissimula os arranhões, ao mesmo tempo em que é desinfetante, por isso protege a madeira contra a acumulação de bactérias, a aparição de mofo e de insetos que comem madeira, como as traças. Aprenda a usar a misturar de azeite e vinagre para descobrir uma maneira eficaz de como tirar risco da madeira, com estes passos:

  1. Em um recipiente, adicione em proporções similares o azeite de oliva e o vinagre branco ou de maça.
  2. Esfregue a madeira com o líquido.
  3. Espere uns minutos para que o material possa absorver o produto.
  4. Tire o excesso de líquido com um pano úmido.
  5. Repita o processo uma vez por semana ou a cada certo tempo, caso veja que é necessário, para melhorar o aspecto do móvel ou do chão de madeira.

Serragem para reparar madeira

Para reparar madeira de forma profunda, opte por por serragem e cola para fazer uma pasta de preenchimento:

  1. Misture a serragem com uma pequena quantidade de cola branca.
  2. Adicione o produto nos riscos do móvel.
  3. Espera que o material seque por completo.
  4. Para dar brilho ou igualar o tom, você pode aplicar pintura ou verniz.

Azeite e pasta de dentes

Misturar azeite de oliva com pasta de dentes ajuda a reparar arranhões nos móveis de madeira porque os dois produtos atuam como material de preenchimento. Só é necessário aplicá-los corretamente seguindo os passos:

  1. Umedeça a pasta de dentes com um pouco de azeite de oliva, girassol ou vegetal.
  2. Esfregue a mescla nos riscos dos móveis.
  3. Espere uns minutos para que faça efeito.
  4. Elimine os restos de pasta de dentes e azeite com um pano úmido e verá que as marcas desapareceram. Se quiser um resultado com mais preenchimento porque as marcas são profundas, o melhor é optar por outros métodos como a mistura de serragem e cola.
  5. Para melhorar o aspecto, você pode aplicar verniz ou pintura na zona reparada.

Como evitar riscos na madeira

Agora que você já sabe como tirar risco da madeira e ainda que em ocasiões seja inevitável que a madeira sofra estes danos, no umCOMO te recomendamos que tome medidas preventivas para cuidar dos móveis de madeira e evitar os riscos:

  • Limpe a madeira todos os dias, ou quase diariamente, com produtos especializados. Aqui te mostramos truques para limpar madeira.
  • Aplique cera ou verniz com certa regularidade.
  • Evite colocar os móveis de madeira em zonas muito úmidas ou muito expostas ao sol para que não apodreçam ou esquentem demais, correndo até o risco de queimar.
  • Limpe habitualmente os móveis de madeira da cozinha para cuidar do material e evitar que a gordura acumule.
  • Não deixe objetos que possam riscar a superfície da madeira sobre os móveis. Se você precisa deixar um objeto assim em cima da madeira, use um paninho ou protetor de silicone, palha ou outros materiais que não sejam nocivos para a madeira.
  • No caso de querer evitar riscos no piso de madeira, coloque feltro nos pés nos móveis para que deslizem bem sem deixar marcas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar risco da madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.