Como tirar riscos de um fogão vitrocerâmico

Como tirar riscos de um fogão vitrocerâmico

Se a seu fogão vitrocerâmico sofreu algum risco leve pelo uso cotidiano ou por um simples acidente, saiba que não é o fim do mundo. É possível eliminar os riscos com algumas das técnicas que vamos lhe mostrar, só tem que experimentar com cuidado; no entanto, se forem danos graves aconselhamos entrar em contato com um profissional. Em umComo.com.br explicamos a você algumas dicas para saber como tirar riscos de um fogão vitrocerâmico.

Vai precisar de:
  • Pasta de dentes
  • Amoníaco
  • Produto de limpeza para metal
  • Bicarbonato de sódio
  • Algodão
  • Panos de algodão
Passos a seguir:
1

Começamos com um dos truques mais usados, o de aplicar pasta de dentes. Este truque costuma funcionar para pequenos riscos não muito profundos, mas pode dar um bom resultado dependendo do caso. Coloque uma pequena quantidade de pasta de dentes branca em um pano de algodão, esfregue a área danificada até que o risco desapareça; pode repetir a ação se achar necessário. No final, use um pano limpo para eliminar os restos da pasta de dentes do fogão vitrocerâmico.

2

Outro conselho para eliminar riscos de seu fogão vitrocerâmico é usar uma solução de amoníaco. Misture meio litro de água com uns 20 ml de amoníaco, molhe um pano suave e esfregue em círculos sobre a área danificada. Repita o processo se considerar necessário até que o risco desapareça.

3

Outra forma de tirar riscos do fogão vitrocerâmico é usando um produto de limpeza de metais. Use uma pequena quantidade de creme de limpeza com um pano suave ou inclusive com discos de algodão. Antes de aplicá-lo na placa, faça um pequeno teste em uma área menos visível e veja se funciona; depois, espalhe a loção por toda a área deteriorada se for o caso. Quando esfregar por cima dos riscos faça-o com delicadeza e movimentos circulares.

Depois elimine os restos de produto com um pano úmido e limpo. Se depois de toda este procedimento continuar havendo riscos, pode aplicar de novo o creme com uma esponja suave.

4

Uma última solução caseira é usar bicarbonato de sódio. Misture o bicarbonato com água em partes iguais para criar uma pasta consistente e densa, mas que possa ser espalhada com facilidade por qualquer superfície; não deve ser seca porque poderia estragar o fogão vitrocerâmico. Aplique a pasta com um pano suave sobre o local e esfregue com cuidado. Depois elimine os restos da mistura de bicarbonato com um pano limpo até secar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar riscos de um fogão vitrocerâmico, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.