Como tirar slime da roupa

Como tirar slime da roupa

O slime, conhecido popularmente como geleca ou amoeba, é uma alternativa fantástica para entreter as crianças. Diante da oferta massiva de consoles, videogames e aparelhos tecnológicos, sempre atrativa para os menores, os pais tentam combatê-la com atividades que estimulem sua criatividade. Nesse sentido, o slime se tornou uma ótima opção para estimular as habilidades manuais.

Entretanto, enquanto as crianças brincam com o slime, ele pode grudar na roupa e deixar manchas. Como tirar amoeba da roupa? Quais são os métodos mais eficazes? Neste post do umCOMO te explicamos como tirar slime da roupa de forma prática e eficaz.

Como tirar slime da roupa

Quando você precisa desgrudar slime da roupa, seja por manchá-la ao fazer o slime ou ao brincar com seu/sua filho(a), a primeira coisa que você deve ter em mente é que se deixar o slime secar mais um pouco, poderá conseguir removê-lo mais facilmente. Você pode utilizar o seguintes métodos:

  1. Utilize uma espátula ou qualquer outra ferramenta fina que possa ser colocada entre a geleca e o tecido. Insira a espátula com cuidado e com movimentos suaves para não danificar o tecido da roupa, e pouco a pouco vá retirando os pedaços de slime.
  2. Aplique um produto de limpeza a seco, que pode ser facilmente encontrado em supermercados e drogarias, sobre a área da roupa com slime e deixe agir por alguns minutos, segundo o indicado na embalagem do produto. Assim você conseguirá que o slime desapareça e, se ficar algum resquício, utilize a espátula para acabar de removê-lo.
  3. Para estar seguro de ter eliminado por completo a mancha, você pode usar álcool de farmácia ou água oxigenada, pois são substâncias eficazes - mas não os utilize se a roupa for colorida!

Como tirar mancha de slime seco da roupa

Outro desafio na hora de tirar slime da roupa é quando ele fica tão seco, mas tão seco, que acaba ficando duro e manchando o tecido. Tudo o que você precisa nesse caso é seguir esses passos:

Materiais

  • Escova de dentes ou escova para roupa;
  • Detergente;
  • Água em temperatura ambiente.

Passos para tirar slime da roupa seco e duro

  1. Use uma taça ou copo e coloque em cima do pedaço de roupa manchado;
  2. Amoleça a geleca com água: deixe que ela atue ao redor da mancha por cerca de um minuto e repita esse passo;
  3. Uma vez que a mancha esteja mais mole, pegue a escova e tente tirar todo o slime possível da roupa;
  4. Molhe novamente com água em temperatura ambiente ou fria. Além disso, adicione o detergente;
  5. Use novamente a escova para remover completamente a mancha de amoeba ou slime;
  6. Lave a roupa com água fria para enxaguá-la bem.
  7. Observe com atenção se o slime desapareceu da sua peça de roupa e, se sim, você pode colocá-la para lavar normalmente. Caso contrário, repita os passos anteriores até que a roupa fique sem nódoas, pois pode ser que ela precise de um pouco mais de insistência caso o slime tenha ficado muito duro e seco.

Como tirar slime fresco da roupa

Como dito anteriormente, a melhor forma de tirar slime da roupa é quando ele está seco, pois se ele estiver mole e molhado, a tarefa é muito mais complicada. Muitas pessoas tentam remover a geleca no mesmo instante em que mancham a roupa, mas esse é um erro comum. Ao tentar remover o slime ainda úmido, o mais provável é que você piore a situação: a mancha ficará maior e afetará uma superfície maior da roupa. Por isso, te aconselhamos a não tocar no slime até que ele seque. Se você tem uma grande urgência em eliminar o slime, tente encontrar uma forma de secá-lo mais rápido, mas evite manipulá-lo antes. Dessa forma, para conseguir remover o slime molhado da roupa, recomendamos seguir esses passos:

  1. Se a quantidade de produto que ficou grudado no tecido for grande ou formar uma camada grossa, tente tirar o máximo possível com os dedos, mas sem esfregar, só apertando as partes que sobram, aquelas que não tocam diretamente o tecido. Não entanto, se a mancha for pequena ou se a camada for fina, o melhor é não mexer enquanto estiver molhado.
  2. Para que a geleca fique seca e dura com rapidez e você possa retirar a mancha o quanto antes, use alguma ferramenta que seque a mancha e acelere o processo. Por exemplo, você pode usar um secador de cabelo no modo de ar frio.
  3. Uma vez que consiga secar o slime, siga os conselhos explicados nas seções anteriores para obter de forma imediata os resultados que deseja.

Como tirar mancha de slime da roupa

Dependendo do tecido da roupa manchada, algumas manchas de slime podem permanecer mesmo depois dele ter sido removido. Então, como remover as manchas de slime da roupa mesmo após ter retirado todos os resquícios?

Antes de tomar uma decisão para removê-las, repita novamente os procedimentos explicados anteriormente para cada caso e coloque a roupa na máquina de lavar, observando se as manchas desaparecem totalmente ou não após a lavagem. Caso a mancha não tenha desaparecido por completo, você pode aplicar um produto removedor de manchas comercial ou alguma mistura caseira que seja eficaz para eliminar manchas. Você pode usar produtos como bicarbonato, limão, vinagre, álcool de farmácia ou água oxigenada, sempre que não for um tecido delicado. Por exemplo, aqui você pode aprender Como usar o bicarbonato para manchas e Como lavar a roupa com vinagre.

Mesmo assim, na hora de lavar a roupa e colocá-la para secar, tenha cuidado: se você colocar na secadora uma peça de roupa que tenha sido manchada por slime, esteja seguro de que você removeu a geleca por completo antes de ligar a secadora, já que caso contrário ele pode se agarrar ao tecido com mais intensidade, devido a temperatura elevada da máquina, e os problemas para tirá-lo posteriormente serão maiores.

Se mesmo assim ficarem algumas marcas de geleca, não desista. Você fez tudo o que era possível e, nesse momento, deve dar lugar aos profissionais. Procure uma lavanderia e peça conselhos para acabar de tirar o slime da sua roupa ou, diretamente, contrate os serviços da empresa para que ela resolva seu problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar slime da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.