Como tirar Super Bonder do sofá

Como tirar Super Bonder do sofá

O Super Bonder é um tipo de cola de bastante potente e que pode ser usado para consertar diversos objetos, sendo por vezes a forma ideal para salvar algo que quebramos e que parecia não ter mais solução. Justamente por ser bastante potente, o Super Bonder pode ser também a razão da criação de um problema quando acaba caindo em alguma superfície onde não deveria estar, já que a remoção da cola é bastante difícil de realizar e pode acabar estragando um objeto, principalmente quando se trata de algo feito de pano, já que a cola impregna entre os fios do tecido nos deixando sem esperanças de salvação. Mas, calma, existe solução e você já vai entender neste artigo do umCOMO sobre como tirar Super Bonder do Sofá!

Como tirar Super Bonder do sofá

A acetona, que é um tipo de álcool, pode ser uma boa solução na hora de como tirar Super Bonder do sofá de camurça. Antes de partir para a resolução, primeiramente é necessário prestar atenção na coloração do tecido, afinal, a acetona poderá desbotar se for de cor escura e, ainda que remova a cola, poderá deixar uma mancha bastante feia em seu sofá.

Como tirar Super Bonder com álcool

Caso você tenha um sofá de cor clara ou branco, siga os seguintes passos:

  1. Pegue um tecido também de cor clara, de preferência de um tipo que não deixe fiapos como um pano de prato, podendo também optar por um algodão branco;
  2. Molhe o tecido ou algodão em acetona e cuidadosamente passe em cima da parte prejudicada pela cola. Faça movimentos de forma que não espalhe ainda mais a cola;
  3. Vá tocando o pedaço do tecido ou o algodão, evitando assim que a parte já removida do Super Bonder volte a colar no tecido.

Se você perceber que a quantidade de cola é muita e que está difícil de removê-la, limpe a substância com água e um pouco de sabão, espere que seque em então continue o processo. A acetona é um produto que poderá desgastar o tecido, sendo assim, é melhor tomar cuidado e deixar que entre em contato com o sofá durante a menor quantidade de tempo possível. Além disso, com o tecido molhado é bastante difícil de enxergar onde tem e onde não tem mais cola grudada, então, uma pausa para secagem irá te ajudar a observar os pontos mais sujos.

Caso você tenha também se sujado com a cola, veja como remover Super Bonder da pele.

Dica: para evitar acidentes do tipo, principalmente se você tem animais de estimação ou crianças pequenas em casa, invista em uma capa para sofás. A capa não apenas protegerá o móvel contra acidentes, evitando marcas de cola e de comida, como também o protegerá contra sujeiras, além de ser muito simples de lavar.

Como tirar Super Bonder com água quente

Existe uma forma de tirar Super Bonder do sofá com água quente, entretanto, a dica é mais válida caso seja um sofá cuja capa esteja suja de forma que seja possível removê-la, sendo também uma ótima forma de tirar cola de outros tecidos como roupas.

A técnica da água envolve os seguintes passos:

  1. Em uma panela, esquente água até que comece a ferver;
  2. Com um tecido preferencialmente claro, esfregue a cola até que a água esfrie;
  3. Molhe novamente o tecido em água quente e repita o processo até que toda a cola tenha sido removida.

Caso você tenha alguma roupa suja de cola e queria saber como tirar Super Bonder de tecido, também é possível colocá-la direto na panela após o desligamento do fogo e deixar que o calor vá amolecendo a cola, então, é necessário esfregar para que a região danificada seja recuperada.

Para potencializar a remoção da cola, é possível utilizar também sabão de lavar roupa.

Importante: o processo de remoção deve ser feito com água quente, afinal, a cola não vai se dissolver na água, mas com amolecer com o calor.

Como tirar Super Bonder com lâmina

Se você quer saber como tirar cola Super Bonder de tecido ou de qualquer outra superfície que acabou danificada pela cola, uma das formas é remover a cola seca manualmente. Para isso, primeiramente é necessário deixar a cola secar e, se possível, colocar uma pedra de gelo em cima da região suja para endurecer ainda mais a cola.

Assim que tudo estiver pronto, utilize algum objeto como uma lâmina ou a ponta de uma colher para raspar a tinta, de forma que sairá em pedaços, tirando a parte grossa da cola. Já que a cola gruda pois entra também entre os fios do tecido, talvez seja necessário utilizar alguma solvente como a acetona para remover a parte mais fina. Caso utilize algo afiado como uma lâmina, tome cuidado para não acabar rasgando o tecido, afinal, estamos atrás de solução de um problema e não da criação de outro.

Se você for utilizar a técnica também para remover cola de tecidos soltos como roupas, em vez de utilizar a pedra de gelo também é possível colocá-la alguns minutos no freezer para endurecê-la.

Caso você tenha deixado a cola também cair em algum móvel e queira saber como tirar Super Bonder da madeira, essa é a melhor técnica e certamente removerá a cola da superfície sem causar problemas.

Como tirar Super Bonder com sabão

A forma mais simples de remoção de cola de tecidos é a lavagem comum. Sendo assim, pegue alguma escova (se a região atingida for pequena, é possível até mesmo utilizar uma escova de dentes) e esfregue-a, removendo assim a cola. Se possível utilize água quente para tornar mais efetivo o efeito da lavagem.

Importante: é necessário checar o tipo de tecido que compõe o seu sofá para saber se uma lavagem com água e sabão é possível, afinal, existem alguns tipo que apenas podem ser lavados a seco. Em caso de tecido delicado, o mais recomendável que é você leve o sofá até um profissional que saberá exatamente o que fazer para remover a mancha do seu sofá sem causar danos permanentes.

Veja mais em: Como tirar manchas do sofá

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar Super Bonder do sofá, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.