Como tirar tinta do piso

Como tirar tinta do piso

A aparição de manchas de pintura no solo é um dos incômodos mais habituais quando pintamos a casa ou algum cômodo. Antes de começar a pintar é primordial saber como eliminar as manchas de pintura do chão para resolver o problema com eficácia e rapidez, antes que a pintura chegue a penetrar muito e secar, principalmente nos chãos porosos, que podem requerer um tratamento distinto.

Ainda que quando você pinte a casa, você cubra o chão com papeis e outros elementos, os restos de tinta podem acabar afetando o solo em alguma parte com facilidade. Para conhece o modo de solucionar e descobrir como tirar tinta do piso, recomendamos que você siga lendo este artigo do umCOMO.

Como tirar tinta do piso poroso

Você deve conhecer em detalhes como tirar tinta do piso poroso ou de cimento, já que se trata de uma superfície que absorve as manchas de pintura e outras substâncias com muita facilidade. Para conseguir, você precisa de um produto específico como o ácido muriático, um produto que tira manchas de pisos porosos. Use da seguinte forma:

  1. Use óculos e luvas durante a limpeza do chão com este produto e siga as instruções indicadas pelo fabricante do produto.
  2. Aplique o ácido muriático e utilize um esfregão para espalhá-lo pelo chão, especialmente nas zonas mais afetadas pelas manchas de pintura.
  3. Espere alguns minutos para que o produto atue sobre a superfície.
  4. Finalmente, limpe o chão com água tíbia para retirar o ácido muriático e os restos da pintura. Talvez você tenha que esvaziar e encher o balde umas duas vezes para assegurar-se que retirou bem todos os restos de pintura e de ácido.

Esta é uma das melhores formas de assegurar-se da eliminação da pintura do chão, assim se você se pergunta como tirar tinta do piso da varanda ou área externa da casa, que seja de cimento ou outros materiais porosos, tome nota deste produto e aprenda mais sobre a limpeza e manutenção deste tipo de solo.

Como tirar tinta do piso de parquet

Para tirar tinta do piso de madeira ou parquet, é muito importante limpar as manchas imediatamente para que não sejam absorvidas e acabem se aderindo com maior força a madeira. Do contrário e, sobretudo, se deixamos que chegue a secar será muito mais difícil de removê-la do parquet. Descubra como tirar manchas de tinta do piso de parquet com os seguintes conselhos:

  • O tipo de pintura determinará o método para eliminá-la da superfície. Se é uma pintura elaborada com uma base de água, você poderá tirar com uma toalha limpa e água quente.
  • Por outro lado, se é feita com uma base de óleo, terá que recorrer a um solvente para remover tinta.
  • O uso de solventes com álcool implica ter máxima precaução com suas aplicação, já que têm a capacidade de destruir o acabamento da madeira.

Se você encontra manchas secas de tinta no parquet, despeje água quente para que se amoleçam e fiquem mais fáceis de remover. Neste caso, use uma esponja para esfregar os restos de pintura seca da superfície. Você também pode optar por uma faca afiada ou espátula caso as gotas sejam grandes, mas com cuidado para não danificar, riscar ou cortar a madeira. Se ao final do processo ainda houverem marcas no parquet, como cortes ou manchas brancas, o melhor será lixar a zona, pintar e envernizar novamente.

Como tirar tinta do piso de porcelana

Se as manchas de pintura estão em um piso de porcelana, no umCOMO te recomendamos que tome como guia estas instruções para tirar mancha de tinta do piso de porcelana. Você pode utilizar produtos específicos para o chão de porcelana, mas pontualmente porque são ácidos e podem danificar a superfície. Além do mais, são prejudiciais para a saúde em caso de superexposição, por isso, você terá que usar pontualmente e usar óculos, luvas e máscara para realizar o processo.

  1. Aplique água limpa no solo antes de jogar o produto químico. Desta forma, se previne a absorção excessiva dos compostos químicos no chão de porcelana.
  2. Durante a aplicação do produto, evite pressionar de forma que possa danificar o pavimento, sobretudo se você vai utilizar uma espátula para ir retirando melhor os restos de pintura.
  3. Siga as instruções do fabricante do produto e uma vez finalizado o tratamento, volte a aplicar água no solo para enxaguar e tirar os resíduos químicos de pintura.

Se no processo de pintura você também manchou a roupa, aprenda neste outro artigo como tirar mancha de tinta acrílica da roupa.

Outros conselhos para tirar mancha de tinta do chão

Depois de explicar os diferentes métodos para tirar tinta do chão em função do tipo de superfície, no umCOMO te deixamos mais algumas dicas de como manter o chão livre dessas manchas:

  • Nos casos em que o piso de porcelana esteja recém colocado, evite limpar a superfície com produto ácido. O cimento reage em contato com a acidez, impedindo que dê acabamento ao piso e provocando a deterioração do rejunte.
  • Tente eliminar as manchas de pintura com a maior rapidez possível para tratá-las em estado líquido. Assim, será muito mais simples de removê-las com água, um balde e um esfregão ou pano. Você também pode usar uma espátula de metal para raspar alguma mancha que esteja mais incrustada.
  • Quando as manchas sejam de pintura acrílica, plástica ou de látex, você necessitará uma mistura de detergente para limpar o chão e água quente, caso sejam recentes e o tipo de chão permita.
  • Para tirar do chão as manchas de verniz ou de esmalte sintético, opte por misturar solvente ou aguarrás com água e sabão. Se você não quer utilizar um produto tão agressivo para superfície, aposte em álcool com água e sabão.

Se você quer conhecer vários conselhos para manter o chão sempre limpo, aqui te contamos as melhores formas de eliminar outros tipos de manchas: como tirar ferrugem do piso e como tirar manchas de óleo e graxa do chão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar tinta do piso, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.