Remover as manchas do tecido

Como tirar tinta neon da roupa - melhores técnicas

Como tirar tinta neon da roupa - melhores técnicas

A tinta neon é uma ótima escolha para incrementar festas noturnas e, se antes era vendida apenas no conhecido formato de “tubinhos” que viravam pulseiras neon, hoje em dia a tinta é comercializada em diversas formas, sendo utilizada até mesmo na pele, cabelo e pinturas. Existem atualmente até mesmo "neon parties", festas temáticas neon onde os participantes se pintam com a tinta causando um efeito visual único. O que não mudou desde o início na tinta neon é sua alta capacidade de pigmentação que muito facilmente acaba manchando tecidos de uma forma que parece impossível desfazer, mas não é. Nesse artigo do umCOMO você aprenderá como tirar mancha de pulseira neon da roupa e salvar aquela peça que antes parecia perdida.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de tinta da roupa

Índice

  1. Como remover manchas menores ou ainda molhadas de tinta neon
  2. Como remover manchas grandes ou já secas de tinta neon
  3. Outras recomendações

Como remover manchas menores ou ainda molhadas de tinta neon

A tinta que brilha no escuro mancha a roupa por ter uma pigmentação extremamente forte para poder dar aquele efeito luminoso, ou seja, ao contrário de tintas mais comuns como a guache, a tinta neon não sai com água e lavagem comum na máquina de lavar, então, não tente realizar esses processos pois eles não funcionarão.

Caso a mancha de tinta neon seja recente e ainda esteja molhada, é possível removê-la com um pouco mais de facilidade, então, caso esse acidente aconteça, realize os processos de retirada de mancha o mais rápido possível, de preferência antes que a tinta seque. Aqui estão os primeiros passos para a retirada das manchas de tinta neon:

  1. Caso a mancha tenha sido causada por uma pulseira neon e não por uma tinta solta, procure vestígios de vidro e retire-os com cuidado.
  2. Pegue um balde, encha-o com água e 1 copo de sal de cozinha.
  3. Coloque a roupa manchada completamente dentro do balde e aguarde 1 hora.
  4. Retire sua roupa, torça-a, removendo o excesso de água e congele-a.
  5. Assim que sua roupa estiver congelada, lave-a normalmente na máquina de lavar ou no tanque com água e sabão. Não se esqueça de fazer uma lavagem separada de outras peças, pois durante o processo provavelmente a tinta sairá mais um pouco do tecido e aumentará seu problema, sujando todas as outras peças. Não faça a lavagem com água quente pois o calor da água é capaz de fixar a tinta ainda mais, tornando sua retirada ainda mais difícil.

A tinta muito provavelmente sairá dessa maneira, mas caso isso não aconteça, será necessário recorrer a outros métodos.

Como remover manchas grandes ou já secas de tinta neon

Se você já tentou o método acima e não funcionou ou caso a tinta já esteja seca, não se desespere, tinta neon é difícil de remover, mas ainda temos soluções! Vale dizer que ainda que sua mancha já está seca, é válido realizar o processo indicado para manchas molhadas, ele não retirará totalmente sua mancha mas ajudará a retirar parcialmente, tornando o processo abaixo mais fácil. Após realizar o processo com sal e a lavagem, espere a roupa secar e siga os seguintes passos:

  1. Embebede a região manchada da roupa com um clareador de roupas à base de oxigênio, deixe de um dia para o outro (ao menos 12 horas).
  2. Lave sua peça normalmente e deixe secar.

Caso você não tenha acesso a clareadores do tipo, tente a seguinte opção:

  1. Pegue álcool isopropílico, que pode ser adquirido em farmácias, e algodão.
  2. Embebede o algodão no álcool e passe em cima da mancha.

Dificilmente será possível remover a mancha logo na primeira tentativa usando álcool isopropílico, então, repita o procedimento e não se esqueça de utilizar um novo algodão, e não o já utilizado no primeiro procedimento pois ele terá resquícios de tinta, também não se esqueça de realizar o processo com bastante cuidado e delicadeza, sem espalhar a tinta pois isso apenas aumentará a mancha e, consequentemente, seu problema.

Outras recomendações

  • Evite usar roupas claras quando for entrar em contato com tinta neon, nesses tecidos a mancha de tinta fica mais visível.
  • Se sua roupa estiver manchada com tinta neon, evite que ela entre em contato com calor, isso ajuda a fixar a tinta no tecido.
  • Não use amônia ou substâncias similares pois elas são muitos fortes e danificarão o tecido acusando até mesmo furos.
  • Ao fazer a lavagem na máquina, leia antes as instruções de lavagem na etiqueta de roupa para evitar outros danos.

Sugestão: Agora que você já sabe como remover a tinta neon, veja aqui como fazer tinta neon e faça sua própria festa sem medo de manchar suas roupas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar tinta neon da roupa - melhores técnicas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Andréia
Muitíssimo obrigada! Manchei a camisa branca de linho caríssima do meu namorado numa festa dessas com tinta neon corporal no carnaval. Já tinha ido para lavanderia e aquela mancha amarela neon lá, intacta. Usei a técnica aqui descrita do sal e congelar, mesmo já tendo secado a tinta, e funcionou!! Saiu a mancha de primeira!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Andréia. Ficamos felizes em ajudar! Esperamos que você continue nos acompanhando! Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Layane
Então, eu estava usando um body de cor marrom clara quando usei aqueles pó néon e ficou uma mancha nele, o procedimento para tirar é o mesmo? Funciona nesse tipo de roupa sem danificá-la?
Albertina Cohen
Amei o Artigo mas gostaria que vcs me ensinassem a tirar manchas de urina a seco no colchão..Agradeço a atenção.
Albertina
Editor umComo.com.br
Como tirar tinta neon da roupa - melhores técnicas