Como transplantar plantas de interior

Como transplantar plantas de interior

As plantas em vasos, à medida que vão crescendo, necessitam de ser transplantadas para poderem ter mais espaço e desenvolverem-se corretamente. Além disso, o fato de se acrescentar um novo substrato e fertilizante irá ajudá-las a brilhar com mais esplendor. Isto tende a acontecer especialmente com plantas de interior, uma vez que tendem a estar sempre em vasos e, muitas vezes ainda no pequeno recipiente que traziam quando foram compradas. Para conseguir que as suas plantas fiquem mais bonitas e cresçam saudáveis, não perca este artigo de umComo.com.br sobre como transplantar plantas de interior.

Vai precisar de:
  • Planta para transplantar
  • Substrato para plantas de interior
  • Recipiente ou vaso
  • Água
Passos a seguir:
1

A melhor altura para transplantar aquelas plantas de interior que precisam é a primavera, uma vez que o aumento das horas do sol e as temperaturas mais elevadas fazem com que a maioria das plantas acelerem o seu crescimento.

2

Para transplantar as plantas corretamente deverá escolher um vaso ou recipiente com cerca de 5 ou 10 cm de diâmetro a mais que o anterior.

3

Deverá utilizar um substrato especial para plantas de interior, que poderá encontrar sem qualquer tipo de problema numa loja qualquer de jardinagem, florista, centro especializado ou lojas da área.

4

Acrescente alguns centímetros deste novo substrato no fundo do novo vaso ou recipiente.

5

Retire com muito cuidado a planta do vaso antigo para não danificar as raízes e coloque-a em cima da nova base de substrato.

6

Em seguida, preencha os lados do vaso com mais substrato sem pressionar excessivamente, assegurando-se que o novo nível da planta é igual ou ligeiramente maior ao que havia antes do transplante.

7

Por último, deverá regar a sua planta sem ficar encharcada, e deixar que continue crescendo em seu novo vaso.

Veja também: Como cuidar da palmeira-ráfia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como transplantar plantas de interior, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Compre terra específica para plantas de interior.