Como transplantar um bonsai

Como transplantar um bonsai
Imagem: miraqueflor.com.ar

Saber transplantar corretamente um bonsai é fundamental para que tenhamos uma árvore saudável e dure o maior tempo possível. Neste artigo de umComo vamos aprender como transplantar um bonsai de uma maneira fácil e eficiente. Antes de tudo, o primeiro que temos que saber são as datas ideais para fazer o transplante do bonsai. Há duas épocas para isso: outono e primavera. Continue lendo este artigo e encontrará toda a informação necessária.

Passos a seguir:
1

No outono, recomenda-se que só realizem o transplante do bonsai as pessoas experientes no tema, já que é necessário detectar quando a árvore parou seu crescimento radicular. Se decidirmos realizar nesta época e temos dúvidas, o melhor é fazê-lo com o outono já bem avançado.

2

Como dissemos anteriormente, se nunca fizemos um transplante, o melhor é fazer durante a primavera. Este período de tempo vai do meio de inverno até ao final do mesmo, mesmo antes de começarem a inchar-se de novo os brotos.

3

É importante saber como e quando transplantar um bonsai, já que esta técnica nos permitirá mantê-lo com vida. Quando notarmos que o crescimento da planta diminui, é um claro indicador para determinar que nosso bonsai precisa ser transplantado, já que provavelmente as raízes não têm espaço para continuar crescendo.

4

Outro indicador que nos dará uma pista para saber se o bonsai precisa de um transplante é seu substrato. Se começar a ficar amassado, quer dizer que está asfixiando as raízes. Alguns, como a pedra pomes, se degradam mais facilmente, por isso o transplante deverá ser mais regular.

5

Saber como transplantar um bonsai é relativamente simples, basta seguir uns simples passos. Começaremos desenredando as raízes e tirando a terra antiga. A seguir, encurtaremos as raízes do bonsai, para depois fixar com uns fios em seu novo vaso.

6

Durante o mês seguinte deveremos realizar cuidados exaustivos para nos certificar que não sofre nenhum dano: mantê-lo na sombra e regá-lo para que o substrato não fique seco em nenhum momento e, claro, não movê-lo do lugar até seu transplante seguinte.

7

Se vocês acabaram de adquirir um bonsai e querem ler mais artigos sobre esta planta, não percam os nossos artigos de como podar um bonsai e como cuidar de um bonsai.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como transplantar um bonsai, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.