Como tratar cochonilha na jabuticabeira

Como tratar cochonilha na jabuticabeira

A jabuticabeira, de nome científico Myrciaria cauliflora Berg.[1] é, assim como diversas outras árvores frutíferas, sujeita ao ataque de pragas como fungos e insetos. Quando temos infestações do tipo, acabamos por ganhar de brinde uma grande dor de cabeça, principalmente pela possibilidade de acabarmos por perder a espécie ou então pela possibilidade da praga acabar se espalhando e prejudicando outras plantas de nosso quintal. Uma das pragas encontradas na jabuticabeira a é a cochonilha que, por se fixar em folhas, é muito comumente encontrada nas mais diversas espécies vegetais, ainda que também ataque frutos, podendo prejudicar a produção[2].

Se você está sofrendo ataques desse inseto e precisa de uma ajudinha para de livrar da praga, aprenda como tratar cochonilha na jabuticabeira aqui nesse artigo do umCOMO.

Como tratar cochonilha na jabuticabeira

Dentre as que iremos apresentar, a primeira forma de acabar com cochonilha na jabuticabeira, é a mais simples e pode ser realizada por qualquer um sem causar problemas, já que envolve elementos que todos temos em casa.

Água e sabão

Para fazer essa mistura eficaz, você precisará apenas misturar 50 gramas de sabão com 5 litros de água quente, misturar até que formem uma solução homogênea, então, bastará pulverizar sobre a planta[3]. Ao espirrar esse inseticida natural de cochonilha em suas plantas, tome cuidado para que a solução atinja todas as regiões atacadas, já que as cochonilhas por vezes se esconder nos lados inferiores das folhas de forma a se tornarem um pouco difíceis de serem encontradas.

Dica: a solução apresentada funciona para acabar com cochonilha branca na jabuticabeira, mas também pode ter utilizada com outros tipos de cochonilhas e com infestações de lagarta na jabuticabeira, pulgões e piolhos[3].

Sabão e querosene

Quer acabar com cochonilha de carapaça na jabuticabeira? Apesar da dica dada acima de utilizar sabão com água ser comprovadamente eficaz, por vezes os métodos de como matar pulgões e cochonilhas precisam ser um pouco mais agressivos e utilizar produtos mais tóxicos porém também mais eficazes, como é o caso da querosene.

Para fazer a mistura, você precisará colocar 3 litros de água no fogo até ferver e adicionar 200 gramas de sabão até que ambos formem uma mistura homogênea. Após a mistura, tire tudo do fogo e adicione 4 litros de querosene, mexendo com paciência até que a mistura se torne novamente homogênea.[3]

Tome cuidado para apagar o fogo antes de adicionar o querosene pois trata-se de um produto inflamável[4] e que poderá causar acidentes caso não haja cuidado suficiente.

Se você tiver outras plantas que também estiverem sendo atingidas pela praga, não se preocupe pois também temos a solução em: como se livrar das cochonilhas das plantas.

Dica: a mistura é capaz de acabar com cochonilha de cera na jabuticabeira assim como outros tipos de inseto que estiverem nas folhas de suas plantas, o que pode ser ótimo para destruir outras praga mas que requer atenção para não ter destrutivo também para insetos benéficos a seu jardim.

Macerado de samambaia

Se você quer saber como matar cochonilha de raiz, saiba que a resposta para a solução pode ser mais simples do que se imagina. Algumas substâncias produzidas pelas plantas são inseticidas naturais, funcionando como um mecanismo própria da planta para combater pragas[5]. Tendo em vista o afirmado, podemos utilizar algumas substâncias extraídas de outra plantas para acabar com cochonilha verde, cochonilha no manjericão e qualquer outro tipo de infestação que tivermos, bastando conferir qual produto funciona com o que.

Se você quer saber como matar cochonilha usando a receita, bastará colocar 500 gramas de folhas de samambaia em 1 litro de água e deixá-las repousando por um dia, pós, você deverá ferver a mistura e diluir o litro em 10 litros de água[3].

Além de servir para o controle de cochonilha preta e de outros tipos do inseto, o macerado de samambaia também será útil na eliminação de pulgões e ácaros.[3]

Se você estiver com broca na jabuticabeira ou com algum outro tipo de praga em sua casa, não se desespere e veja também como acabar com pragas no jardim.

Como surgem as cochonilhas

As cochonilhas se espalham de forma natural seja pelo vento ou carregadas no corpo de espécies selvagens como pássaros, afinal, trata-se de insetos que são capaz de se prender, ainda que de forma pouco intencional, em penas e patas de animais que passarem por perto.

Após serem carregadas, as cochonilhas se adaptam muito facilmente ao novo ambiente, o que torna fácil uma infestação com o inseto. Além do fácil contágio que pode ocorrer em suas plantas, a praticidade com a qual as cochonilhas vão de um local para o outro também significam que não existem meios de evitar a praga, sendo necessário apenas que fiquemos de olho para tratar do problema quando ocorrer.

Uma dica para saber se existe alguma praga em sua planta é observar se você está com sua jabuticabeira melada, afinal, os insetos que atacar a planta acabar por fazer com que o néctar dos frutos saia e suje o tronco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar cochonilha na jabuticabeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. JESUS, de N.; MARTINS, A. B. G.; ALMEIDA, E. J. de; LEITE, J. B. V.; GANGA, R. M. D.; SCALOPPI JUNIOR, E. J.; ANDRADE, R. A. de; MOREIRA, R. F. C. Caracterização de quatro grupos de jabuticabeira, na condições de jabuticabal - SP. Revista Brasileira de Fruticultura, Vol. 26, Nº 3, pp. 482-485, Jaboticabal, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbf/v26n3/23150.pdf. Acesso em: 26/07/2020.
  2. Pragas. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: http://www.ceinfo.cnpat.embrapa.br/arquivos/artigo_2313.pdf. Acesso em: 26/07/2020.
  3. Soluções Alternativas para o Manejo de Pragas e Doenças. Grupo Temático de Práticas Ambientais Sustentáveis - Projeto doces Matas, Universidade Estadual de São Paulo. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/caldas_naturais.pdf. Acesso em: 26/07/2020.
  4. Querosene - Ficha de informação de segurança de produto químico. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://sites.ffclrp.usp.br/cipa/fispq/Querosene.pdf. Acesso em: 26/07/2020.
  5. JESUS, E. M. de; AMARAL, A. R. do; BORSATO, A. V.; ANDRADE, R. de M. de A. de; ZANELLA, M. S.; REIS, R. C. A. Inseticida artesanal orgânico de contato, a base de pimenta, em sistemas de produção agrícola no Assentamento Tamarineiro II Sul, Corumbá, MS. Cadernos de Agroecologia, Vol. 7, Nº 2, 2012. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/105152/1/127.pdf. Acesso em: 26/07/2020.