Como tratar manchas pretas nas folhas das plantas

Como tratar manchas pretas nas folhas das plantas

As plantas, assim como as pessoas, são afetadas por doenças que em alguns casos pode levar à morte. Nenhum diagnóstico, seja de pessoas, seja de plantas, é simples de ser dado. É por isso que é importante prestar atenção aos sinais. Se a sua planta apresenta pontinhos ou manchas pretas nas folhas, significa que alguma coisa não vai bem com a saúde dela, ela provavelmente está contaminada por uma patologia que é conhecida como Doença da Mancha Preta nas Folhas. Mas, nem tudo está perdido. Para te ajudar a salvar a sua plantinha o umCOMO ensina como tratar manchas pretas nas folhas das plantas.

Passos a seguir:
1

A qualquer sinal de manchas pretas ou pontinhos escuros nas folhas das plantas é importante que você aja o quanto antes para evitar que a enfermidade se alastre, contamine outras folhas e possivelmente mate a planta. Não espere essa mancha aumentar para entrar em ação.

2

Em alguns casos isso pode não ser possível, mas o ideal é que você tente identificar a causa das manchas pretas nas folhas das plantas. As manchas pretas em folhas podem ser causadas principalmente por fungos e bactérias. Sendo que os fungos são mais incidentes.

Mais de mil espécies diferentes de fungos podem ocasionar as manchas pretas nas folhas das plantas. Os mais comuns são espécies de fungos favorecidas por umidade e temperaturas amenas. Roseiras, pé de tomate, plantas não floríferas e plantas ornamentais rasteiras estão mais suscetíveis à proliferação de fungos. No entanto, o tratamento básico para a maioria dos fungos é o mesmo.

Já as bactérias, ainda que menos comuns, têm uma tendência a se proliferar em folhas de plantas frutíferas.

3

Quando as manchas pretas nas plantas estão em folhas isoladas, é importante que elas sejam removidas. Realize uma poda cortando as folhas que apresentam as manchas pretas, descarte as folhas no lixo comum para não contaminar o solo e após o corte, desinfecte as ferramentas para não correr o risco de contaminar outras plantas.

4

Após se livrar dessas folhas doentes, sua planta deve ser tratada com alguma solução para combater os fungos. Existem diversas fórmulas e combinações com essa finalidade. Algumas delas são:

  • Chá de camomila frio e bem concentrado
  • Duas partes de água para uma parte de leite de vaca (1 vez por semana)
  • Óleo de neem (1 ou 2 vezes por semana)
  • Enxofre molhavel (seguir instruções)
  • Fungicidas
5

Utilize um borrifador e respingue sobre as folhas conforme a periodicidade descrita acima. Se você optou por fungicidas para tratar manchas pretas nas folhas das plantas, dê preferência aos orgânicos e siga as instruções de uso do rótulo.

6

Se você conseguiu identificar que a causa das manchas pretas nas folhas das plantas é bacteriana, fertilizantes e nutrientes podem ajudar a planta a ficar mais saudável. Os sprays bactericidas não têm eficácia garantida mas podem ser testados.

Se a planta não apresentar melhoras com essas soluções, deve ser descartada.

7

Quando você já tiver realizado todo o procedimento, periodicamente varras as folhas na base da planta para que não retenham umidade e não se tornem um ambiente ideal para fungos. Na hora da rega, molhe o solo diretamente e não as folhas e preste atenção na umidade do solo.

Além dos fungos, as manchas pretas também podem indicar a presença de pulgões. Se esse for o caso, saiba como eliminar pulgões nas plantas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar manchas pretas nas folhas das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Não utilize as folhas infectadas como adubo. Elas devem ser descartadas no lixo comum para que os micro-organismos não infectem o solo ou outras plantas
  • As manchas pretas nas folhas das plantas também podem aparecer como um sintoma de poluição das cidades. Para esses casos, a única solução é plantar espécies resistes à poluição