Partilhar

Como usar amarelo na decoração

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como usar amarelo na decoração
Imagem: pinterest.com

O amarelo é uma cor vibrante que alegra qualquer ambiente, e foi pensando nisso que criámos este artigo umComo.com.br acerca de como usar amarelo na decoração de espaços interiores! Por ser uma cor que motiva à energia, inspira à criatividade e ao optimismo, geralmente à aplicada na sala de estar, mas você pode utilizá-la para decorar qualquer outro cômodo da sua preferência. De forma a não sobrecarregar o ambiente, é importante saber como combinar o amarelo e que elementos usar nesta cor, dicas que apresentamos em seguida. Continue lendo para as descobrir!

Combinando as cores

O amarelo é uma cor que vai bem com quase todas as restantes, pelo que a escolha vai depender do seu gosto. Para o ajudar, pode sempre recorrer ao círculo de cores e encontrar as que melhor se ligam com o amarelo - neste caso serão os tons próximos da cor complementar, que é o roxo.

As cores análogas do amarelo (laranja e vermelhos), não contrastam muito com ele, pelo que deverão ser deixadas de parte. Caso contrário elas tornariam o espaço demasiado "quente" devido à sensação visual que proporcionam.

Não se esqueça também de comparar o amarelo com cores neutras, como o bege e marrom, bem como com branco, preto e cinza. Decida quais as melhores combinações de acordo com o seu gosto pessoal!

Como usar amarelo na decoração - Combinando as cores
Imagem: canalmasculino.com.br

Amarelo e roxo

A combinação amarelo e roxo é muito popular em casamentos, mas você também pode usá-la na decoração de sua casa, se gostar!

O contraste entre as duas cores é bem grande, dado que se tratam de cores complementares, mas será precisamente isso que conferirá personalidade e atitude ao cômodo! Por esta razão prefira combiná-las com mobiliário e paredes em cores neutras e sóbrias, como o cinza.

Como usar amarelo na decoração - Amarelo e roxo
Imagem: fashion-isha.com

Amarelo total

Se você é verdadeiramente fã de amarelo, irá adorar esta sugestão: usar os diferentes tons de amarelo, quase exclusivamente, na decoração de um ambiente, como na imagem ao lado.

O resultado é bem vibrante, certo? Com certeza qualquer pessoa se sentirá muito mais energética e animada ao entrar num cômodo tão amarelo! Porém, para não parecer que você, subitamente, espalhou tinta amarela em tudo o que a vista alcança, inclua alguns pormenores de cores neutras, como o branco, marrom e cinza.

Como usar amarelo na decoração - Amarelo total
Imagem: freshome.com

Amarelo em pormenores

Se, por outro lado, você quer usar amarelo na decoração mas moderadamente, a solução é optar por pormenores nessa cor. A imagem ao lado nos apresenta um excelente exemplo desta dica.

Ao usar o amarelo em pormenores decorativos (quadros, jarras, almofadas, esculturas, flores, etc), você cria a possibilidade de dar destaque a outras cores da sua preferência, lembrando que, apesar de tudo, elas devem combinar bem com o amarelo.

Como usar amarelo na decoração - Amarelo em pormenores
Imagem: housetohome.co.uk

Amarelo no mobiliário

Ao escolher mobiliário amarelo para incluir em determinado cômodo, você estará criando um ambiente moderno, artístico e jovial!

Pinte ou adquira mobiliário em amarelo e essa peça, além de quebrar a monotonia, se tornará o destaque do cômodo, sobretudo se os restantes itens forem de cores sóbrias. Mas você também pode colocar esses móveis coloridos em um ambiente já em si colorido, para um resultado mais interessante e arrojado.

Como usar amarelo na decoração - Amarelo no mobiliário
Imagem: biancazibettieanahamilton.wordpress.com

Amarelo na parede

Você pode ainda usar amarelo na decoração limitando essa cor a uma única parede, como na imagem ao lado que apresentamos como exemplo.

Esta opção anima o ambiente e permite-lhe jogar com outras cores na decoração, incluindo itens em amarelo também ou nem por isso. O interessante de ter uma parede pintada de amarelo é que, por mais monótonas que sejam as peças presentes nesse cômodo, ele não será aborrecido porque apresenta uma cor bem vibrante em destaque.

Como usar amarelo na decoração - Amarelo na parede
Imagem: icuaw.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar amarelo na decoração, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Consulte sites e revistas de decoração para se inspirar.

Escrever comentário sobre Como usar amarelo na decoração

1 comentário
gilza pires
Excelente dica.
Sara Silva
Olá Gilza, obrigada!

Como usar amarelo na decoração
Imagem: pinterest.com
Imagem: canalmasculino.com.br
Imagem: fashion-isha.com
Imagem: freshome.com
Imagem: housetohome.co.uk
Imagem: icuaw.com
1 de 7
Como usar amarelo na decoração

Voltar ao topo da página