Como usar amoníaco na madeira

Como usar amoníaco na madeira

O amoníaco é um ótimo produto de limpeza para a casa mas, ao contrário de outros produtos, é natural e não causa irritações na pele nem danifica os materiais, sempre que utilizado corretamente. O aroma do amoníaco é forte, por isso muitas pessoas não o toleram, mas se não for o seu caso, pode utilizá-lo para limpar as superfícies de madeira da sua casa pois é perfeito para isso e não estraga. Deve diluir sempre na água para não ser perigoso para a saúde, pois poderia irritar as mucosas; também deve ser utilizado sempre em lugares ventilados. Em umComo.com.br queremos ensinar a você como usar amoníaco na madeira e deixar assim seus móveis nas melhores condições.

Passos a seguir:
1

O amoníaco é um desinfetante e produto de limpeza potente mas deve ser utilizado da forma correta para não provocar problemas respiratórios ou irritações. Para isso deve ser misturada 1 parte de amoníaco com 4 partes de água.

Esta medida é completamente eficaz para a limpeza da madeira e sem perigo para a saúde. De qualquer forma, o amoníaco tem um cheiro muito penetrante e forte, por isso deve ter certas precauções para o seu uso.

Evite mexer no amoníaco com as mãos, use sempre luvas. Apesar de que diluído não provoque irritações, algumas pessoas sensíveis podem sofrer dermatite de contato se a pele não estiver habituada a esta substância. Também não deve utilizar a mistura de amoníaco e água em lugares pequenos e sem ventilação, pois trata-se de um elemento irritante devido ao seu cheiro tão penetrante.

Em umComo damos alguns conselhos para usar o amoníaco para limpar.

2

O amoníaco é útil e seguro como produto de limpeza da madeira mas alguns acabamentos, como tintas ou vernizes especiais, podem descolorir com o uso do amoníaco. Para evitar problemas com os móveis ou objetos de madeira de sua casa é recomendável que realize primeiro um teste para descartar que o amoníaco cause este efeito.

Aplique um pouco do produto impregnado em um pano, em uma parte escondida do móvel, para conferir se o amoníaco modifica a cor. Em caso afirmativo deverá utilizar um produto de limpeza suave, específico para madeira e no acabamento em questão.

3

Para aplicar o amoníaco na superfície a tratar deve ser cuidadoso, pois a madeira é delicada e é preciso evitar expô-la ao excesso de umidade. A umidade pode provocar o crescimento de mofo na madeira e modificar a sua estrutura, provocando a sua expansão ou deformação.

Molhe um pano na mistura de amoníaco com água e escorra para evitar que tenha um excesso de umidade. Aplique sobre a superfície e enxágue depois com um pano úmido muito bem escorrido.

Em umComo revelamos a você 10 usos do amoníaco para que saiba todas as formas de usar este produto.

4

Seus móveis de madeira que se encontram no exterior ou em quartos fechados com muita umidade podem pegar mofo e estragar. Para resolver o problema pode recorrer ao amoníaco.

Umedeça um pano com amoníaco pouco diluído e esfregue com força nas partes com mofo. Repita até que o pano fique limpo. Verá como recupera sua aparência habitual e poderá desfrutar dos seus móveis por mais tempo.

Em suma, o amoníaco é um produto de limpeza forte e eficaz para as superfícies de madeira, mas deve ser utilizado corretamente para evitar problemas.

Confira também estas dicas para tirar o cheiro a mofo dos armários.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar amoníaco na madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.