Como usar amoníaco para lavar a roupa

Como usar amoníaco para lavar a roupa

Se há um produto estrela para a limpeza de casa, ele é sem dúvida o amoníaco. É eficiente, eficaz e econômico, por isso se converteu em um dos remédios mais populares na eliminação de manchas. No entanto, existem certas pessoas reticentes em usá-lo, devido ao seu forte cheiro e sua toxicidade. Mas sabia que um dos melhores usos do amoníaco (e um dos mais seguros) é o seu grande poder para eliminar as manchas dos tecidos?

Em umComo.com.br queremos dar a você mais detalhes sobre o produto que tira mais manchas. De seguida vamos explicar como usar o amoníaco para lavar a roupa. Lembre-se de usá-lo sempre em lugares ventilados e evitar o contato direto com a pele para não sofrer irritações. Tome nota!

Passos a seguir:
1

Antes de começar a manipular o amoníaco com a sua roupa, lembre-se de alguns conselhos básicos. Em primeiro lugar deve ser consciente de que, utilizado em grandes doses, este produto pode causar irritação na garganta, nas vias respiratórias, na pele e nos olhos, por isso é muito importante prestar atenção nas quantidades e manipulá-lo em lugares ventilados.

Por outro lado, para evitar o aparecimento de bolhas na pele, é totalmente aconselhável manipulá-lo sempre com luvas. Por último, evite misturar amoníaco com água sanitária, pois sua combinação produz um gás muito tóxico: a cloramina. Apesar de ter em consideração todos estes avisos, não deve ter medo de utilizar amoníaco para lavar a roupa, pois é um produto eficaz e muito eficiente, sempre que for usado de forma adequada.

Em umComo contamos para você como usar o amoníaco para limpar.

2

A sua roupa tem manchas impossíveis? Desodorante, sangue, ovo ou urina, assim como alimentos como o curry, o ovo, a mostarda ou outros molhos ou alimentos com pigmentos amarelos. Todas elas podem originar problemas para deixar a sua roupa como se fosse nova, mas o amoníaco poderá com todas.

Para descobrir o seu efeito tira-manchas, deverá apenas diluir a metade (50%) em água, molhar um pano com a mistura e esfregar diretamente na mancha. Se as manchas forem rebeldes, adicione sabão à mistura de água e amoníaco. Depois pulverize diretamente sobre a mancha e deixe atuar por alguns minutos antes de enxaguar. Suas roupas ficarão livres de manchas rapidamente.

3

Para limpar a sua roupa mais delicada, também pode utilizar amoníaco. Lembre-se que alguns tecidos são recomendáveis lavar a mão, por isso se tiver alguma roupa similar, deixe-a de molho e adicione uma colher de chá de amoníaco. Durante o tempo em que tiver a roupa mergulhada no produto, ele removerá as manchas e, ao mesmo tempo, ajudará você a suavizar as peças e revigorar as suas cores. Experimente!

4

Se quiser limpar roupa de lã, deverá colocar de molho suas peças (camisetas, cachecóis, jaquetas...) e adicionar uma colher de sopa de amoníaco. Depois, lave-as à mão. Se quiser lavar cobertores de lã, deverá deixá-los de molho uma noite inteira e adicionar na água 4 colheres de sopa de amoníaco para conseguir um efeito melhor.

Após deixar de molho, torça para eliminar a água e deixe secar. Lembre-se que com este produto, além de eliminar as manchas, conseguirá suavizar o tecido e, no caso da lã, evitar que endureça.

5

Trabalha em uma fábrica e sua roupa sempre se mancha de gordura? O melhor remédio para limpar a roupa do trabalho é o amoníaco. Coloque as roupas de molho e adicione na água um quarto de xícara de amoníaco. Deixe que a mistura atue por umas duas horas e depois lave a roupa normalmente. Se tiver manchas localizadas, leve a cabo o primeiro passo antes de colocar a roupa de molho (esfregue a mancha diretamente com amoníaco diluído pela metade em água).

6

Para jaquetas, ternos ou vestidos delicados, ou seja, tudo aquilo que levaria a uma lavanderia, pode economizar dinheiro se usar amoníaco. Para este tipo de roupas aconselhamos utilizar este remédio em casos de manchas muito localizadas. Para evitar danificar o material faça um pequeno teste em alguma parte da roupa que não se veja; se deteriorar, não corra mais riscos.

Se o tecido se mantiver em perfeito estado, dilua 50% de amoníaco em água, mergulhe um pano seco e depois esfregue a mancha. Depois deixe secar ao ar livre. Recomendamos colocar sob a roupa uma toalha ou um pano grosso para que absorva o excesso de produto.

7

O amoníaco diluído pela metade em água também é um bom remédio para limpar os colarinhos amarelos e encardidos. Adicione a mistura sobre a roupa e esfregue suavemente com a ajuda de uma escova de cerdas suaves, como uma escova de dentes ou de unhas. Notará a sua eficácia!

8

Outro ótimo uso do amoníaco é para lavar toalhas, principalmente se estiverem cheirando a umidade ou mofo. Deverá colocá-las simplesmente na máquina de lavar e limpar com o programa habitual. No ciclo de enxágue, adicione uma xícara de amoníaco para que a lavagem seja mais eficaz. Não recomendamos utilizar amaciante pois o amoníaco já ajudará a suavizar as toalhas. Quando o programa de lavagem acabar, deixe secar diretamente ao sol ou coloque na secadora à temperatura mais alta.

Em umComo revelamos a você os 10 usos do amoníaco para que saiba tudo o que pode fazer com este produto.

9

Lembre-se que o amoníaco é um produto com muitos usos, ajudando a deixar a sua roupa e seus tecidos limpos e suaves. Não hesite em usá-lo para remover as manchas mais difíceis. Notará os resultados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar amoníaco para lavar a roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.