Partilhar

Como usar as cores na decoração de interiores

Imagem: hogartotal.imujer.com

Uma correta e atrativa decoração de interiores baseia-se, fundamentalmente, numa adequada combinação de cores. De fato muitos profissionais da área, para elaborarem uma boa seleção, recorrem a determinadas regras fundamentais presentes na roda das cores ou círculo cromático. Com elas estabelecem combinações de cores que resultam e contribuem para criar um determinado estilo para cada um dos cômodos de casa. Essas combinações ajudam também a orientar a compra dos móveis e elementos decorativos acertados, criando harmonia visual. Descubra as regras neste artigo umComo.com.br, bastante útil para saber como usar as cores na decoração de interiores!

Também lhe pode interessar: Como usar amarelo na decoração
Passos a seguir:
1

De entre os tipos de combinações de decoração relacionadas com cores encontramos a monocromática, uma forma segura de acertar sem arriscar demasiado. Baseia-se na seleção de uma determinada cor base e seus diferentes tons e intensidades. Por exemplo: se escolhermos a cor lilás como predominante, poderemos usar um tom mais claro, violeta, ou mais escuro, roxo, de forma a criar contraste. O ideal, sobretudo se o espaço for pequeno, é combinar também branco e tons neutros.

Como usar as cores na decoração de interiores - Passo 1
Imagem: decorablog.com
2

A combinação por analogia é uma outra forma de dar cor a um cômodo recorrendo a nuances de cor bonitas e suaves. Esta técnica consiste em reunir três cores que estejam próximas na roda cromática, ou seja, ao lado umas das outras. Com elas se cria uma grande harmonia no espaço e uma decoração bem cativante. Se usarmos, por exemplo, o amarelo como cor primária, deveremos combiná-lo com tons laranja e verdes.

Imagem: estiloambientacion.com.ar
3

De todas as combinações de decoração, a opção mais chamativa e que consegue transmitir mais vida a um cômodo é a que tem como base as chamadas cores complementares. Na roda cromática estas estão situadas "frente a frente" e, quando combinadas em decoração, resultam muito bem. Entre elas encontramos as combinações vermelho-verde, azul-laranja e amarelo-violeta. Como se pode ver na imagem, uma boa ideia é comprar móveis como poltronas, puffs e têxteis destas cores mais vivas e complementá-las com cores mais claras nas paredes e no restante mobiliário, atribuindo assim mais luminosidade ao espaço.

Imagem: arkiplus.com
4

Uma das questões com que nos deparamos no momento de decorar o interior de nossas casas é como escolher as cores que combinem com a mobília que já temos. De forma geral podemos nos guiar por estas dicas que não falham:

  • Se temos móveis de madeira de tons claros, podemos combiná-los com tons mais escuros e frios de forma a criar contraste;
  • Quanto a móveis escuros é preferível escolher tonalidades claras para as paredes e cores quentes para os elementos decorativos.
  • O mobiliário de aspeto moderno e de cor branca, negra, cinza ou marrom exige que as paredes criem um contraste perfeito de forma a realçá-lo. No entanto, se a ideia é decorar um espaço em estilo minimalista bastará adequar essas cores entre si, como a combinação preto-branco, que está muito na moda atualmente.
5

São muitas as combinações de cores que você pode criar para decorar os cômodos de sua casa, mas se tiver como referência estas regras decerto que o resultado final não o irá decepcionar!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar as cores na decoração de interiores, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como usar as cores na decoração de interiores

3 comentários
Andréia
Olá. As paredes da minha sala são lilás, sofá cinza, gostaria de sugestão de que cor de poltrona usar. Obrigada
Alberto
Sou leitor do seu blog e admiro muito o trabalho que você promove com seus artigos e análises.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Alberto, fico muito contente ao saber isso! Espero que continue acompanhando os artigos de umComo.com.br!
Angela
Tenho uma sala de entrada pequena e não sei como decorar, e meu esposo quer fazer dela uma sala de som, nela se encontra um sofá muito bonito e confortável vermelho, só que a largura dele é a da sala, pensei em comprar um Rack pequeno para colocar o som e colocar um tapete bege, pois, o piso é branco a parede também, mas, tem uma das parede que é amarelo queimado. Por favor me deem uma dica. Obs. quando abre a porta é a primeira que vê.

Imagem: hogartotal.imujer.com
Imagem: decorablog.com
Imagem: estiloambientacion.com.ar
Imagem: arkiplus.com
1 de 4

Voltar ao topo da página