Como usar creolina para acabar com pulgas

Como usar creolina para acabar com pulgas

É muito comum que as pulgas ou carrapatos passem a afetar mais os cachorros, o que faz com que a presença desses insetos aumente também na sua casa. E não é necessário que os animais estejam em estábulos e fazendas para serem afetados por esses pequenos insetos. Na cidade, o contágio também pode ocorrer. Além disso, não são só os animais de estimação que trazem pulgas para a casa. Outros fatores, como falta de higiene adequada, também criam um terreno fértil para elas.

Entre os remédios usados para eliminá-las, está a creolina para pulgas. Um produto que deve ser usado da maneira certa para não causar problemas na saúde humana ou em animais de estimação. No umCOMO, vamos te explicar como usar creolina para acabar com pulgas e para que serve creolina.

Para que serve creolina?

Apesar do pequeno tamanho das pulgas, é difícil acabar com elas. É por isso que são necessários produtos específicos para eliminá-las. Dentre eles, um dos mais utilizados é a creolina, que é um desinfetante natural.

Este produto é extraído pela destilação seca da madeira, extraindo dos vapores que são produzidos neste processo o aguarrás vegetal, ou essência de terebintina. O resíduo que sobra é um tipo de massa de cor escura, muito semelhante a um xarope, embora seu nome varie porque é creosoto.

Esta substância é formada por fenol, ou ácido fenólico, e cresol, ou ácido cresil, o que lhe confere um grande poder de desinfecção que é usado em muitos produtos, como os utilizados para matar pulgas e creolina para matar carrapatos. Esta é a base da creolina, que pode ser comprada em farmácias ou lojas especializadas sob diferentes marcas.

Como usar creolina para pulgas: precauções

Embora a creolina seja um desinfetante natural, é necessário ter muito cuidado para usar creolina, pois ela possui um nível de toxicidade que vai além dos estragos no sistema respiratório que podem ser causadas pelo seu forte odor.

O principal problema está nos fenóis, que são sua parte mais tóxica. Entre suas consequências para a saúde estão os problemas gastrointestinais, além de produzir problemas hepáticos ou renais, como escurecimento da urina e, inclusive, neurológicos. Também é possível ter anemia hemolítica. Normalmente, esses problemas são produzidos quando a creolina entra em contato com a pele.

O mais aconselhável, sempre que for usar creolina, é usar luvas de borracha, óculos de proteção e uma máscara. Além disso, é bom usar roupas que não são usadas com frequência e que você não se importaria de jogar fora se ficarem manchadas. Se você puder, é melhor colocar um macacão de borracha na hora de usar creolina.

Como usar creolina para acabar com pulgas: prepare o ambiente

Antes de usar creolina como inseticida para pulgas, é importante descobrir qual é a fonte de origem das pulgas, além de localizar seus ovos. Caso contrário, você nunca conseguirá acabar com pulgas com creolina, o que já é difícil por si só devido ao seu pequeno tamanho e sua capacidade de se esconder. Desta forma, na presença de pulgas, estes passos devem ser seguidos antes de usar a creolina para pulgas:

  1. Faça uma limpeza profunda desse espaço específico e da casa em geral.
  2. Preste especial atenção aos estrados da cama e aos colchões, roupas de cama ou outros tecidos da casa, bem como tapetes e sofás, porque as pulgas gostam muito deles. Se algum artigo estiver muito infectado, o melhor é jogá-lo diretamente.
  3. Se houver animais em casa, você também terá que remover as pulgas deles e limpar muito bem todas as áreas que esses animais costumam frequentar. Não se esqueça que estes insetos se alimentam do sangue dos nossos animais de estimação, por isso é comum que as larvas estejam onde os animais se deitam.

Essa limpeza deve ser feita com produtos e sabões desinfetantes, e você também pode aspirar os tecidos e utilizar um aspirador.

Leitura complementar: Como acabar com pulgas no quintal de terra

Como usar creolina para acabar com pulgas: passo a passo

Uma vez que a limpeza tenha sido feita, é hora de aplicar a creolina para acabar de vez com as pulgas. Em geral, quando o produto é comprado em estabelecimentos comerciais, já vem com indicações para seu uso na bula da creolina, que podem variar dependendo do nível de fenóis. A utilização não será a mesma para usar a creolina para limpar uma casa, desinfetar um estábulo de cavalos ou usar creolina para matar carrapatos, por exemplo.

Como usar creolina

De toda forma, podemos fornecer algumas instruções genéricas de uso deste produto para acabar com essas inquilinas tão incômodas e que não queríamos hospedar em nossas casas:

  1. Prepare a solução com o produto: o mais comum é misturar a creolina com um pouco de água. Normalmente, cerca de 10% de água, mas é importante ler as instruções na bula da creolina porque, se a mistura não for feita corretamente, perderá a efetividade.
  2. Escove: essa solução deve ser aplicada em toda a área afetada que for uma superfície firme, o que pode ser feito com a ajuda de escovas, esfregões ou esponjas, entre outros utensílios. Não se esqueça que também deve ser aplicada em pisos, paredes e tetos.
  3. Tecidos: no caso de alguns tecidos, será conveniente fazer uma pulverização com o produto por todas as roupas de camas, edredons e tapetes.
  4. Deixe agir: na hora de usar creolina este produto precisa agir por dez minutos a meia hora no mínimo.
  5. Enxágue: depois de deixar a creolina agir, é o momento de enxaguar com água abundante para eliminar o produto.
  6. Ventile: antes de utilizar a casa ou espaço onde a creolina foi aplicada, é conveniente ventilar bem o ambiente para que o odor possa sair.
  7. Repita: é conveniente repetir este processo (desde a limpeza mais profunda até o uso da creolina) durante, pelo menos, 15 dias, ou até que não haja mais pulgas. Além disso, recomnedamos pintar as paredes e o teto dos cômodos afetados.

Com estas dicas sobre como usar a creolina para pulgas você poderá acabar com elas. Aqui no umCOMO, sempre recomendamos que você consulte com profissionais e especialistas a solução mais adequada se tiver esse problema em casa.

Veja também: Como eliminar carrapatos do ambiente

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar creolina para acabar com pulgas, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.