Partilhar

Como usar escadas na decoração

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar escadas na decoração

Engana-se quem acha que as escadas servem apenas como acessório para os reparos dentro de casa. Esse objeto pode fazer muito mais pela sua residência, ganhando na decoração de diferentes ambientes. Para se inspirar, veja como usar escadas na decoração com as dicas que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto e que podem ser úteis em todos os cômodos da sua casa ou apartamento.

Também lhe pode interessar: Dicas para decoração minimalista

Escadas na decoração de jardins e varandas

Uma das formas mais fáceis e comuns de usar escadas na decoração é transformando-as em um tipo de estante para vasos de plantas, como uma floreira vertical. Para tanto, basta abrir a escada, nesse caso, deve ser as que possuem modelo de V invertido e, em cada degrau, colocar um vaso, que pode ser das mais variadas espécies. Fica por sua conta.

Essa ideia combina super bem com escadas de madeira foras de uso. Se estiverem com a sua pintura desbotada podem receber uma cor clara para combinar com o seu jardim ou varanda. No entanto, é importante certificar-se primeiro de que ela esteja firme o suficiente para receber os vasos, que devem ser de preferência pequenos ou médios. Caso contrário, basta fazer os reparos necessários.

Como usar escadas na decoração - Escadas na decoração de jardins e varandas

Escadas na decoração da cozinhas e banheiros

As escadas podem receber uma grande variedade de utilidades dentro de casa, além da função tradicional que possuem, como se tornar uma prateleira para a cozinha. Nesse caso, basta colocar madeiras longas e estreitas entre ambos os lados da escada aberta. Assim, ela pode receber toda a variedade de utensílios, como pratos, panelas e mesmo eletro portáteis. Fica um charme em cozinhas com visual mais rústico e mesmo moderno.

Na cozinha, outra forma de usar a escada, no caso um modelo simples, com um lado só, é pendurando a mesma no teto. Com isso, os degraus podem servir para pendurar utensílios e mesmo a parte de cima pode ser usada para guardar bolsas, cestas e outros objetos que pertençam ao cômodo.

No banheiro, a escada pode ganhar a mesma função de prateleira, onde os degraus sirvam para colocar as toalhas. Mas é possível incrementar a escada adicionando cestos em cada degrau, assim, eles podem guardar ainda mais objetos, além de toalhas, xampus, cremes, desodorantes e outros. Nesse caso, é possível usar uma escada simples, com um lado apenas, devendo ficar encostada à parede.

Como usar escadas na decoração - Escadas na decoração da cozinhas e banheiros

Escadas na decoração de salas e quartos

Talvez seja nas salas e quartos onde as escadas podem ganhar mais versatilidade na decoração. Mais uma vez, podem servir como prateleiras para os mais diversos objetos. No quarto pode receber livros, caixas e outros objetos e mesmo ganhar a função de sapateiro. Da mesma forma, ao integrar a decoração da sala, sendo que nesse caso, além de ficar aberta em pé, a escada com modelo simples pode ser fixada junto à parede, assim, livros podem ser colocados entre os degraus.

No quarto a escada também pode ser usada de maneira diferente, como um cabideiro, assim, basta ficar uma das suas laterais fixada na parede e deixar os degraus na horizontal, onde podem ser colocados os cabides com as roupas. No quarto, uma escada pequena pode servir ainda como criado mudo.

Na sala, a escada pode servir também como porta quadros, assim, cada degrau recebe um quadro suspenso ou funciona como revisteira e, da mesma forma, cada degrau recebe uma revista, que pode ficar aberta sobre ele. Já para uma estante bem grande na sala, é possível juntar duas escadas, sendo que ambas ficam abertas, uma de cada lado e entre elas são atravessadas tiras de maneiras para fazer os níveis.

Outra dica é fazer o mesmo, mas com as escadas de ponta cabeça, formando um V e fixá-las na parede e também passar tiras de madeiras entre elas para fazer as prateleiras. Por fim, a escada na sala pode ser transformada em árvore de Natal nas festas de final de ano, bastante decorá-la com os mesmos enfeites que seriam usados na árvore tradicional.

Como usar escadas na decoração - Escadas na decoração de salas e quartos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar escadas na decoração, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como usar escadas na decoração

Como usar escadas na decoração
1 de 4
Como usar escadas na decoração

Voltar ao topo da página