Como usar o amido de milho

Como usar o amido de milho

O amido de milho, mais conhecido como maisena, é um produto cuja popularidade se encontra em seus usos culinários, principalmente para celíacos. Não obstante, os seus usos vão além da cozinha, deixando à nossa disposição uma variedade de opções que permitem resolver pequenas situações quotidianas que se convertem em grandes problemas. Como dizem: mais vale ter manha do que força e, às vezes, esta substância pode ser uma aliada infalível para acabar com muitos problemas. Por isso, em umComo vamos explicar como usar o amido de milho.

Passos a seguir:
1

O amido de milho na cozinha serve para elaborar pães, cereais e massas. A vantagem deste produto é que o seu consumo é permitido por parte das pessoas intolerantes ao glúten. É uma boa forma de fazer dieta, pois um baixo consumo de alimentos elaborados com maisena permitem saciar com facilidade e durante um tempo prolongado. Além disso, é rico em fibra, que foi demonstrado que contribui para reduzir o peso corporal e combater a ansiedade pela sensação de fome. Do mesmo modo, a fibra ajuda a melhorar o trânsito intestinal e a acabar com a prisão de ventre.

2

Apesar dos usos da maisena na cozinha e como produto para emagrecer, pode ser usada para uma grande quantidade de situações que vamos explicar de seguida.

Em primeiro lugar, os usos do amido de milho podem ser para limpar diferentes materiais de superfícies de casa:

  • Tirar manchas de óleo. No caso do óleo ter machado o tapete ou outras superfícies com materiais como o couro, usar amido de milho permitirá acabar com as manchas. Você só tem que embeber as manchas de óleo com o amido de milho e esperar todo a noite até que faça efeito. No dia seguinte, deve esfregar com uma escova a superfície com o amido de milho para que a mancha desapareça.
  • Móveis e superfícies de madeira. No caso das madeiras do chão fazerem barulho por causa da idade, espalhar amido de milho pela superfície tentando que entre nas separações fará com que deixe de fazer ruído. Além disso, outro uso deste produto, é o de tirar a cera dos móveis de madeira. Para isso, depois de pulverizar os nossos móveis com cera, adicione um pouco de amido de milho para um acabamento perfeito.
  • Limpar janelas. Uma boa forma de acabar com a sujeira dos vidros é limpando as janelas com uma mistura de amido de milho e suco de um limão, junto com um pouco de vinagre e água. Depois, introduzimos o conteúdo em um recipiente com spray e pulverizamos nas janelas. Verá como o amido de milho deixa as suas janelas impecáveis.
  • Deixar a prata brilhante. Podemos dispor de diferentes objetos de prata que com o tempo perderam o seu brilho. Usar o amido de milho com um pouco de água é uma boa opção para voltar a recuperar o brilho inicial. Devemos colocar o amido de milho nos objetos e esperar que sequem. Depois limpe com um pano seco.
3

Outro uso que podemos fazer do amido de milho é tirar as manchas de sangue da roupa, algo que às vezes pode ser verdadeiramente difícil. Para isso, misturamos amido de milho com água até que obtenhamos uma pasta. Passamos nas manchas da roupa e esfregamos um pouco. Depois esperamos até que a mancha seque e limpamos os restos com uma escova. Do mesmo modo, podemos usar o amido de milho para limpar manchas de gordura da roupa. Como podemos ver, as manchas na roupa são um problema, mas algumas são de maior dificuldade para poder extrair, como as manchas de tinta. Para poder fazer isso, só devemos misturar amido de milho com leite, aplicar sobre a mancha e esperar algumas horas até que seque. Depois, seguimos o mesmo passo das manchas anteriores, utilizando uma escova para tirar os restos de amido de milho e deixar a roupa impecável.

4

O amido de milho também pode ser utilizado para tratar alguns problemas relacionados com a pele e o cabelo. No caso de sofrer de pé de atleta, aqueles fungos que aparecem nos pés fazendo com que eles rachem, usar amido de milho impedirá que isso aconteça, além de prevenir o ardor. Outro uso que podemos dar a este produto é o de desodorante de pés, introduzindo um pouco no interior dos sapatos. No caso dos seus sapatos cheirarem mal, deixá-los em repouso durante toda a noite com um pouco de amido de milho permitirá que se livre do cheiro ruim. No caso de ter a pele queimada pelo sol, usar amido de milho permitirá aliviar a dor e ardor da zona afetada. Para isso, deve fazer uma pasta de água e amido de milho e deixar atuar sobre a pele danificada. Além disso, misturar uma colher de sopa de amido de milho, uma colher de sopa de glicerina e uma xícara de água permite obter um excelente produto de limpeza facial. Devemos aplicar no rosto por uns 30 minutos e depois limpar com água. Usar amido de milho também é eficaz para acabar com o suor excessivo. Só tem que misturar o produto com água e aplicar na zona afetada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o amido de milho, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.