Como usar um bidê

Como usar um bidê

Provavelmente já reparou que em alguns banheiros tem uma coisa ao lado do vaso sanitário, com uma torneira e dois manípulos de controlar a água, igual ao lava mãos. Esse objeto se chama bidê e é bastante utilizado por essa Europa fora além de alguns países do Médio Oriente assim como o Japão. O bidê serve para higienizar as zonas baixas como a genitália e o bumbum após termos ido no vaso sanitário. Ele pode ser usado juntamente com o papel higiênico ou simplesmente ir direto ao bidê após terminar o serviço. Nesse artigo do umComo explicamos como usar um bidê.

O bidê independente

O modelo mais comum do bidê é o independente, aquele que fica ao lado do vaso sanitário. É preciso lembrar que o bidê atual segue o mesmo modelo daquele que surgiu na Europa no século XVIII. Para quem não sabe o bidê serve para lavar e limpar a genitália e o bumbum depois de termos efetuado o serviço no vaso sanitário, mas como utilizar? Bem simples, o ideal será primeiro controlar a saída e temperatura da água da torneira. Tenha cuidado pois o jato de água pode ser intenso e acabar queimando a pele. Depois de ter controlado a água é altura de sentar. Normalmente quem vai lavar a zona genital senta de frente para poder ver a água e utiliza as mãos para limpar tudo. Há quem prefira estar de costas e deixar o jato atuar sobre o bumbum ajudando com a mão para que fique tudo bem limpinho. Se você não é um utilizador regular do bidê o melhor será mesmo utilizar ele como complemento de limpeza do papel higiênico. Dessa forma é quase certo que tudo fica bem tratado. Além do mais, geralmente ao lado do bidê tem uma pequena toalha para secar as mãos e a zona lavada.

Após lavagem, lave sempre as mãos no lava mãos e deixe o bidê limpo para a próxima vez e assim não acumula sujidade. Se utiliza o bidê para lavar as partes mencionadas por favor não utilize ele para dar banho no bebê, porque pode acabar contaminado com as bactérias das suas fezes. Se nunca utilizou o bidê então sim pode dar banho no bebê mas apenas utilize para isso.

O bidê também pode ser utilizado para lavar os pés, e para as pessoas mais idosas e com maiores dificuldades motoras acaba por servir como uma forma de se lavarem sem terem de subir para o chuveiro ou a banheira.

O bidê incorporado

Bem o bidê incorporado não é bidê. É um vaso sanitário com funções de bidê, e foi uma ideia que surgiu no Japão e tem sido difundida até hoje, sendo que muitos hotéis de luxo já têm esse tipo de vaso sanitário com bidê incorporado. Basicamente esse vaso sanitário após ser utilizado para fazer o serviço tem uns botões num comando de lado que ativam um pequeno jato de água que vai surgir bem por baixo do nosso bumbum e zona genital. Esse jato de água vai lavar o que tem a lavar e depois é só apertar de novo o botão pra parar o sistema. Seque com o papel higiênico e pode seguir com a sua vida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um bidê, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.