Como usar um forno de convecção

Como usar um forno de convecção

Se tem um forno de convecção mas não sabe muito bem como utilizar, saiba que ele possui várias diferenças em relação ao forno tradicional. Por exemplo, o forno tradicional cozinha os pratos de baixo para cima, pois possui aquecedores situados tanto na parte superior como na inferior, isso faz com que algumas zonas fiquem frias e outras quentes. No entanto, no forno de convecção isso não acontece, pois ele conta também com ventiladores que permitem uma circulação constante do ar quente, que mantém o alimento bem cozinhado de forma equilibrada. O umComo esclarece todas as suas dúvidas neste artigo sobre como usar um forno de convecção.

Passos a seguir:
1

Os fornos de convecção contam com um pequeno ventilador cuja função é repartir o calor em partes iguais no interior do eletrodoméstico, para que a comida esquente de forma homogênea. Desta forma, evita-se que algumas partes do alimento se queimem. No entanto, ao introduzir diversas bandejas, certifique-se de que há uma distância de 2,5 cm entre cada uma delas, assim como em relação às paredes do eletrodoméstico para facilitar uma circulação apropriada do ar.

2

Além disso, com este sistema acelera-se o cozimento, trabalhando 20% mais rápido do que nos restantes fornos, apesar de não ser obrigatório ligar o ventilador, visto que o cozinheiro também pode optar por assar de forma convencional sem ativar esta função.

Portanto, lembre-se que tanto os tempos como as temperaturas de cozimento dos alimentos devem ser inferiores no forno de convecção em comparação com os que utilizaria em um forno tradicional. Quando começar a cozinhar com este forno diminua em 20 ou 25ºC a temperatura indicada nas receitas ou instruções de cozimento das embalagens dos alimentos, reduza também em um terço o tempo de cozimento recomendado. Por exemplo, se na receita indicarem que deve cozinhar a 150ºC por 30 minutos, substitua estes números por 130ºC por 20 minutos.

3

Os alimentos mais recomendáveis ao cozinhar com um forno de convecção são a carne e os biscoitos. Isto porque este eletrodoméstico cozinha de uma forma mais seca que o forno tradicional. Por exemplo, a carne pode ser mais bem assada em um forno de convecção, obtendo uma camada crocante e um interior úmido. Em relação às bolachas elas ficam mais douradas e os bolos ficam com uma textura suave. No entanto, os resultados em bolos não são tão adequados devido a este calor seco que o forno de convecção desprende, podendo ficar com um aspecto meio úmido.

4

Quanto às formas recomendadas para os fornos de convecção, utilize bandejas sem bordas nem isolamento para fazer bolachas e forre com papel manteiga. Recorra ainda às bandejas para forno com as bordas baixas, para que o ar chegue até ao alimento.

Para não bloquear o correto fluxo de ar durante o cozimento não tente tampar a comida de jeito nenhum, nem com uma tampa nem com papel de alumínio. Por último, não esqueça de olhar a comida de vez em quando, preferivelmente após três quartas partes do tempo total de cozimento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um forno de convecção, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.