Como usar um forno elétrico

Como usar um forno elétrico

Você tem um forno elétrico mas não sabe como o usar? Algumas das vantagens deste aparelho, mais pequeno que um forno tradicional, são que pode pré-aquecer rapidamente e atingir uma temperatura de 260ºC. Além disso, este forno é mais econômico que um convencional, podendo economizar até metade do dinheiro. Por outro lado, este tipo de forno retém o calor gerado em seu interior; ele não escapa tomando conta da cozinha nem passando para outros cômodos. Para assar corretamente, neste artigo de umComo ensinamos-lhe como usar um forno elétrico.

Passos a seguir:
1

Primeiro, escolha o alimento que vai preparar e preste atenção às instruções de preparação. Se estiver indicado que deve pré-aquecer o forno antes de cozinhar, ligue simplesmente o eletrodoméstico à temperatura recomendada pela receita. Por outro lado, caso não seja recomendado o contrário, certifique-se de selecionar a grade central do seu forno para obter um cozimento equilibrado.

2

Se o seu forno elétrico tiver um temporizador, selecione o tempo recomendado na receita. Quando se indica um tempo variável, ou seja, um mínimo e um máximo de minutos, o apropriado é escolher o tempo mínimo para evitar que o prato queime. Desta forma, terá depois a opção de continuar esquentando se ainda não estiver pronto. Por outro lado, se o alimento queimasse seria mais complicado de reverter. O melhor é prevenir!

3

À medida que vai assando, dê uma olhada no forno para comprovar que a sua receita está sendo preparada normalmente. Para isso, olhe através da porta do forno elétrico ou abra-a levemente e, com cuidado, olhe em seu interior. Se notar que o prato está assando muito rápido, diminua a temperatura para entre 10 e 25 graus.

4

Por último, quando o temporizador indicar que o tempo terminou ou quando o aspecto de seu prato parecer pronto, abra a porta completamente e, com a ajuda de umas luvas de cozinha, retire o alimento do forno. Depois apague o forno e feche a porta. Se achar que ainda faltam alguns minutos para poder consumir em ótimas condições, mantenha-o por mais um momento no eletrodoméstico mas preste atenção para ver o seu progresso de perto.

5

Em relação a cozinhar um bolo em um forno elétrico, recomendamos que se guie pelas seguintes recomendações para garantir que está pronto e que pode ser retirado do eletrodoméstico:

  • Se o bolo tiver um aspecto dourado;
  • Se ao tocar nele queimar um pouco;
  • Se ao espetar com um palito na zona central, ele sair limpo.
6

É importante que considere os seguintes cuidados do forno elétrico para mantê-lo sempre em perfeitas condições:

  • Em relação aos materiais que pode introduzir para cozinhar de forma segura, recomenda-se usar as bandejas que acompanham o eletrodoméstico, assim como bandejas esmaltadas ou lacadas e de cor escura.
  • Quanto à manutenção, também é importante evitar que as bandejas estejam bem perto ou toquem na fonte de calor interior. Além disso, elas devem ser situadas o mais centradas possível para que o calor se reparta de forma equilibrada pelo alimento.
  • Outra sugestão para o uso correto de um forno elétrico é situá-lo em um cômodo que não tenha uma ventilação muito fria, para não abusar do consumo elétrico, pois a temperatura do exterior pode influenciar na do próprio forno.
  • Em relação aos métodos de limpeza, esqueça os detergentes e esponjas de aço para não danificar o seu eletrodoméstico; é melhor optar por panos úmidos com limão ou vinagre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um forno elétrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Desligue o forno elétrico 10 minutos antes do tempo indicado para a receita, pois assim aproveitará seu calor interior evitando gastar energia desnecessária.
  • Quando acabar de cozinhar, abra a porta levemente e deixe-a entreaberta por alguns minutos para que o aparelho esfrie por dentro.
  • Para reduzir o consumo energético, descongele os alimentos antes de colocar no forno.