Dicas para deixar as gavetas cheirosas

Dicas para deixar as gavetas cheirosas

Os espaços fechados são lugares desagradáveis para o olfato. A falta de ventilação, a umidade acumulada ou outro tipo de cheiros ficam na madeira ou outros materiais que formam as nossas gavetas. Sejam as gavetas da cozinha, do quarto, do banheiro ou da sala, em todos os casos é bom, de vez em quando, fazer uma boa limpeza e ventilar um pouco se não quisermos ter medo de as abrir. Desde aromatizadores a conselhos de limpeza, neste artigo do umCOMO ensinamos quais são as melhores dicas para deixar as gavetas cheirosas e para que o seu conteúdo se mantenha em perfeito estado. Continue lendo para saber mais!

Evite e lute contra a umidade

Como referimos antes, a umidade é uma das principais causas de mau cheiro nas gavetas e armários, ou em qualquer outro tipo de espaço fechado e com pouca ventilação. Um conselho para evitar a umidade nas gavetas de roupa é não guardar a roupa, lençóis ou toalhas nas gavetas e armários quando ainda não estiverem 100% secos, pois a umidade dos objetos molhados pode fomentar o aparecimento de mofo nas gavetas, principalmente nas de madeira. Também é conveniente deixar um pouco de separação entre as roupas, assim o pouco ar das gavetas poderá circular à vontade.

Outro conselho é ventilar as gavetas de vez em quando, você pode manter as suas gavetas abertas (da cozinha, dos armários, dos móveis da sala, etc.) durante pelo menos 30 segundos cada vez que abrir para pegar ou guardar alguma roupa, talheres, etc.

Por último, pode usar algum giz como solução contra a umidade. Colocando várias gizes no interior das gavetas você garante que absorvem bem a umidade em vez das suas roupas ou outros objetos de suas gavetas. Os gizes também absorverão alguns cheiros, mas lembre-se de trocar pelo menos uma vez por mês. E se você quiser, evitar também cheiros fortes como o cheiro dos sapatos usados, é melhor colocar pedaços de carvão vegetal.

No seguinte artigo damos mais conselhos sobre como evitar a umidade nos armários.

Mantenha as gavetas limpas e frescas

Não todos os dias como é lógico, mas pelo menos uma vez por mês suas gavetas e armários agradecerão uma limpeza profunda. No umCOMO damos algumas dicas sobre como limpar os armários, mas também os melhores truques para limpar gavetas:

  • Use vinagre branco. Apesar do seu intenso cheiro, o vinagre branco elimina os cheiros dos móveis, principalmente os de madeira. Molhe um pano com vinagre e limpe as gavetas com ele. Não se preocupe, o cheiro forte do vinagre desaparecerá em pouco tempo levando com ele possíveis cheiros das gavetas. Além disso, se as gavetas de madeira tiverem mofo, o vinagre branco também o eliminará.
  • Carvão ativado. Este é um produto de uso comum para os filtros dos aquários, por exemplo. Assim como faz um ótimo trabalho nos nossos aquários, também funciona nas nossas gavetas. Coloque carvão ativado em algum recipiente que caiba nas gavetas e faça buracos na tampa. Deixe o recipiente na gaveta e espere 24 horas. Após esse tempo, o carvão terá absorvido os cheiros.
  • Bicarbonato de sódio. Algumas pessoas lutam contra os cheiros das gavetas espalhando bicarbonato de sódio diretamente no fundo das gavetas, mas esta técnica não é muito limpa. Aconselhamos que encha um pé de meia com este produto e coloque dentro das gavetas. Depois deixe por um dia. No dia seguinte, os maus cheiros terão desaparecido.

Lembre-se que antes de limpar as gavetas deve certificar-se que a causa do mau cheiro não é de algum objeto no seu interior. Nos armários da cozinha, principalmente nos de madeira, é fácil que alimentos como alhos ou cebolas tenham deixado o seu cheiro incorporado nas gavetas, apesar de já não se encontrarem lá.

Aromatizadores caseiros

Podemos usar os aromatizadores comerciais, desses que se vendem nas lojas, para conseguir que as gavetas cheirem bem, mas para os fãs dos objetos caseiros e do artesanato, vamos explicar de seguida algumas formas de fazer aromatizadores caseiros para gavetas.

Em primeiro lugar, propomos fazer aromatizadores de saquinho, que são feitos em três simples passos e que pode usar em todos os lugares que quiser, mas devido ao seu tamanho são perfeitos para gavetas:

  1. Faça um saquinho pequeno com um pedaço de tecido ou retalho.
  2. Encha o saquinho com especiarias que cheirem bem. Existem dezenas de possibilidades: pétalas de flores, canela, pedras aromáticas, grãos de café, cascas de cítricos como a laranja ou o limão, folhas secas, pode fazer a combinação que quiser.
  3. Feche tudo com barbante ou linha e coloque na gaveta.

Outra opção rápida é colocar dentro das gavetas sabonetes enrolados em saquinhos de tecido. Este é um método bem mais simples, mas menos criativo.

Além disso, pode ser que esteja interessado nas diversas opções que mostramos no artigo aromatizadores caseiros para armários.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para deixar as gavetas cheirosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.