Dicas para limpar o tapete

Dicas para limpar o tapete
Imagem: mprugs.com

A limpeza de tapetes é uma tarefa que muitas vezes acaba por ser entediante e complicada, especialmente quando não sabemos que produtos usar. Desde retirar manchas até eliminar maus cheiros são algumas das ações que devemos realizar com o tapete de qualquer casa. Com este artigo de umComo.com.br queremos facilitar-lhe a tarefa e oferecemos algumas dicas para limpar o tapete.

Limpar com sal

Uma dica perfeita para limpar e desinfetar o tapete é usar sal: você deverá jogar uma camada de sal sobre toda a superfície do tapete e depois enrolá-lo. Será necessário mantê-lo assim durante várias horas e depois desenroscá-lo e passar o aspirador para tirar os restos de sal.

Retirar manchas

Para tirar as manchas dos tapetes, antes que elas sequem você deverá aplicar água com bicarbonato, água oxigenada ou simplesmente água com gás. Deixe atuar e seque com um pano seco ou papel de cozinha absorvente, sem esfregar. Também será muito importante limpar as manchas no tapete da borda para dentro para evitar que fique maior.

Detergente e vinagre

Por outro lado, outra dica para limpar tapetes será especialmente útil para tirare manchas de alimentos (fruta, café, vinho, etc.). Consiste em misturar água morna com detergente neutro e vinagre, mistura que aplicaremos sobre a mancha do tapete com a ajuda de uma esponja. Passados uns minutos, limpe a zona com um pano e deixe secar.

Este é um truque caseiro que resultará muito econômico mas ao mesmo tempo muito útil para limpar tapetes e carpetes em casa.

Tirar cheiros

Além de realizar uma limpeza a fundo do tapete, também costuma ser necessário eliminar os maus cheiros que estes adquirem. Para isso, sugerimos um truque simples para você: pulverize o tapete com bicarbonato e deixe-o atuar pelo menos 4 horas e depois retire-o com a ajuda do aspirador.

O bicarbonato é um produto com muitos usos na limpeza de casa, já que se torna muito prático e ao mesmo tempo eficaz para eliminar cheiros, manchas, sujeira, etc. Você pode ver aqui mais usos do bicarbonato de sódio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para limpar o tapete, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.