Limpeza de madeira

Dicas para limpar um piso laminado

Dicas para limpar um piso laminado

O piso laminado é uma alternativa cada vez mais comum em casas, pois oferece um resultado elegante e bonito a um baixo custo. No entanto, há um ponto fundamental a ser considerado quando colocamos este tipo de piso, pois ele precisa de cuidados especiais para garantir a sua correta manutenção e durabilidade, sendo a limpeza um aspecto destacado. Em umComo.com.br vamos dar dicas para limpar um piso laminado para que o mesmo esteja perfeito dia após dia.

Também lhe pode interessar: Como limpar piso encardido

Índice

  1. Limpar um piso laminado com água
  2. Limpar um piso laminado diariamente
  3. Limpar manchas de um piso laminado

Limpar um piso laminado com água

A primeira coisa que se deve ter muito clara é que um piso laminado não pode ser limpo com frequência com água, pois trata-se de um tipo de material que requer a menor quantidade de umidade possível para estar em bom estado.

Por isso, é recomendável limpá-lo com a esfregona, água quente e um detergente especial para piso de madeira a cada 15 dias. Deve utilizar uma esfregona especial para pisos de madeira que seja de preferência de microfibra, além disso, a limpeza deve ser realizada com a esfregona muito bem escorrida, sem pingar, caso contrário corre-se o risco do seu piso laminado se danificar com o passar do tempo.

Ao limpar com água siga sempre a mesma direção e lembre-se da importância de usar um pano perfeitamente escorrido.

Dicas para limpar um piso laminado - Limpar um piso laminado com água

Limpar um piso laminado diariamente

Para limpar um piso laminado de diariamente será importante retirar com frequência o pó e a sujeira que se acumula. Para isso, a melhor alternativa é usar um aspirador de pó ou esfregão que ajude a recolher as bolas de poeira, os cabelos e outros resíduos que possam sujar, arranhar e danificar o piso laminado. Dependendo da quantidade de habitantes em sua casa e de fatores como o vento, o uso do aquecimento, entre outros, a periodicidade de aspirar ou usar o esfregão pode ir de 1 vez por semana até 1 vez a cada 2 dias.

Se optar por aspirar preste atenção na dureza da escova e nas rodas do aparelho. A escova do aspirador deve ser suave, do mesmo modo que as rodas devem estar livres de sujeira ou pedras, caso contrário ao arrastar o aspirador poderá arranhar acidentalmente o piso.

Veja também: Como limpar piso laminado com vinagre e outras 8 maneiras

Dicas para limpar um piso laminado - Limpar um piso laminado diariamente

Limpar manchas de um piso laminado

Uma vez que já saibamos a forma de limpar um piso laminado, é importante saber como eliminar manchas pontuais neste tipo de piso sem danificar o material. Em umComo.com.br vamos lhe ensinar vários truques dependendo do tipo de mancha:

  • Arranhões de saltos ou móveis: você pode eliminar a marca usando uma borracha, lembre-se que convém proteger as pernas dos móveis para não fazerem arranhões em seu piso laminado.
  • Manchas de gordura, tinta ou cera: limpe aplicando álcool ou acetona com um pano de microfibra na área afetada, depois seque bem.
  • Manchas de vinho ou sujeira comum: limpe aplicando com um pano de microfibra água e sabão especial para pisos laminados, depois deixe secar bem.
  • Manchas de sangue: aplique um produto de limpeza de vidros e depois esfregue com um pano de microfibra. Lembre-se de secar depois.

Se gostou deste artigo aproveite e confira também as nossas dicas para limpar óleo do piso e para limpar ferrugem do piso.

Dicas para limpar um piso laminado - Limpar manchas de um piso laminado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para limpar um piso laminado, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Vera
bom dia meu piso laminado perdeu o brilho,após ler este artigo li que a limpeza foi incorreta tem como recuperar?Aguardo retorno.
1 de 4
Dicas para limpar um piso laminado