Dicas para limpar um piso laminado

Dicas para limpar um piso laminado

O piso laminado é uma alternativa cada vez mais comum em casas, pois oferece um resultado elegante e bonito a um baixo custo. No entanto, há um ponto fundamental a ser considerado quando colocamos este tipo de piso, pois ele precisa de cuidados especiais para garantir a sua correta manutenção e durabilidade, sendo a limpeza um aspecto destacado. Em umComo.com.br vamos dar dicas para limpar um piso laminado para que o mesmo esteja perfeito dia após dia.

Limpar um piso laminado com água

A primeira coisa que se deve ter muito clara é que um piso laminado não pode ser limpo com frequência com água, pois trata-se de um tipo de material que requer a menor quantidade de umidade possível para estar em bom estado.

Por isso, é recomendável limpá-lo com a esfregona, água quente e um detergente especial para piso de madeira a cada 15 dias. Deve utilizar uma esfregona especial para pisos de madeira que seja de preferência de microfibra, além disso, a limpeza deve ser realizada com a esfregona muito bem escorrida, sem pingar, caso contrário corre-se o risco do seu piso laminado se danificar com o passar do tempo.

Ao limpar com água siga sempre a mesma direção e lembre-se da importância de usar um pano perfeitamente escorrido.

Limpar um piso laminado diariamente

Para limpar um piso laminado de diariamente será importante retirar com frequência o pó e a sujeira que se acumula. Para isso, a melhor alternativa é usar um aspirador de pó ou esfregão que ajude a recolher as bolas de poeira, os cabelos e outros resíduos que possam sujar, arranhar e danificar o piso laminado. Dependendo da quantidade de habitantes em sua casa e de fatores como o vento, o uso do aquecimento, entre outros, a periodicidade de aspirar ou usar o esfregão pode ir de 1 vez por semana até 1 vez a cada 2 dias.

Se optar por aspirar preste atenção na dureza da escova e nas rodas do aparelho. A escova do aspirador deve ser suave, do mesmo modo que as rodas devem estar livres de sujeira ou pedras, caso contrário ao arrastar o aspirador poderá arranhar acidentalmente o piso.

Veja também: Como limpar piso laminado com vinagre e outras 8 maneiras

Limpar manchas de um piso laminado

Uma vez que já saibamos a forma de limpar um piso laminado, é importante saber como eliminar manchas pontuais neste tipo de piso sem danificar o material. Em umComo.com.br vamos lhe ensinar vários truques dependendo do tipo de mancha:

  • Arranhões de saltos ou móveis: você pode eliminar a marca usando uma borracha, lembre-se que convém proteger as pernas dos móveis para não fazerem arranhões em seu piso laminado.
  • Manchas de gordura, tinta ou cera: limpe aplicando álcool ou acetona com um pano de microfibra na área afetada, depois seque bem.
  • Manchas de vinho ou sujeira comum: limpe aplicando com um pano de microfibra água e sabão especial para pisos laminados, depois deixe secar bem.
  • Manchas de sangue: aplique um produto de limpeza de vidros e depois esfregue com um pano de microfibra. Lembre-se de secar depois.

Se gostou deste artigo aproveite e confira também as nossas dicas para limpar óleo do piso e para limpar ferrugem do piso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para limpar um piso laminado, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.