Partilhar

Dicas para o cultivo de uma planta

Dicas para o cultivo de uma planta

As plantas converteram-se em mais um elemento decorativo de muitas casas, sendo ótimas especialmente para dar um toque verde ou colorido a terraços, jardins, pátios, etc. Se você também quer incorporá-las em algum dos ambientes ou espaços da sua casa e, além disso quer plantá-las você mesmo, deve ter em conta algumas recomendações, já que de uma plantação adequada e correta fará com que cresça de forma saudável e evitará que morra de forma precoce. De seguida, em umComo vamos dar-lhe algumas dicas para o cultivo de uma planta, não perca!

Também lhe pode interessar: Como plantar mamona

Conselhos para limpar os vasos

Comece com um vaso limpo, de preferência esterilizado, para cultivar uma planta com sucesso. Todos aqueles organismos que são nocivos para as plantas podem ser eliminados colocando uma pilha de vasos sob uma torneira de água quente. Deixe correr a água lentamente sobre o vaso superior durante cinco minutos e pronto!

Outra opção é esta solução rápida para a limpeza dos vasos: misture em partes iguais água e vinagre branco e aplique no vaso; é um método que funciona bem tanto em embalagens de plástico quanto de barro.

Preparação para cultivar a planta

Ao plantar, coloque um pedaço de argila sobre o buraco no fundo do vaso e cubra com um punhado de terra, ainda que se possa usar algumas pedras ao invés de argila. A ideia é permitir a drenagem da água (ao invés de a deixar presa no vaso), sem perder terra, e colocando um pedaço de argila quebrada ou algumas pedras será possível uma filtragem adequada.

Como cultivar a planta

Mantenha a planta no vaso com a coroa bem embaixo da borda e espalhe as suas raízes de forma uniforme.

Em botânica, a coroa da planta é mesmo onde o talo se une com as raízes. A maioria das plantas são semeadas com a coroa no nível do solo. Enterrar a coroa mais baixo que o nível do solo pode conduzir com frequência à putrefação e à eventual morte da planta.

Em seguida, encha o vaso com terra aos poucos e aplaine-a sem comprimir nem apertar demais. O nível final do solo deve ser de pelo menos 2 centímetros abaixo da borda do vaso para permitir a fácil irrigação. Se você tem a sua própria terra orgânica para vasos, pode misturá-la.

Dicas para o cultivo de uma planta - Como cultivar a planta

Transplantar as plantas

Durante o transplante de plantas, tire tanta terra velha quanto possível das raízes, sobretudo na parte superior, alterando as raízes o menos possível. Utilize um vaso de tamanho proporcional à planta, pois as plantas devem ser deslocadas para vasos grandes à medida que crescem. No nosso artigo poderá ver como transplantar plantas de interior, passo a passo.

Sobre a escolha do vaso

Na hora de escolher o vaso adequado, deve saber que, por um lado, os vasos de barro proporcionam as condições ideais para o crescimento das plantas, pois são porosos, proporcionam uma circulação de ar necessária para as raízes e têm buracos de drenagem no fundo, o que torna menos provável o excesso de água.

Por outro lado, os vasos de plástico são leves e fáceis de trabalhar, mas como em recipientes de metal ou de cerâmica, a água se evapora aos poucos, assim você tem que ter cuidado de não se exceder com a água.

Se a drenagem não estiver prevista, a água pode se acumular no fundo do recipiente, o que poderia provocar o apodrecimento das raízes e emitir gases tóxicos para a planta. Veja mais dicas para escolher o vaso adequado para as suas plantas, no nosso artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para o cultivo de uma planta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Dicas para o cultivo de uma planta

2 comentários
A sua avaliação:
Edgar
Excelentes artículos, gracias por compartir su valioso conocimiento
liliane,
oi eu teno um galho,de mangericao plantado,mais, demoa,muito, d pega,, u fazer

Dicas para o cultivo de uma planta
1 de 2
Dicas para o cultivo de uma planta

Voltar ao topo da página