Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável

Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável

Muitas vezes nos deparamos com a necessidade de renovar uma ou outra estrutura de metal em casa. E ficamos na dúvida se comprar aço galvanizado ou aço inoxidável. Pois bem existem algumas diferenças entre eles os dois. O umComo juntou para você quais as diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável para esclarecer suas dúvidas.

Aço Galvanizado e Aço Inoxidável

Primeiramente vamos saber o que é cada um dos tipos de aço. Ambos são utilizados em construção e noutras áreas mas com diferentes aplicabilidades.

O aço galvanizado passa por um processo chamado galvanização, daí o seu nome, nesse processo o aço é revestido com uma camada de zinco bem fina, que vai impedir a corrosão. Esse zinco é aplicado de duas maneiras, através de um banho de imersão quente, ou utilizando a eletrogalvanização.

O aço inoxidável é feito recorrendo a uma mistura do aço líquido com uma solução no mínimo 10% de cromo. Sendo depois pressionado e moldado e passando por um tratamento chamado decapagem para que sejam retiradas as impurezas do material. Além da passivação responsável pela formação de uma camada não corrosiva.

Utilizações do aço galvanizado e do aço inoxidável

Uma das grandes diferenças entre o aço galvanizado e o aço inoxidável é a sua utilização.

O galvanizado é utilizado maioritariamente na parte estrutural da construção das casas, como pregos, porcas e parafusos. Também é igualmente utilizado para fazer cercas ornamentadas. Sendo preferível a sua utilização ao ferro por conta de ser muito resistente à ferrugem. Além da construção também é utilizado na fabricação e estruturação de veículos pesados e outros automóveis comerciais. Devido à sua resistência à corrosão é também utilizado nas máquinas de lavar a roupa e louça, entre outros eletrodomésticos que possam apanhar água.

Quanto ao aço inoxidável é principalmente utilizado na construção de grandes edifícios. A sua composição é bastante robusta e resistente à ferrugem. É utilizado para fabricar tubos de construção bem como canos. Além da sua utilização na maior parte de ferramentas, lâminas e equipamentos, também é usado na maioria dos talheres, e é o ideal para colocar em locais com bastante umidade e salgados. Confira também as nossas dicas para pintar o aço inoxidável.

Quando não utilizar

O aço galvanizado é uma boa opção para muitas aplicações no entanto, e embora ele seja resistente à água e aos seus efeitos corrosivos, se ele sofrer exposição à água salgada a camada de zinco desaparece e o resultado é um material oxidado. Se for fazer uma cerca de cedro também não deve usar pregos de aço galvanizado, vão criar uma reação em que a madeira fica com manchas negras.

No caso do aço inoxidável a exposição ao cloro destruirá a camada de óxido existente que estava protegendo o aço. Além de que nunca se deve colocar duas peças juntas visto que o atrito pode romper essa mesma camada de óxido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.